Últimas notícias

Fique informado

Certificado ICP-Brasil no Processo Legislativo Digital da Câmara é tema de encontro entre ANCD e parlamentares

12/02/2020

Spotlight

A MP 983 e a classificação das assinaturas eletrônicas: comparação com a MP 2.200-2 | Por Fabiano Menke

Em 16 de junho de 2020 foi editada a Medida Provisória nº 983 (MP 983), que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e em questões de saúde, e trata sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos.

29/06/2020

ANCD e Frente Parlamentar da Economia Digital participam de evento em Florianópolis

O dia de atividades foi organizado pela ANCD, ACATE e  ACIF e tem seu foco voltado para tecnologias, Governo Digital e Startups.

21/01/2020

Entrevista ao presidente da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital Egon Schaden Junior

O presidente executivo da ANCD conversou com o Crypto ID e comentou um pouco sobre as políticas voltadas para certificação digital no Brasil.

22/11/2019

Os benefícios que a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil pode levar ao Processo Legislativo Digital da Câmara dos Deputados foram apresentados nesta terça-feira, 11

Alysson Soares, Angela Amin, Soraya Santos e Egon Schaden Júnior | Foto: ANCD

Os responsáveis por tratar do assunto foram a deputada Federal Angela Amin (PP-SC) e o presidente-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, à 1ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PL-RJ).

Em outubro de 2019, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução da Câmara – PRC nº 113 de 2019.

A matéria, de autoria da Mesa Diretora e que já foi promulgada nos termos da Resolução da Câmara nº 12 de 2019, estabelece o Processo Legislativo Digital no âmbito da Câmara dos Deputados e prevê, dentre outros pontos, que “o registro dos atos do processo legislativo em meio digital será feito em padrões preferencialmente abertos e atenderá requisitos de autenticidade, integridade, temporalidade, não repúdio, conservação, disponibilidade e confidencialidade”.

Schaden levou à 1ª secretária os números da certificação digital, tecnologia que já é amplamente utilizada em diversos sistemas do Governo Federal, e falou sobre os benefícios do certificado que atesta validade jurídica, autenticidade e integridade aos atos praticados digitalmente.

“A ICP-Brasil foi listada como uma das estratégias de fortalecimento das ações de governança cibernética, no documento Estratégia Nacional da Segurança Cibernética – E-Ciber, lançado neste mês”, lembrou Schaden.

A deputada Soraya Santos destacou que já conhece, aprova e teve larga experiência com a certificação digital no período em que foi secretária de estado e continuará as conversas com a ANCD sobre o tema. Participou ainda da reunião o assessor parlamentar da ANCD, Alysson Soares.

Certificado ICP-Brasil fortalece as ações de governança cibernética nacional

O novo app da Câmara dos Deputados possui um autenticador com assinatura eletrônica e biometria

Janeiro bate recorde de emissões ICP-Brasil em relação aos anos anteriores

Imprensa Nacional adota o certificado digital ICP-Brasil nas transmissões dos atos oficiais do governo brasileiro

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! digital

  Explore outros artigos!