Últimas notícias

Fique informado

Certificado ICP-Brasil é requisito de segurança em sistema de eleição digital dos Conselhos Regionais de Educação Física

15 de abril de 2021

Spotlight

Cloudflare blocks an almost 2 Tbps multi-vector DDoS attack

Earlier this week, Cloudflare automatically detected and mitigated a DDoS attack that

24 de novembro de 2021

Registros de ponto eletrônico deverão utilizar Certificado Digital ICP-Brasil

Registrador Eletrônico de Ponto Via Programa (REP-P) e Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A), deverão utilizar certificados ICP-Brasil.

24 de novembro de 2021

Número de registros e credenciais expostas cai, mas vazamento de cartões de crédito e débito cresce 405% no último trimestre

O estudo da Axur mostra que, entre os 2,03 milhões de registros expostos, os CPFs continuam, pelo terceiro trimestre consecutivo, a ocupar a primeira posição da lista dos dados mais compilados pelos cibercriminosos, com 57% do total.

24 de novembro de 2021

Para maior segurança em sistema de votação no CONFEF, o Certificado Digital no padrão da ICP-Brasil se torna requisito

O Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil será utilizado pelos Conselhos Regionais de Educação Física – CREF para garantir a segurança dos sistemas de votação digital que serão implementados para escolha dos novos Membros dos Conselhos Regionais, as eleições serão realizadas neste ano.

A medida de segurança está prevista na Resolução nº 402/2021 do Conselho Federal de Educação Física, publicada nesta quarta-feira, 14, Diário Oficial da União – DOU. A Instrução Disciplinadora contém as normas destinadas à organização e normalização dos procedimentos e do processo eleitoral nos CREFs, cujo pleito ocorrerá entre os dias 27 de setembro de 2021 a 1º de outubro de 2021.

Os Conselhos que optarem pela realização da eleição por meio eletrônico deverão utilizar o certificado digital ICP-Brasil para assinatura do código-executável, e garantir a inviolabilidade, o sigilo e a adoção de mecanismos de segurança para o pleito digital.

Números da certificação digital

De acordo com artigo anterior da ANCD, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil atingiu pela primeira vez em sua história, em março deste ano, a marca de mais de 10 milhões de certificados ativos simultaneamente.

O recorde aponta para importância e aceitabilidade do modelo da Certificação Digital como ferramenta essencial para digitalização segura do país e destaca a relevância da constante modernização da Infraestrutura.

O mês de março também teve crescimento de 41,9% nas emissões de certificados em relação ao mesmo período de 2020. Em março deste ano foram emitidos 590.375 de tal, sendo um melhor marca da série histórica, enquanto no ano passado foram emitidos 416.179.

Com o incremento, a ICP-Brasil já emitiu 1.735.625 certificados apenas em 2021, a expectativa é de que sejam emitidos quase 7 milhões até o final deste ano.

Fonte: ANCD

ANCD apoia candidatura da Brasscom ao Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidades

ANCD participará do Webinar Neobanks 2021

ICP-Brasil encerra 2020 com mais de 6 milhões de certificados emitidos, informa ANCD

Conheça a ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.

A entidade possui assento no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), fórum superior do setor, e juntamente com os demais integrantes da sociedade civil e governo federal é responsável pela discussão e formulação das políticas públicas do setor. 

Acesse a coluna da ANCD aqui!