O Blockchain Rio Festival reuniu convidados e speakers que abordaram tendências e temas relacionados à Blockchain
Por Diego Guareschi
O Blockchain Rio Festival reuniu convidados e speakers que abordaram tendências e temas relacionados à Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Web3, IOT e outras tecnologias disruptivas.
O evento mostrou não apenas o poder incontestável da tecnologia blockchain, mas também lançou luz sobre o profundo impacto que ela traz para o cenário financeiro brasileiro.
O anúncio da adoção do blockchain pelo Banco Central do Brasil para o Real Digital (DREX) representou um divisor de águas, refletindo o reconhecimento crescente das capacidades dessa tecnologia em aprimorar a transparência, segurança e eficiência nas transações financeiras.
Essa medida ousada e visionária não apenas coloca o Brasil na vanguarda da inovação tecnológica mundial, como fez com o PIX, mas também estabelece um precedente que reverbera globalmente.
Logo, é notório que o Brasil está mais uma vez liderando o caminho na transformação do setor financeiro por meio da tecnologia blockchain.
Um dos aspectos mais notáveis do evento foi a demonstração tangível da colaboração entre grandes entidades e organizações, todas unidas em consórcios com um objetivo singular: o desenvolvimento do DREX.
Essa abordagem cooperativa e sinérgica é um testemunho do compromisso sólido do setor financeiro brasileiro com a inovação, evidenciando sua prontidão para abraçar o futuro das finanças digitais.
De acordo com os dados da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária de 2023, realizada pela consultoria Deloitte, os bancos brasileiros vão investir R$ 45,1 bilhões em tecnologia neste ano.
Os dados enfatizam que cada vez mais as soluções tecnológicas vêm ganhando espaço no mercado financeiro devido a busca por ferramentas que tragam segurança e otimização nos serviços e processos, uma vez que estão presentes em um ambiente mais digital.
Um destaque indiscutível do evento foi a liderança proativa das fintechs. Estas empresas já se posicionaram na vanguarda da revolução blockchain no Brasil.
Antecipando as imensas oportunidades proporcionadas pela adoção da tecnologia, as fintechs estão moldando o futuro das finanças com soluções e serviços inovadores.
Assim, o Blockchain Rio reuniu iniciativas e demonstrou como essas empresas estão explorando todo o potencial da blockchain e redesenhando os modelos bancários tradicionais.
É importante ressaltar que o DREX permanece fortemente focado nos aspectos de segurança e privacidade.
Embora essas preocupações sejam fundamentais, também é evidente que ainda existe uma agenda de escalabilidade pendente e que precisa de atenção.
Apesar dos benefícios que a tecnologia blockchain oferece, é necessário que as empresas que desenvolvem a solução busquem um equilíbrio entre descentralização, segurança e escalabilidade.
Ainda que a aplicação do blockchain seja complexa, é inegável que cada vez mais estudos acadêmicos, discussões e desenvolvimento da solução nas empresas têm ganhado apreço do mercado.
DINAMO Networks participa do principal evento de blockchain do país
DREX: Uma Nova Era para o Mercado Financeiro Mundial
DINAMO Networks disponibiliza sua infraestrutura de segurança para os participantes do piloto DREX
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.