Últimas notícias

Fique informado

Blockchain e Certificado Digital: como podem se complementar? – Ouça

17 de fevereiro de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contrata empresa para dar curso de Blockchain

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contratou a empresa Lacuna Software para oferecer curso de treinamento em Blockchain Hyperledger Fabric.

11 de fevereiro de 2020

Rede Blockchain perdeu cerca de US $ 4,5 bilhões em crimes de criptografia em 2019

Os hackers sempre têm como alvo os dispositivos do usuário final para roubar dados e comprometer suas carteiras de criptomoedas.

10 de fevereiro de 2020

Muito embora estas sejam tecnologias que nasceram com objetivos diferentes e, para alguns, até opostos, a utilização de Blockchain e Certificado Digital de forma conjunta é uma iniciativa que tem ganhado contornos na atualidade

Por Soluti

Na prática, a ideia é empregar esses conceitos de forma complementar, aproveitando melhor as potencialidades e benefícios de cada uma delas em favor do usuário e da qualificação de diferentes serviços.

Entretanto, por se tratar de uma iniciativa recente e ainda bastante incipiente no mercado, pouco se sabe a respeito de como o Blockchain e Certificado Digital podem se complementar. Assim, dada a importância e atualidade desse tema, preparamos este artigo para deixar você mais bem informado sobre o uso conjunto dessas duas importantes tecnologias. Acompanhe!

Como funciona o Blockchain?

Antes de adentrarmos na discussão sobre o uso conjunto do Blockchain e do Certificado Digital, é interessante que você compreenda melhor cada um desses conceitos e o seu funcionamento. Assim, é possível entender o Blockchain comparando-o com um grande banco de dados. No entanto, não se trata de um banco de dados tradicional, centralizado e administrado por uma empresa, que é a única capaz de escrever e mudar as informações contidas nesse banco de dados.

O Blockchain é uma base de dados descentralizada, na qual existem milhares de pessoas inserindo informações (desde que sigam algumas regras e parâmetros) e milhares de pessoas acessando e verificando se essas informações que foram escritas estão adequadas, de acordo com as regras estabelecidas para a rede.

O Blockchain dispõe de uma série de protocolos para que se possa enviar e validar transações. Ele é o método ideal para situações em que é necessário ter um registro histórico de todas as transações de uma rede.

Esse, inclusive, é um dos motivos dessa tecnologia ser utilizada pelos sistemas de criptomoedas. A partir do Blockchain, é possível conhecer o saldo histórico das transações, aumentando a rastreabilidade de cada moeda, identificando, por exemplo, sua origem e todas as pessoas pelas quais ela passou até chegar no seu estado atual.

A vantagem é que a autenticidade e regularidade de uma transação feita no Blockchain não é atestada apenas por uma pessoa ou entidade. Na realidade, todos os participantes da rede têm uma cópia do histórico de transações completo e podem fazer essa verificação.

E como seria o funcionamento do Certificado Digital?

O Certificado Digital, por sua vez, opera de uma maneira um pouco diferente do Blockchain. Em vez de existirem diversas pessoas capazes de validar as informações que são inseridas dentro de uma rede, essa verificação é feita de maneira centralizada, por um único agente confiável — que, no caso da Certificação Digital, é a ICP-Brasil (AC-Raiz).

Ou seja, enquanto o Blockchain consegue validar transações e atestar a regularidade delas, de acordo com os protocolos da rede, a partir dos seus próprios integrantes, na Certificação Digital há um único agente confiável, centralizado. Esse agente recebe o registro de todas as assinaturas digitais feitas com base na Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira e confirma se essa é uma operação verdadeira, de acordo com os padrões estabelecidos.

Vale destacar que, atualmente, o Certificado é uma tecnologia já validada no mercado, tendo uma boa aceitação, principalmente em razão da sua confiabilidade e acessibilidade. Além disso, avanços nesse segmento são comuns. Por exemplo, hoje já existe o Certificado Digital em nuvem. Assim, nada impede que esse conceito evolua ainda mais e se associe com o Blockchain.

Como essas tecnologias se complementam?

Atualmente, há uma intensa discussão acerca do Blockchain e Certificado Digital. Como dito, muitos especialistas e profissionais do meio acreditam que esses são conceitos antagônicos e praticamente excludentes.

Contudo, essa visão tem se baseado principalmente na utilização do Blockchain para as transações financeiras, com as chamadas criptomoedas. Nesse tipo de aplicação, a tecnologia de Blockchain é a base para o sistema, visto que preserva uma característica essencial: o anonimato.

A grande questão que surge é sobre como uma solução que opera com base no anonimato pode ser utilizada em conjunto com outra que tem a função oposta, que é justamente identificar pessoas e empresas de forma incontestável, associando-as a transações efetivadas eletronicamente? Esse é um dos pontos centrais do debate.

Entretanto, é preciso lembrar que embora o Blockchain tenha demonstrado ser uma tecnologia eficiente, segura e extremamente útil para os novos padrões da sociedade, ele ainda tem muito a crescer e a se desenvolver. Nesse sentido, é preciso ter em mente que a aplicação do Blockchain irá muito além das criptomoedas no futuro.

O Certificado Digital no Blockchain

À medida que a tecnologia avança, a tendência é que novas aplicações surjam para o Blockchain. Nesse sentido, novos serviços podem surgir com base nesse padrão e não necessitar do anonimato da rede de blocos, mas, pelo contrário, demandar a identificação precisa e confiável de cada uma das partes que a compõe.

Ou seja, no futuro, o Blockchain e Certificado Digital podem se complementar ainda mais. Enquanto o Blockchain oferece uma rede descentralizada, na qual todos os registros de transações ganham um formato difuso, mais auditável e econômico em termos de infraestrutura e recursos, o Certificado Digital pode ser empregado nesse contexto para garantir mais rastreabilidade às operações dentro da rede.

Assim, o Certificado Digital aumentaria bastante a capacidade de auditoria das transações realizadas no Blockchain, sendo capaz de identificar a sua origem e a identidade de quem a efetivou, quando o fez e se o fez de forma regular e autêntica.

Indo além, é possível imaginar o uso das plataformas Blockchain pelas infraestruturas de chaves públicas, a exemplo da ICP-Brasil, com o objetivo de aumentar a disponibilidade do sistema e reforçar os processos de verificação de assinaturas digitais, carimbos de tempo, entre outras ferramentas de certificação de maneira mais econômica e duradoura.

É certo que existe um longo caminho a ser percorrido até que se tenha uma integração completa entre Blockchain e Certificado Digital. No entanto, considerando os rápidos avanços dessas tecnologias nos últimos anos, é muito provável que em pouco tempo já se tenha notícia de sistemas que utilizam Certificado Digital rodando no Blockchain, utilizando o melhor dos dois mundos.

Fonte: Soluti Responde

Seguro-Desemprego com Certificado Digital: tire suas dúvidas! – Ouça

Adoção de blockchain cresce, mas falta estratégia, diz estudo da Accenture e do Fórum Econômico Mundial

Comenda Juscelino Kubitschek: Soluti é reconhecida oficialmente como referência nacional em certificação digital

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!