Últimas notícias

Fique informado

Certificado Digital para engenheiros: saiba como é a utilização. Ouça

03/08/2020

Spotlight

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

PLV 32/2020 passa pelo Senado!

Senado Federal aprovou nesta 3ª feira 1º de setembro o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 32/2020, oriundo da Medida Provisória (MP) 983/2020

01/09/2020

Confira entrevista com Julio Mendes da Soluti sobre eIDs eletrônicas e digitais para o mundo corporativo

Julio Mendes, Diretor comercial da Soluti, concedeu uma entrevista para o Crypto ID e comentou sobre o crescimento da empresa diante do mercado atual de tecnologia.

06/08/2020

Motorista, a Soluti esclarece 7 dúvidas sobre a indicação de condutor principal. Ouça

Seguindo a tendência de modernização dos serviços públicos, o Denatran implementou uma mudança importante para condutor e proprietários de veículos automotores em todo Brasil.

27/07/2020

Golpes virtuais na pandemia: como identificá-los e se proteger? Ouça

É evidente o aumento do uso da internet, mas junto com esse aumentos se tem o disparo no número de golpes virtuais durante o período de home office.

24/07/2020

Soluti contrata mais de 60 colaboradores e investe forte no setor da saúde. Ouça

A Soluti, especializada em tecnologia da informação, contratou entre abril

09/07/2020

Soluti disponibiliza gratuitamente o Assine.Online plataforma para assinatura digital e eletrônica de documentos – Ouça

A Soluti passou a oferecer gratuitamente a profissionais e empresas o Assine.Online, plataforma de assinatura digital, saiba mais aqui.

24/03/2020

Seguindo uma tendência já verificada em outras áreas, como a contábil, jurídica e médica, hoje também já se fala em Certificado Digital para engenheiros

Por Soluti

Essa tecnologia, cuja aplicação tem se tornado cada vez mais presente na realidade de profissionais, empresas e pessoas comuns, passa a se fazer parte também da rotina do engenheiro, garantindo mais rigor e agilidade a atividades comuns de quem atua nessa área.

Apesar das inúmeras vantagens e possibilidades que o Certificado Digital traz para o engenheiro, poucos ainda são os profissionais que acompanham os avanços dessa tecnologia.

Por isso, com objetivo de deixar você mais bem informado sobre o Certificado Digital para engenheiros, preparamos este conteúdo para falar sobre essa moderna ferramenta.

Continue a leitura e entenda como o Certificado Digital pode ser utilizado pelos profissionais da engenharia e, ainda, como ele pode ser obtido!

Como o Certificado Digital contribui com a rotina do engenheiro?

A utilização do Certificado Digital já é algo bastante comum em determinados segmentos do mercado.

A exemplo, os profissionais da área jurídica há tempos utilizam essa ferramenta para acessar os sistemas eletrônicos dos diversos tribunais do país, aproveitando a facilidade, acessibilidade e segurança do processo judicial eletrônico.

No mesmo sentido, profissionais da área médica também têm se apoiado no uso da Certificação Digital. Prova disso é que hoje já se fala em prontuário, receituário e atestado eletrônicos, modelos de documentos que dependem do uso do Certificado Digital para que sejam emitidos e validados pelos profissionais.

Seguindo pela tendência de digitalização dos serviços, hoje a engenharia é outro exemplo de setor que aproveita as vantagens e possibilidades oferecidas pelo Certificado Digital. Entre elas, é possível citar:

• acesso eletrônico a sistemas e serviços públicos que dependam de autenticação;

• possibilidade de compartilhamento seguro de documentos em formato digital;

• alinhamento com os padrões aplicados no mercado;

• redução de custos com autenticação mecânica de documentos;

• possibilidade de cumprimento de obrigações junto ao Fisco de maneira digital;

• redução do risco de fraudes em documentos, como a falsificação de assinaturas, entre outras.

Nesse contexto, além dos benefícios citados, o Certificado Digital hoje também possibilita que profissionais da engenharia emitam e assinem documentos comuns às suas rotinas, isso de forma eletrônica, com segurança e total validade jurídica.

Entre os documentos possíveis de serem emitidos por engenheiros a partir do uso do Certificado Digital, é possível citar tanto a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) quanto o RTT (Registro de Responsabilidade Técnica), o qual é específico para os engenheiros civis.

Ambos os documentos são de emissão obrigatória e estão previstos em lei. No caso da ART, é a Lei nº 6.496/77 que a regulamenta. Já o RTT é uma exigência imposta pela Lei nº 12.378/10.

De forma geral, esses documentos têm uma grande importância, pois garantem a segurança da sociedade ao definir o responsável técnico por obras e serviços de engenharia.

Como é feita a emissão desses documentos?

No caso da ART, o processo tradicional de emissão é pautado principalmente em expedientes físicos e na apresentação de documentos impressos.

Para obter a ART, o profissional precisa preencher um formulário disponibilizado pelo CREA, lançando todas as informações técnicas definidas no contrato de prestação do serviço e assinando-o, de próprio punho, colocando-se como responsável.

Após o preenchimento do formulário da ART, é necessário que o documento seja registrado junto ao CREA responsável pela unidade territorial em que a obra/serviço ocorrerá. Além disso, é necessário arcar com o pagamento de uma taxa pelo serviço de emissão.

Por outro lado, por ser um documento mais recente, instituído em 2010, o RRT apresenta um processo de emissão mais moderno, sendo realizado a partir do SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU), um ambiente informatizado no qual é possível emitir diferentes modelos de RRT

Como o Certificado Digital auxilia na obtenção desses documentos?

Como se sabe, uma das principais finalidades do Certificado Digital é conferir autenticidade a documentos, arquivos e atos praticados em meio eletrônico, atestando, com precisão e validade jurídica, a identidade das partes envolvidas na relação.

Dito isso, fica fácil entender que o Certificado Digital pode facilitar bastante a rotina de profissionais da engenharia e arquitetura ao viabilizar a assinatura eletrônica de documentos, como a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Registro de Responsabilidade Técnica.

Assim, com o uso da Certificação, os profissionais podem gerar os documentos em formato digital, e não mais impressos, assinando-os eletronicamente, a partir de seus Certificados.

Dessa forma, a assinatura digital feita pelo Certificado confere autenticidade ao documento e o vincula ao profissional que procedeu com a assinatura.

A vantagem dessa tecnologia é que passa a ser possível trabalhar com documentos eletrônicos, um formato mais acessível, simples e dinâmico. Por exemplo, com o Certificado Digital, o profissional pode assinar a ART e o RTT de qualquer lugar, de forma rápida e econômica, a partir de uma plataforma de assinaturas — como a Assine Online, da Soluti.

Os documentos assinados eletronicamente têm validade?

Os documentos gerados e assinados eletronicamente, a partir do uso de um Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora, têm a mesma validade jurídica conferida aos documentos impressos, assinados a próprio punho e autenticados em cartório.

Isso significa que o profissional que opta pela assinatura digital não tem qualquer prejuízo por isso. Na realidade, ele só tem a ganhar, já que o formato digital dos serviços e documentos tem se tornado um padrão cada vez mais fomentado no mercado, seja no âmbito privado, seja no setor público.

Além disso, a Medida Provisória 2200-2/2001, dá todo respaldo de legalidade aos atos praticados de forma eletrônica, quando validados por Certificado Digital.

Qual é o Certificado Digital mais indicado para engenheiros?

O profissional da engenharia que pretende alinhar sua forma de atuação com os novos padrões, migrando para os meios digitais, precisa obter um Certificado Digital do tipo e-CPF, destinado às pessoas físicas.

Para isso, deve ir em busca de uma Autoridade Certificadora credenciada junto à ICP-Brasil, a qual procederá com a emissão do Certificado.

A Soluti, nesse ponto, pode tornar as coisas mais fáceis. A empresa dispõe das melhores soluções em Certificação Digital do país, oferecendo qualidade, suporte e flexibilidade na aquisição dessa ferramenta. Al

ém disso, o interessado pode obter o Certificado de forma online e agendar a validação presencial de documentos e identidade, no melhor local e horário.

Por fim, como foi possível perceber, hoje os engenheiros também podem aproveitar as vantagens e facilidades trazidas pela tecnologia de Certificação Digital.

O Certificado Digital para engenheiros segue uma tendência já consolidada em outros segmentos do mercado, comprovando que o uso dessa tecnologia está em conformidade com os padrões e necessidades atuais, especialmente em termos de segurança, economia e acessibilidade.

Fonte: Soluti Responde

Motorista, a Soluti esclarece 7 dúvidas sobre a indicação de condutor principal. Ouça

Como funciona o uso do Certificado Digital em trabalhos remotos? Ouça

Soluti é a primeira Autoridade Certificadora a emitir e renovar Certificado Digital à distância. Ouça

Confira mais novidades sobre o uso do Certificado Digital em nossa coluna!

  Explore outros artigos!