Últimas notícias

Fique informado

Blockchain Rio: O futuro do DREX ganha holofotes

28 de setembro de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Blockchain Rio Festival reuniu convidados e speakers que abordaram tendências e temas relacionados à Blockchain

Por Diego Guareschi

Diego Guareschi, CMO da Hathor

O Blockchain Rio Festival reuniu convidados e speakers que abordaram tendências e temas relacionados à Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Web3, IOT e outras tecnologias disruptivas.

O evento mostrou não apenas o poder incontestável da tecnologia blockchain, mas também lançou luz sobre o profundo impacto que ela traz para o cenário financeiro brasileiro.

O anúncio da adoção do blockchain pelo Banco Central do Brasil para o Real Digital (DREX) representou um divisor de águas, refletindo o reconhecimento crescente das capacidades dessa tecnologia em aprimorar a transparência, segurança e eficiência nas transações financeiras.

Essa medida ousada e visionária não apenas coloca o Brasil na vanguarda da inovação tecnológica mundial, como fez com o PIX, mas também estabelece um precedente que reverbera globalmente.

Logo, é notório que o Brasil está mais uma vez liderando o caminho na transformação do setor financeiro por meio da tecnologia blockchain.

Um dos aspectos mais notáveis do evento foi a demonstração tangível da colaboração entre grandes entidades e organizações, todas unidas em consórcios com um objetivo singular: o desenvolvimento do DREX.

Essa abordagem cooperativa e sinérgica é um testemunho do compromisso sólido do setor financeiro brasileiro com a inovação, evidenciando sua prontidão para abraçar o futuro das finanças digitais.

De acordo com os dados da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária de 2023, realizada pela consultoria Deloitte, os bancos brasileiros vão investir R$ 45,1 bilhões em tecnologia neste ano.

Os dados enfatizam que cada vez mais as soluções tecnológicas vêm ganhando espaço no mercado financeiro devido a busca por ferramentas que tragam segurança e otimização nos serviços e processos, uma vez que estão presentes em um ambiente mais digital.

Um destaque indiscutível do evento foi a liderança proativa das fintechs. Estas empresas já se posicionaram na vanguarda da revolução blockchain no Brasil.

Antecipando as imensas oportunidades proporcionadas pela adoção da tecnologia, as fintechs estão moldando o futuro das finanças com soluções e serviços inovadores.

Assim, o Blockchain Rio reuniu iniciativas e demonstrou como essas empresas estão explorando todo o potencial da blockchain e redesenhando os modelos bancários tradicionais.

É importante ressaltar que o DREX permanece fortemente focado nos aspectos de segurança e privacidade.

Embora essas preocupações sejam fundamentais, também é evidente que ainda existe uma agenda de escalabilidade pendente e que precisa de atenção.

Apesar dos benefícios que a tecnologia blockchain oferece, é necessário que as empresas que desenvolvem a solução busquem um equilíbrio entre descentralização, segurança e escalabilidade.

Ainda que a aplicação do blockchain seja complexa, é inegável que cada vez mais estudos acadêmicos, discussões e desenvolvimento da solução nas empresas têm ganhado apreço do mercado.

DINAMO Networks participa do principal evento de blockchain do país

DREX: Uma Nova Era para o Mercado Financeiro Mundial

DINAMO Networks disponibiliza sua infraestrutura de segurança para os participantes do piloto DREX

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.