Últimas notícias

Fique informado

BlockchaIn Rio Festival lança programação oficial

15 de agosto de 2022

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

O BlockchaIn Rio Festival, que acontece entre os dias 1 a 4 de setembro, no Píer Mauá, anuncia a sua programação

Com mais de 250 personalidades em seu line-up, festival quer ser o maior hub de negócios e fomentador de educação tecnológica no Brasil e América Latina

Entre as maiores atrações estão a premiação Women In Tech LATAM, que celebra as ações marcantes de mulheres que impactam o segmento de tecnologia mundial, e a 5ª edição do Hacking Rio, o maior hackathon da América Latina. 

Compõem o line-up de palestrantes do festival nomes de peso como o Ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o economista Ricardo Amorim, o Global Blockchain Leader da Ernest Young, Paul Brody e o CEO da Upland, Dirk Lueth, que virão pela primeira vez ao Brasil.

Completando o quadro de palestrantes, se juntam a eles outras 250 personalidades de renome mundial nos setores de tecnologia, finanças, economia e educação. 

Com trilhas que vão desde Blockchain GovBR, NFTs, Criptoativos, Metaverse Fashion Summit, ReFi Conference Latam, Indústria 4.0 e Soluções para Supply Chain, à Ascensão das DAOs e sua Regulamentação, Aplicações Blockchain na Área da Saúde, Energia, Agro e Tokenização Imobiliária, Smart Contracts e Desdobramentos Jurídicos do Metaverso, o BlockchaIn Rio foca no debate e incentivo do uso das novas tecnologias na educação para a prospecção de novos negócios.

Em uma área de mais de 13.500m² que ocupa três galpões no Píer Mauá, o festival quer estabelecer a conexão entre pessoas e empresas com olhos no presente e o futuro do mercado blockchain.

Tudo isso poderá ser apreciado em três palcos – Principal, Blockchain Insider e Blockchain Talks – bem como nos espaços propícios para encontros que trarão uma diversidade de conteúdos e permitirão aos participantes ter uma experiência imersiva e transformadora nos temas em debate.

Além disso, o festival conta com uma gama de atrações paralelas como mesas redondas, workshops, painéis ao vivo, hackathon, área de exposição, shows e ativações para integrar ainda mais o público e os temas tecnologia, educação, cultura e entretenimento.

De acordo com Francisco Carvalho, CEO do BlockchaIn Rio, a primeira edição do evento é um estímulo para fomentar o debate e a inclusão de novos adeptos à tecnologia emergente.

O Blockchain Rio Festival vai apresentar uma mistura dinâmica de tecnologia pioneira com empresários, acadêmicos, autoridades que estão na vanguarda, pavimentando o caminho no cenário blockchain e de ativos digitais no Brasil e no mundo em diferentes estratos da sociedade”, afirma Francisco.

Programação diversificada

No Palco Principal, com capacidade para 1000 pessoas, serão recebidas, por dia, de uma a duas palestras com tempo de duração de 20 e 45 minutos.

Contudo, todo o restante da programação segue em formato de painel, sendo cada um deles composto por mais de um especialista que juntos discutirão e apresentarão os temas propostos.

Todos os painéis terão duração total de 45 minutos.

No dia 01 de setembro, será realizado o Prêmio Women in Tech, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão. Na ocasião, serão celebradas mulheres marcantes que impactam a tecnologia.

São 8 categorias: Jovem Aspirante, Mulher Disruptiva, Aliada das Mulheres na Tecnologia, Iniciativa de Maior Impacto, Mulher na Web3.0, Mulher em Tecnologia Startup, Líder Global, Conjunto da Obra.

As vencedoras das categorias serão representantes da América Latina em Dubai, na 5ª edição da Women in Tech Global, no dia 12 de outubro de 2022. 

Ainda no Palco Principal, marcando sua estreia no mercado brasileiro, Polkadot e Nodle Network trazem conteúdos exclusivos sobre o uso das novas tecnologias no mercado financeiro e de capitalização.

Esta última lança oficialmente, no último dia de evento, o seu aplicativo Nodle, onde os usuários são recompensados diretamente em seus smartphones pela participação na rede com o recebimento em NODL, token nativo da rede, por meio do modelo conecte e ganhe.

Já os Palco Blockchain Insider e Blockchain Talks, por serem em tamanhos menores, vão proporcionar uma proximidade maior entre público e palestrantes, tornando esses espaços ideais para a construção e aprofundamento de debates e discussões.

Além dos palcos

Além dos palcos, o festival é composto por uma gama de outras ativações.

A 5° Edição Hacking Rio, maior Hackathon da América Latina, receberá desenvolvedores, designers, estudantes de nível médio, técnico e superior, em um espaço exclusivo de 1.300m². 

Apostando no formato híbrido, além do HR-Experience, o diferencial do HR-22 é a realização da maratona de programação dentro de um ambiente Metaverso, desenvolvido para o evento, aliando os propósitos educacionais com as principais tendências da tecnologia.

Outra atração importante é o ReFi Conference Latam no BlockchaIn Rio Festival, em parceria com a Impacta Finance, cujo objetivo é juntar as empresas, projetos e pessoas que estão trabalhando em protocolos de impacto ambiental e social, investidores e gestores públicos ligados aos temas.

A ideia é expor e explorar tópicos em evidência no desenvolvimento desse ecossistema em workshops. 

Com o intuito de difundir e tornar acessível o universo blockchain por meio de um processo educacional, envolvendo palestras, trilhas e workshops, e expandir a tecnologia através do conhecimento, as Práticas de Blockchain no Supply, da Live University, levará para dentro do BlockchaIn Rio Festival oito horas de conteúdo, além de oito horas de um workshop com os principais insights sobre Supply Chain 4.0.

Para os fãs do metaverso, o BlockchaIn Rio realiza ainda a Metaverse experience.

A área do DOMO vai proporcionar uma experiência imersiva de metaverso, em realidade ampliada e aumentada, que simula o mundo real, possibilitada pela evolução da Internet e da Web 3.0.

Esta é uma realidade tecnológica que muda o universo das marcas e a experiência dos consumidores, pois permite a comunicação, a criação de comunidades, as compras e as experiências muito mais interativas.

Foco no meio ambiente e no social

O BlockchaIn Rio também tem iniciativas que demonstram atenção às causas ambientais e sociais.

O evento será totalmente carbono zero, onde as emissões serão compensadas para reduzir o impacto ambiental.

Essa iniciativa foi viabilizada em parceria com a empresa Ambipar, líder em gestão ambiental, e que atua levando soluções ecológicas para tornar pequenas e grandes empresas sustentáveis. 

O evento também é fomentador e apoiador de projetos que utilizam a tecnologia como principal ferramenta de melhoria de qualidade de vida.

Projetos como Educar+, que desenvolveu NFTs com os desenhos das crianças para arrecadar fundos e o Escola da Ponte para Pretxs, que recentemente, em parceria com a Paxful, ofereceu bolsas de estudos para jovens pretos estudarem sobre bitcoin, são alguns dos projetos apoiados pelo BlockchaIn Rio.

Eles ainda se juntam ao Impacto, Plataforma Impact, Instituto Skate Cuida (ISC) e Código Brazuca. 

Centenas de passaportes foram doados para que todos esses projetos levem ao evento, não só seus alunos, mas também pessoas das comunidades em que fazem parte.

Serviço

BlockchaIn Rio Festival

Cerimônia de abertura: 01 de setembro de 2022, às 10h

Dias: 01, 02, 03 e 04 de setembro de 2022

Horário: 10h às 20h

Site: Link 

Sebrae-SP seleciona startups para participarem do Web Summit Lisboa

Telco Transformation LATAM 2022 retorna em formato presencial no Rio de Janeiro dia 17 e 18 de agosto

Investimento “na nuvem” deve crescer 20% no Brasil, diz estudo

Plástico para quê? paySmart lança solução de pagamento por aproximação com celular para carteiras digitais

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.

Você encontra no Crypto ID os principais eventos Nacionais e Internacionais sobre de Segurança da Informação. Confira aqui.