Menu

Últimas notícias

Fique informado
Carteira Digital de Trânsito agora permite indicar principal condutor do veículo

Carteira Digital de Trânsito agora permite indicar principal condutor do veículo

04/03/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

CRLV 100% Digital já está disponível

Até 30 de junho, todos os Detrans devem substituir o documento físico pela versão digital. A impressão do CRLV pode ser feita pelo usuário.

10/01/2020

Novidade do aplicativo desenvolvido pelo Serpro traz mais comodidade para o cidadão que utiliza da Carteira Digital de Trânsito

Você tem o hábito de emprestar seu carro para algum familiar e, quando ocorre uma infração, a multa acaba chegando em seu nome?

Uma nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões eletrônicas da CNH e do CRLV, vai solucionar essa situação e possibilitar a indicação do principal condutor do veículo pelo aplicativo, de forma prática, ágil e segura.

A novidade desenvolvida pelo Serpro acaba de ser lançada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e já está disponível para quem tem instalado o aplicativo, disponível gratuitamente, desde 2017, nas lojas do Google Play e App Store.

Para quem já possui a CDT, é preciso esperar o tempo de atualização das lojas de aplicativos para que a novidade já esteja disponível.

Como funciona

Para indicar o principal responsável pela condução do veículo, basta que o proprietário entre no aplicativo CDT, acesse o CRLV e a parte de “meus veículos”, clique no ícone com as informações do carro e selecione a opção “principal condutor”.

Será solicitado, ao proprietário do veículo, o CPF do indicado, que também deverá ter o aplicativo instalado no celular. Após o procedimento, o motorista indicado recebe uma notificação para aceitar ou recusar o procedimento.

Os proprietários de veículos que ainda não possuem a CDT continuam com a opção de fazer a indicação do principal condutor pelo Portal de Serviços do Denatran ou, ainda, diretamente nos balcões de atendimento dos órgãos autuadores. O dono do veículo fornece o CPF e o número da CNH do motorista principal, que recebe um e-mail para concordar com o procedimento.

Assim que a indicação acontecer, o órgão autuador receberá automaticamente a notificação e o principal condutor registrado torna-se responsável pelas eventuais multas de trânsito cometidas, o que hoje cabe apenas ao proprietário do veículo.

Infrações como excesso de velocidade ou estacionamento em local proibido ficam sob responsabilidade do principal condutor. Já multas relativas à situação do veículo, como licenciamento vencido e falta de equipamentos obrigatórios, continuam sob responsabilidade do proprietário.

A indicação do principal condutor é permitida pela Lei 13.495/2017. O proprietário só pode cadastrar condutores com CNH válida e de categoria compatível com o veículo. A norma exige a concordância expressa do condutor que, depois disso, tem seu nome inscrito no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Outros benefícios com a Carteira Digital de Trânsito

Além da novidade de indicação de principal condutor, a CDT funciona como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito mais utilizados. Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações.

A CNH e o CRLV digital têm o mesmo valor legal dos documentos impressos. Além disso, o condutor receberá notificações, caso desejar, como avisos de vencimento de CNH e o aviso de recall, com as devidas instruções.

Fonte: Serpro

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!

Pular para a barra de ferramentas