Últimas notícias

Fique informado

Cartório na Paraíba usa blockchain para reconhecimento de firma

18 de maio de 2020

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

Cidade da Colômbia lança aulas online gratuitas de blockchain

Bogotá, capital da Colômbia, está se tornando um interessante polo de estudos da tecnologia Blockchain, e vem investido em cursos da área.

4 de maio de 2020

Tudo indica que o uso da tecnologia blockchain irá simplificar a vida dos brasileiros. Um exemplo disto é que um cartório na Paraíba começou a implementar a tecnologia no processo de reconhecimento de firma

Isso quer dizer que a iniciativa tornará possível o reconhecimento de firma pela internet. Transformando, desta forma, a maneira com que a população assina os documentos.

De acordo com o portal de notícias local Turismo em Foco, a inovação está sendo implantada pelo Cartório Azevedo Bastos. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, dia 14 de maio.

Segurança velocidade e comodidade

Com a blockchain, haverá mais segurança, velocidade e comodidade no processo. Além disso, aumentará a fé pública que é necessária para a atividade notarial e registral.

Como informou o portal, o armazenamento de dados fornecidos pelos usuários também será mais seguro. Isso porque as informações ficarão armazenadas em uma base de dados isolada 100% na nuvem. Assim, serão usados exclusivamente para a realização do reconhecimento de firma.

Válber Azevêdo – Titular do Cartório Azevedo Bastos

“Esse serviço digital foi criado para dar mais velocidade e flexibilidade para que nossos clientes tenham a sua firma reconhecida em documentos a qualquer hora do dia, 365 dias por ano e, principalmente, diante das circunstâncias que estamos vivenciando ultimamente”, explica Válber Azevêdo, titular do Cartório Azevedo Bastos.

Como funciona

O Cartório irá emitir a “Blockchain Id” que é único para cada pessoa. Trata-se de um Certificado Digital, através do qual será feito o reconhecimento da “assinatura/firma”. Esse certificado servirá também para outros atos realizados eletronicamente.

Para abrir a firma, será utilizada uma tecnologia que irá confrontar os dados fornecidos pelo cidadão. Além disso, serão usados os documentos e a biometria facial com as bases da Receita Federal, DENATRAN e outros.

Uma vídeo chamada com o usuário do serviço também será realizada. Nesse procedimento, o cliente precisa responder um questionário. Depois disso, o Certificado Digital Blockchain Id será emitido.

Segundo Azevêdo, “isso confere um alto nível de segurança quanto à identidade do cliente”.

Assinatura de documentos

Para assinar documentos na plataforma, basta fazer a leitura de um QR Code utilizando o App do Cartório Azevedo Bastos. Assim, os dados são verificados e o Reconhecimento de Firma é feito na mesma hora.

Azevêdo destacou que com o armazenamento de arquivos fornecido pela empresa Zadara, é possível criar áreas isoladas para cada cliente. Segundo informou o titular do cartório, um aspecto importante é que tudo já é feito de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Nos sentimos prestigiados em estar presentes nesse projeto inovador, ao lado de um executivo visionário e empreendedor como o Válber”, afirmou Robson Andrade, country manager da Zadara Brasil.

Fonte: CriptoFacil

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contrata empresa para dar curso de Blockchain

Plataforma que usa blockchain para autorizações no sistema financeiro entra em funcionamento

A importância da boa administração dos certificados SSL/TLS para se evitar interrupção de serviços e impedir ataques hackers

Hackers que atacaram Binance transferiram bitcoins roubados, dizem pesquisadores

Confira nossa coluna sobre blockchain, todas as novidades você acompanha no Crypto ID!

  Explore outros artigos! ] i