Últimas notícias

Fique informado

Brasil é o segundo país das Américas em serviços de governo digital

14/07/2020

Spotlight

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

PLV 32/2020 passa pelo Senado!

Senado Federal aprovou nesta 3ª feira 1º de setembro o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 32/2020, oriundo da Medida Provisória (MP) 983/2020

01/09/2020

Entidades encaminham Carta Conjunta ao Senado Federal em prol da aprovação do PLV nº 32/2020

Oriunda da MP 983/2020, normativa. que está no senado, amplia a cidadania digital ao normatizar as assinaturas eletrônicas.

18/08/2020

O que é Criptografia?

Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original.

17/08/2020

Brasil lança sua Estratégia de Governo Digital para 2020 a 2022

A Estratégia traça o caminho para um governo totalmente digital, em que os dados e a tecnologia sustentam políticas e serviços públicos de melhor qualidade, com o objetivo final de reconquistar a confiança dos brasileiros.

30/04/2020

Informação sobre governo digital foi divulgada na abertura do Digital Week MInfra, evento que teve a participação do presidente do Serpro e acontece até o dia 17

Brasil já é o vigésimo país do mundo e o segundo nas Américas no oferecimento de serviços de e-gov. A nova colocação do país, que subiu duas posições no ranking anual da ONU, foi divulgada nesta segunda-feira, 13, na abertura do Digital Week MInfra.

O evento promovido pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) acontece até a sexta-feira, 17, e vai apresentar casos de sucesso de transformação digital no governo brasileiro. 

O presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, foi um dos participantes da abertura do evento, que contou também com as presenças do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel.

Além disso, o secretário especial de Modernização do Estado da Presidência da República, José Ricardo Veiga, e o presidente da Enap, Diogo Costa, além do secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

Marcelo Sampaio – Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura

“Já temos 187 serviços públicos que são 100% digitais”, anunciou o secretário-executivo Marcelo Sampaio.

“Para citar um exemplo, temos o documento veicular eletrônico. É uma tecnologia que, sozinha, vai gerar uma economia de R$ 500 milhões anuais para o estado brasileiro, excluindo despesas de impressão e serviços de logística”, contabilizou Sampaio, falando a respeito do CRLV digital desenvolvido pelo Serpro para o MInfra. 

Marcelo Sampaio também divulgou projetos em andamento, como da versão eletrônica dos documentos de carga.

A tecnologia, que acaba com a necessidade dos caminhoneiros pararem para fiscalização, tem um potencial de aumentar em 20% o PIB gerado pelo setor de transportes no país.

Outras soluções em desenvolvimento são o “desembaraço aduaneiro nas nuvens”, que permite a regularização do processo de importação antes mesmo do desembarque do produto e, ainda, um embarque biométrico seguro em aeroportos, que elimina a necessidade de se apresentar qualquer tipo de  documentação.

Nação do governo digital

Para Caio Paes de Andrade, o processo de transformação digital do país tem, gradativamente, melhorado a relação do setor público com o ecossistema privado.

governo-digital-serpro
Caio Paes de Andrade – Presidente do Serpro

“Acredito que estamos no caminho de transformar o Brasil em uma nação digital. E tudo o que conquistamos se torna um legado irreversível, não há como o governo oferecer um serviço no formato digital e depois retroceder”, avaliou.

Já o secretário-especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, considera que a digitalização têm um impacto direto na vida de milhões de brasileiros.

“O foco deve ser o cidadão, temos que simplificar revendo serviços, número de documentos, campos a serem preenchidos, ou seja, promover uma mudança no estado brasileiro que seja não só tecnológica, mas também cultural”.

Programação do Digital Week MInfra

Nesta terça-feira, 14, o Serpro irá apresentar a palestra Embarque Seguro de Passageiros, que é um dos projetos da Agenda Digital do Setor Aéreo.

A palestra será realizada pelo consultor de negócios do Serpro, Fernando Sampaio, e pelo coordenador na Secretaria Nacional de Aviação Civil, Carlos Eduardo Gomes Souza.

As palestras do Digital Week Minfra podem ser acompanhadas pelo canal do evento no youtube. Serão discutidos, além do embarque seguro, temas como comunicação digital em canais do governo, transformação no setor portuário e transformação digital no trânsito. A programação completa pode ser consultada na página do Ministério da Infraestrutura.

Fonte: Serpro

“O Governo digital é bom para todos”

Secretaria de Economia já utiliza plataforma Governo Digital

Saiba o que é a “Estratégia de Governo Digital”. Ouça

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br  
+55 11 3881 0019