Últimas notícias

Fique informado

Certificado digital para instituição de ensino: como e por que implantar?

3 de maio de 2021

Spotlight

O que é PKI? Definição e guia para infraestrutura de chaves públicas.

A infraestrutura de chave pública – PKI, em português ICP – gerencia a identidade e a segurança nas comunicações da Internet para proteger pessoas, dispositivos e dados.

13 de maio de 2021

GlobalSign anuncia mudanças no comprimento da chave de assinatura de código

Os clientes TSA devem migrar para os novos URLs até 1º de junho de 2021.

12 de maio de 2021

Entrevista com Daniela Costa – VP da Arcserve LATAM – sobre Proteção de dados e soluções de backup

Daniela Costa, VP Arcserve Latam, fala sobre o porque as corporações precisam repensar suas estratégias de backup.

7 de maio de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

O que o futuro da segurança na Internet mantém em 2019 segundo especialistas da Sectigo – Ouça

Especialistas em identificação digital e criptografia da Sectigo se reúnem para traçar as principais questões sobre segurança na internet em 2019

21 de janeiro de 2019

O certificado digital é um documento eletrônico que tem por objetivo identificar e autenticar empresas e pessoas físicas com segurança

Você sabia que é possível utilizar certificado digital para instituição de ensino? Essa tecnologia é extremamente usual nas mais diversas atividades do dia a dia de empresas e pessoas físicas.

O que algumas pessoas ainda desconhecem é a possibilidade de utilizar o certificado digital em ambientes educacionais, como faculdades ou escolas. Pensando nisso, escrevemos este artigo.

A seguir, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre como os certificados digitais podem ser úteis em instituições de ensino. Continue lendo!

Quais são as melhores formas de usar o certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que tem por objetivo identificar e autenticar empresas e pessoas físicas com segurança e praticidade. A sua aplicação é bastante ampla, em especial nos seguintes pontos:

  • emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e);
  • automatização de processos no Poder Judiciário;
  • acesso a páginas e áreas logadas da Receita Federal;
  • assinatura e envio de declarações e demonstrativos digitais, como as obrigações acessórias.

O funcionamento do certificado digital utiliza tecnologia avançada de criptografia, o que garante sigilo e autenticidade na transmissão de informações por meio da internet.

Explicando de outra forma, funciona como uma identidade virtual que comprova os dados de uma empresa ou pessoa em ambiente digital.

A transformação causada pela tecnologia atingiu diversos segmentos de negócios, e é claro que os ambientes educacionais não podem ficar de fora dessa modernização.

Como funciona o e-diploma?

Recentemente, as instituições de ensino passaram a ser obrigadas a realizar a digitalização do seu acervo acadêmico. O Ministério da Educação, por sua vez, criou uma determinação sobre a possibilidade da certificação para instituições de ensino.

Tal determinação foi registrada na Portaria 330/2018, instituindo a obrigatoriedade de emissão de diplomas e documentos acadêmicos em meio digital em todo o Brasil.

Tal regra é aplicada às instituições de ensino públicas e privadas. A adoção desse sistema de e-diploma necessita da utilização de um certificado digital.

A ideia principal é reduzir os casos de fraudes com a emissão falsa de certificados e diplomas, bem como agilizar o processo de emissão desse tipo de documento.

É importante ressaltar que a instituição de ensino pode continuar fazendo sua emissão física de diplomas, porém, a versão digital é obrigatória.

A Portaria 1.095/2018 e a Portaria 554/2020 determinaram algumas regras para validar um diploma digital. A primeira delas, é voltada a política de assinatura, tecnicamente conhecida como AD-RC. Esse tipo de assinatura exige o uso de um Carimbo de Tempo.

A segunda regra, é referente ao formato do arquivo do diploma digital, que seria o XML com algumas particularidades voltadas para o mundo acadêmico.

Para que a instituição atenda a essas exigências é importante contar com uma Autoridade Certificadora (AC) e uma Autoridade Certificadora de Carimbo de Tempo (ACT), credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), como é o caso da Valid Certificadora.

A Valid Certificadora pode ajudar escolas, faculdades e universidades que já utilizam assinatura digital no padrão ICP-Brasil e necessitam de um Carimbo de Tempo para integrar em sistemas internos, além de prestar um serviço completo de assinatura digital por meio de sua solução VSigner e suas API’s.

Quais são as vantagens de incluir o certificado digital para instituição de ensino?

Confira a seguir as principais vantagens que as instituições de ensino podem conquistar com o uso de certificados digitais.

Redução de custos

Inicialmente, haverá uma grande redução de custos relativos à impressão. Essas organizações gastam boas quantias de dinheiro emitindo documentos que, na maioria dos casos, é feita em papel especial e impresso com tinta colorida, além do gasto relacionado a envelopes ou plásticos para cobrirem e protegerem o documento.

Com o diploma digital esse problema é eliminado, pois o documento pode ser enviado em meio online para o formando, que decidirá se vale a pena imprimir ou manter arquivado em um computador ou celular.

Outro ponto que merece destaque é o fato de secretarias acadêmicas lidarem todos os dias com um grande volume de documentos impressos. São muitos os processos que envolvem o manuseio de certificados e diplomas em papel, demandando, assim, assinatura dos responsáveis.

Ao utilizar o e-diploma, esse procedimento passa a ser realizada por meio do certificado digital, com assinatura eletrônica, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para assinar cada um dos documentos.

Eficiência e produtividade

Toda a migração de processos manuais por fluxos de trabalho digitais e eletrônicos proporciona um grande ganho de eficiência e produtividade. Com a assinatura de documentos educacionais utilizando certificados digitais não seria diferente.

Também devemos destacar a questão da mobilidade. Esse benefício atinge tanto a instituição de ensino quanto o próprio aluno, porque ela não precisará da presença física do estudante, e tão pouco do reitor para assinar os documentos.

Basta estar com o certificado digital instalado em um computador que tenha acesso à internet para proceder com as assinaturas.

O aluno, portanto, pode retirar o documento por meio do atendimento online ou no portal exclusivo da instituição.

Para finalizar, com o uso de certificado digital, a instituição de ensino também não precisará se preocupar com o armazenamento de protocolos de entrega ou do próprio diploma do aluno, aguardando o dia no qual ele vai até a sede fazer a retirada.

Toda a guarda desses documentos ocorrerá de forma online, garantindo mais segurança e praticidade no arquivamento de dados importantes dos estudantes.

Como escolher uma boa Autoridade Certificadora para fechar a parceria?

Escolher autoridade certificadora não é complicado como parece. Como o uso de certificados digitais tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, é comum encontrar empresas autorizadas que fornecem essa tecnologia.

Porém, é preciso observar alguns pontos como por exemplo, a praticidade do processo e o suporte oferecido durante toda a jornada, desde o entendimento de qual é o modelo de certificado mais adequado até o uso na rotina de trabalho.

Esse é o compromisso da Valid: facilitar o acesso ao certificado digital por meio da internet, efetivando todo o processo no conforto de suas casas ou escritórios.

Como você pôde perceber, o certificado digital para instituição de ensino é uma ferramenta essencial para o sucesso e o crescimento dessas organizações. Além disso, o processo facilita a vida dos alunos e formandos na hora de emitir certificados e diplomas.

Sabendo da importância do assunto, vale a pena adquirir um certificado digital. Quanto a isso, nós podemos ajudar. Entre em contato com a Valid Certificadora e descubra o certificado que atende às necessidades da sua instituição!

Fonte: Valid

Sign2GO: o que é, como ele funciona e quais as vantagens de utilizar?

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Por que é importante usar um certificado SSL de Validação Estendida (EV)?

Valid inicia operação de emissão de certificado digital na Colômbia

Sobre a Valid

Vivemos na economia da confiança. Nessa economia, a moeda é a identidade, e identificação é o que dá valor a ela. Para a Valid (B³: VLID3 – ON), identificação é reconhecer algo ou alguém como verdadeiro.

Estamos no seu RG, nos seus cartões de banco, nas transações que faz pelo celular e em todos esses lugares, usamos tecnologia de ponta. Somos 6,000 colaboradores em 16 países levando em consideração as particularidades culturais e regionais, para entregar soluções personalizadas e integradas.

No Brasil somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. Identificação é nossa razão de ser. Para saber mais, acesse www.valid.com

Acesse o Site da Valid Certificadora Digital e para ler outros artigos do Crypto ID acesse aqui!