O combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) segue ocorrendo a todo vapor com o uso de tecnologias como Blockchain
Geralmente, as atenções dessa luta estão focadas no desenvolvimento de uma vacina. Entretanto, as demais medidas de auxílio aos cidadãos também são importantes para melhorar a situação de um país.
Assim como no Brasil, os EUA também estão pagando um auxílio-emergencial aos cidadãos mais expostos aos efeitos econômicos da pandemia.
Porém, há diversos casos de fraudes no recebimento do auxílio nos Estados Unidos, semelhante ao que ocorre por aqui.
Além dos golpes, a logística de suprimentos dos insumos médicos também não é a ideal, devido à maneira rápida como a doença se espalhou no território dos EUA.
Isso está motivando alguns congressistas estadunidenses a pedir a utilização do blockchain no esforço de combate ao COVID-19.
Políticos querem blockchain para evitar fraudes no auxílio-emergencial
Na última quarta-feira (2), o Congresso dos EUA enviou uma carta pública ao presidente Donald Trump.
No documento, disponível em inglês, os políticos reafirmam as dificuldades dos tempos atuais afetados pela pandemia do COVID-19.
Segundo eles, a blockchain é uma ferramenta importante a ser utilizada neste momento extraordinário:
A tecnologia blockchain é um recurso importante que os EUA devem perseguir, de maneira a garantir a proteção ao bem-estar dos nossos cidadão e a prosperidade econômica do país. Os membros do grupo de Blockchain do Congresso urgem pela sua consideração [Trump], apoio e implementação da blockchain para mitigar os efeitos do coronavírus.
[…]
Primeiramente, a simples autenticação da identidade de um indivíduo para receber o auxílio-emergencial ou outros recursos pode ser facilitado por meio das soluções que utilizam a tecnologia blockchain. A arquitetura da blockchain permite uma identificação integrada ao receber os benefícios, ao passo que a criptografia protege os dados mais sensíveis.
A utilidade da blockchain como uma plataforma de registros confiável é conhecida pela criptoesfera.
Contudo, os principais governos do mundo ainda não estão aplicando essa solução de forma definitiva. Na maior parte dos países, a blockchain ainda está na fase de estudos, apesar dos benefícios proporcionados pela tecnologia.
Blockchain e suas utilidades
No pedido realizado ao presidente Trump, os congressistas vão mais além.
Dessa maneira, na opinião deles, a blockchain pode ser utilizada na logística de suprimentos do esforço de combate ao COVID-19.
Insumos, medicamentos, materiais médicos e outros produtos podem ter a cadeia logística melhorada através da adoção da blockchain.
Vale lembrar que a plataforma permite o registro de informações de forma eficiente e praticamente imutável. É isso o que motiva empresas de tecnologia a utilizarem a blockchain nas suas atividades econômicas.
Finalmente, os congressistas alegam que a blockchain pode auxiliar no registro de documentos médicos, certificados, necessidade de EPI’s e outros dados importantes ao combate da pandemia de coronavírus.
Fonte: CriptoFacil
Entenda o conceito de SASE, o futuro da cibersegurança, segundo o Gartner
Bê-a-bá Cripto: Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin