Últimas notícias

Fique informado

Blockchain pode ser usada em auxílio emergencial dos Estados Unidos

4 de setembro de 2020

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Jogos levam blockchain do nicho para o grande público

Grandes marcas estão abraçando tecnologia que transforma bens virtuais em itens raros e, por isso, valiosos e o uso de blockchain faz parte.

13 de agosto de 2020

Santa Catarina mapeia o uso de blockchain para transações financeiras

O Estado de Santa Catarina está promovendo mudanças radicais rumo a digitalização no meio da pandemia de 2020 com o uso de blockchain.

6 de agosto de 2020

O combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) segue ocorrendo a todo vapor com o uso de tecnologias como Blockchain

Geralmente, as atenções dessa luta estão focadas no desenvolvimento de uma vacina. Entretanto, as demais medidas de auxílio aos cidadãos também são importantes para melhorar a situação de um país.

Assim como no Brasil, os EUA também estão pagando um auxílio-emergencial aos cidadãos mais expostos aos efeitos econômicos da pandemia.

Porém, há diversos casos de fraudes no recebimento do auxílio nos Estados Unidos, semelhante ao que ocorre por aqui.

Além dos golpes, a logística de suprimentos dos insumos médicos também não é a ideal, devido à maneira rápida como a doença se espalhou no território dos EUA.

Isso está motivando alguns congressistas estadunidenses a pedir a utilização do blockchain no esforço de combate ao COVID-19.

Políticos querem blockchain para evitar fraudes no auxílio-emergencial

Na última quarta-feira (2), o Congresso dos EUA enviou uma carta pública ao presidente Donald Trump.

No documento, disponível em inglês, os políticos reafirmam as dificuldades dos tempos atuais afetados pela pandemia do COVID-19.

Segundo eles, a blockchain é uma ferramenta importante a ser utilizada neste momento extraordinário:

A tecnologia blockchain é um recurso importante que os EUA devem perseguir, de maneira a garantir a proteção ao bem-estar dos nossos cidadão e a prosperidade econômica do país. Os membros do grupo de Blockchain do Congresso urgem pela sua consideração [Trump], apoio e implementação da blockchain para mitigar os efeitos do coronavírus.

[…]

Primeiramente, a simples autenticação da identidade de um indivíduo para receber o auxílio-emergencial ou outros recursos pode ser facilitado por meio das soluções que utilizam a tecnologia blockchain. A arquitetura da blockchain permite uma identificação integrada ao receber os benefícios, ao passo que a criptografia protege os dados mais sensíveis.

A utilidade da blockchain como uma plataforma de registros confiável é conhecida pela criptoesfera.

Contudo, os principais governos do mundo ainda não estão aplicando essa solução de forma definitiva. Na maior parte dos países, a blockchain ainda está na fase de estudos, apesar dos benefícios proporcionados pela tecnologia.

Blockchain e suas utilidades

No pedido realizado ao presidente Trump, os congressistas vão mais além.

Dessa maneira, na opinião deles, a blockchain pode ser utilizada na logística de suprimentos do esforço de combate ao COVID-19.

Insumos, medicamentos, materiais médicos e outros produtos podem ter a cadeia logística melhorada através da adoção da blockchain.

Vale lembrar que a plataforma permite o registro de informações de forma eficiente e praticamente imutável. É isso o que motiva empresas de tecnologia a utilizarem a blockchain nas suas atividades econômicas.

Finalmente, os congressistas alegam que a blockchain pode auxiliar no registro de documentos médicos, certificados, necessidade de EPI’s e outros dados importantes ao combate da pandemia de coronavírus.

Fonte: CriptoFacil

Custódia de Ativos Digitais

Entenda o conceito de SASE, o futuro da cibersegurança, segundo o Gartner

Bê-a-bá Cripto: Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin

Confira nossa coluna com as principais novidades sobre cripto ativos e mais!