Últimas notícias

Fique informado

Cada vez mais conectado, setor industrial tem novos desafios de cibersegurança

26 de novembro de 2023

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

Pesquisa mostra disparidade de mulheres entre profissionais de tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para setor de cibersegurança.

15 de dezembro de 2022

Seu orçamento de 2023 contempla treinamento para cibersegurança e jornada digital?

Entre os itens que os gestores tem atenção no orçamento para o próximo ano estão a adequação de headcount e investimentos

15 de dezembro de 2022

e-Safer e SOC Radar firmam parceria para a oferta de soluções em cibersegurança

A e-Safer, empresa referência em consultoria de cibersegurança e transformação digital, firmou parceria com a SOC Radar

14 de dezembro de 2022

Especialistas da Rockwell Automation apresentaram as principais ameaças e tendências de cibersegurança para o setor industrial durante Automation Fair 2023

A convergência entre máquinas e sistemas de informação está criando uma nova fronteira de ameaças de cibersegurança para o setor industrial, demandando que abordagens de segurança mais holísticas sejam implementadas pela indústria.

A crescente integração entre Tecnologia Operacional(OT) e Tecnologia da Informação (IT) foi destaque da Automation Fair 2023, feira global de inovação industrial da Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital.

De acordo com o Diretor Global de Cibersegurança da Rockwell Automation, Mark Cristiano, ataques de ransomware têm sido a principal ameaça de segurança para a indústria.

Neste tipo de ataque, o acesso a máquinas e sistemas é bloqueado por um hacker em troca do pagamento de um resgate.

Segundo o executivo, os ataques ransomware podem vir de formas diversas, mas são comuns via e-mails maliciosos. “Nove a cada dez vezes, esses ataques vêm pela rede de IT. Alguém clica em um e-mail, sem um network segmentado, e você não consegue impedir que o ataque chegue ao chão de fábrica. Você já está em apuros. Obviamente, a produção da fábrica é interrompida até que você pague o resgate ou traga alguém para tentar recuperar,” explica Cristiano.

Soluções para evitar esse tipo de ataque incluem a segmentação do networking, segundo o Diretor da Rockwell Automation.

A segmentação de networking permite a identificação de fontes de tráfego e a limitação de níveis de acesso antes que seja possível paralisar toda a operação de uma fábrica.

De acordo com o especialista, o monitoramento contínuo de ameaças, treinamentos para funcionários e um plano de ação rápido são fundamentais para enfrentar os desafios da indústria relacionados à cibersegurança.

“O monitoramento de ameaças é essencial. Com os clientes da Rockwell Automation, nós implantamos nas instalações da empresa ferramentas que aprendem como o sistema deve funcionar, e isso permite a detecção de anomalias. Basicamente, quando há uma anomalia, você recebe um alerta dos nossos sistemas sinalizando que pode haver algo de errado”, explica Cristiano.

Pessoas são essenciais para a cibersegurança

As necessidades de cibersegurança podem variar entre empresas e indústrias, mas alguns componentes são comuns a todo o setor industrial, e um deles é o fator humano.

De acordo com especialistas da Rockwell Automation, é necessário considerar que diferentes gerações estão hoje no mercado de trabalho, com níveis de conhecimento tecnológico diversos.

Treinamentos focados no comportamento humano e nas particularidades da força de trabalho são algumas das soluções necessárias para que os colaboradores se sintam confortáveis em identificar e reportar ameaças.

Outro ponto fundamental para uma gestão eficiente de ameaças cibernéticas são equipes qualificadas para contextualizar dados e identificar vulnerabilidades críticas com agilidade, mas nem sempre as organizações têm profissionais disponíveis para atuar nessas demandas.

Neste sentido, os serviços de consultoria da Rockwell Automation têm como objetivo chave fornecer expertise para gestão de riscos cibernéticos e ameaças complexas que demandam diferentes profissionais para solução.

“Nossas equipes de engenheiros podem realizar a implementação necessária, o ajuste e a contextualização desses dados para nossos clientes. Nossa capacidade de fazer isso de forma muito consistente em vários locais, por meio de processos e de uma perspectiva de OT, entendendo a interoperabilidade do maquinário nesse ambiente. Esse é um trabalho que precisa ser feito através de uma perspectiva de pessoas, processos e tecnologia direcionados para uma lente muito específica de OT,” conclui Cristiano.

O portfólio de soluções em cibersegurança da Rockwell Automation tem como referência o framework NIST, um conjunto de padrões, diretrizes e boas práticas para gerenciamento de riscos cibernéticos.

A partir desse framework, a companhia atua na identificação, mitigação e resposta de ataques de IT e OT, ajudando a manter redes críticas protegidas contra criminosos online.

A 32ª edição da Automation Fair reuniu mais de 10 mil pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro em Boston, nos Estados Unidos. A feira anual apresentou as tendências e desafios que estão transformando a manufatura global.

Sobre a Rockwell Automation

Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países.

Cibersegurança na cadeia de suprimentos: como proteger seu negócio de ataques

O desafio da cibersegurança na multicanalidade: segurança cibernética e proteção de dados sensíveis

Ferramentas de IA precisam ser associadas à cibersegurança

Em novembro de 2024, completaremos 10 anos que estamos no ar!! E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.