Ticiana Amorim, CEO da Aarin, destaca que o Pix contribuiu para gerar uma experiência positiva no mercado desde o seu lançamento
Em um mundo que valoriza a velocidade e experiência cada vez mais, a cultura do imediatismo pressiona todos os setores.
Um deles é o bancário: enquanto os consumidores anseiam que suas compras online sejam entregues o mais rápido possível, os comerciantes desejam que os pagamentos sejam concluídos para acelerar a liberação do estoque.
Diante desse panorama, o Pix se tornou rapidamente o meio mais utilizado pela população brasileira. Foram 29,2 bilhões de transações no país, o que corresponde a 15% do volume mundial. O país ficou atrás apenas da Índia.
Nesse contexto, a forma de pagamento passou a ser uma importante ferramenta de branding para o varejo.
A explicação é que uma má experiência de compra e pagamento pode ser catastrófica para quem vende, já que a tendência é que o consumidor não retorne tão cedo. Já quando ela é positiva e ágil, há uma inclinação para o cliente se tornar fiel à marca.
Segundo o Relatório Global do SAC Multicanal da Microsoft, 62% das pessoas decidiram não comprar mais produtos ou serviços de uma empresa por causa de experiências negativas.
Entre os entrevistados globais, 73% apontam a experiência do cliente como um fator determinante em suas decisões de compra. No Brasil esse número foi ainda maior: 89%.
Para Ticiana Amorim, co-fundadora e CEO da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance do país, proporcionar ao usuário uma experiência de compra satisfatória faz toda a diferença e é capaz de gerar mais fidelização.
“O Pix possibilitou que as empresas oferecessem uma experiência de usuário contínua e inovadora com o mínimo de atrito possível, tudo em linha com a cultura digitalizada do imediatismo atual, mas com pleno conhecimento da responsabilidade de proteger os usuários. Um sistema de pagamento ruim é capaz de afastar o cliente”, ressalta.
Incentivados pela praticidade em fazer transações, os brasileiros com mais de 15 anos que compram, principalmente online, preferem pagar com Pix. Em outubro de 2022, o número de usuários cadastrados no sistema de pagamentos em tempo real já passava dos 138 milhões.
O total de chaves Pix ativas já era mais de 523 milhões, de acordo com estatísticas do Banco Central. Além de agregar mais agilidade nas transações, o Pix foi capaz de reduzir, por exemplo, o número de devoluções de produtos, o que era mais passível de acontecer com compras por cartão de crédito.
Outro destaque é que o Pix é um sistema com menos custos para o comerciante se comparado com outras formas de pagamento, como boleto e cartões, e pode ser mais personalizado.
“Com ele, a empresa pode cuidar de toda a experiência do usuário durante a compra. Por isso, é fundamental ter um sistema eficiente para que a experiência seja o mais positiva possível. Existem datas importantes para o comércio em que o número de transações sofre um pico, e contar com uma plataforma que segure a demanda faz toda a diferença”, completa.
O fato é que o Pix conseguiu gerar um alto nível de confiança e de acessibilidade ao mercado consumidor brasileiro com apenas dois anos. A tendência é crescer ainda mais.
“O Pix deve seguir impactando a experiência de compra tanto para o consumidor quanto para lojistas. Com novas funções que devem ser agregadas, continuará ganhando espaço frente a outros meios de pagamento, alguns já bastante obsoletos. Há dois anos, explicar como funcionava e oferecer aos lojistas as soluções relacionadas ao Pix era complicado. Havia certo receio. Hoje, não é mais possível ver o sistema financeiro sem ele”, encerra Ticiana.
Sobre a Aarin
A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Open Finance no Brasil. Atualmente faz parte do grupo Next e fornece serviços com enfoque financeiro embedados na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes.
Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco.
Nascida em Salvador (BA), em agosto de 2022, a Aarin passou por M & A multimilionário com o grupo Bradesco após aporte de R$ 2 milhões, em julho de 2020, liderado pela RB3 Participações, Cubos Venture Studio, executivos do Brasil, Estados Unidos e Espanha.
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