Últimas notícias

Fique informado

Certisign apresenta solução de votação à distância neste domingo. Ouça

13 de novembro de 2020

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

A Certisign, especialista em soluções digitais, é uma das empresas que atendeu ao chamamento público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para propor uma alternativa tecnológica que viabilizasse a votação on-line

A solução será apresentada neste domingo, 15 de novembro, no primeiro turno das eleições municipais, na seção instalada no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis, na cidade de São Paulo.

Os testes serão monitorados pela Justiça Eleitoral e fazem parte do projeto Eleições do Futuro. Participarão os eleitores interessados que poderão testar a plataforma votando em candidatos fictícios diretamente de seus celulares.

Marcelo Camara, Chief Artificial Intelligence
Officer da Certisign

Marcelo Camara, Chief Artificial Intelligence Officer da Certisign, revela que a tecnologia desenvolvida pela empresa usa a biometria facial e criptografia, de ponta a ponta, para garantir a autenticidade, segurança e o sigilo do voto feito remotamente, além de ser totalmente auditável.

“A plataforma é extremamente intuitiva, fácil de usar e não requer download de nenhum aplicativo. Com poucos cliques, o voto é concluído”.

Dinâmica

No domingo, os eleitores, que desejarem participar do teste, receberão o simulacro de uma carta que, numa situação real, seria enviada pelo TSE. Nela, constará um título de eleitor fictício, código de acesso e um QR code que leva à plataforma de votação.

O voto é produzido e criptografado no dispositivo do eleitor e recebe uma assinatura digital. Em seguida, é enviado para uma infraestrutura na nuvem, na qual é armazenado e protegido, também, por criptografia. “Contudo, isso é transparente ao eleitor, que terá uma experiência sem fricção, rápida e simples“.

O projeto Eleições do Futuro objetiva encontrar alternativas para evoluir o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996. O propósito é usar a tecnologia em favor do cidadão, permitindo o voto à distância.

“A Certisign, em seu dever cívico, atendeu ao chamamento público do TSE para mostrar que, do ponto de vista tecnológico, já é possível viabilizar o voto remoto, com segurança e lisura”, salienta Camara.

Ele relata que, ao tomar conhecimento da demanda, “desenvolvemos uma solução customizada às necessidades da Justiça Eleitoral, que embarcasse as mais robustas tecnologias de identificação digital disponíveis”.

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin