Últimas notícias

Fique informado
Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais

Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais

17 de maio de 2021

Pix Cobrança, modalidade na qual o boleto bancário é substituído por um QR Code ja está em funcionamento

Já está em funcionamento o Pix Cobrança, modalidade na qual o boleto bancário é substituído por um QR Code para a realização de pagamento imediato, tanto em loja física, como no e-commerce. Entretanto, é preciso ter bastante cuidado para não cair em golpes digitais. 

QR Code
Marcio D’Avila – Consultor técnico e especialista em Segurança Digital da Certisign

Segundo Marcio D’Avilla, especialista em segurança digital e consultor técnico da Certisign, assim como ainda ocorrem muitos problemas com os boletos falsos, o QR Code abre um mundo de possibilidades aos cibercriminosos.

“Sem dúvida a modernização do sistema de pagamentos é muito importante para o desenvolvimento do nosso país, além de facilitar a vida da população.”

“No entanto, tudo que é novo, exige uma adaptação e mudança de comportamento para evitar transtornos. Para isso, bastam algumas medidas simples de segurança”, explica. 

De acordo com o especialista, não há como identificar um QR Code falso somente olhando para a imagem, mas algumas medidas podem evitar os golpes, como a instalação de um antivírus.

“Nunca escaneie um QR Code que foi enviado por um remetente desconhecido, seja por email, ou por mensagem instantânea”, complementa. 

Segundo D’Avilla, os outros cuidados são os seguintes: 


Pagar usando QR Code: siga as instruções da maquinha (POS) e de seu aplicativo do banco, e aponte a câmera do celular para o QR Code que deseja escanear. A leitura é automática. Em seguida, aparecem os dados da pessoa que irá receber, verifique atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor. “A maioria dos golpes pode ser identificada apenas observando as informações da transação”. 

Escaneando o QR Code: normalmente é exibida uma janela, na qual é possível visualizar a URL para onde você está sendo direcionado. Verifique com atenção o endereço. Tome cuidado caso tenha erros de digitação ou ele estiver encurtado. Se você não conhece o remetente, a chance de ser um golpe é grande. 

Tudo certo com a URL? Confira se a página está protegida por um Certificado SSL emitido para o mesmo endereço em que você está. Para isso, clique no cadeado do navegador. Atualmente, até mesmo as páginas falsas possuem SSL. Todo cuidado é pouco. 

Cuidado com formulários: se você for levado para um formulário é preciso ter atenção. Apenas prossiga preenchendo se estiver certo de que está em uma página verdadeira, segura e de uma empresa idônea. O preenchimento de cadastros também é uma prática comum para o roubo de dados na internet. Neste caso – de pagamento – a isca pode vir como forma de “aviso de cobrança” ou “regularize seu débito”. 

Sobre a CertiSign

A CertiSign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil.

Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa.

É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação

Acesse a coluna da CertiSign para ler outros artigos aqui!

Certisign: Biometria facial é alternativa para compra online segura e rápida

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

É tetra: Certisign é a Certificadora preferida dos gaúchos

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe os melhores conteúdos sobre segurança da informação aqui!

    Área de atuação*

    Nível de experiência*