Conforme publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em seu site no dia 17 de janeiro de 2025, o Brasil se tornou pioneiro na área da sustentabilidade contábil com a aprovação das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS 01 e 02) durante a 1.112ª Reunião Plenária do CFC
Essa conquista, fruto da colaboração entre o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e a coordenadoria Técnica do CFC, coloca o país em posição de destaque no cenário internacional.

“Quero destacar o pioneirismo do nosso Conselho Federal que, nesse processo de adoção, tem sido referido em todos os ambientes onde temos estado”, afirmou Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC.
“O Conselho Federal vem sendo citado de forma muito positiva, principalmente nos eventos internacionais. Durante a participação no Ifass Meeting [Fórum Internacional de Emissores de Normas Contábeis] e no WSS [World Standard-setters Conference] da IFRS Foundation, por exemplo, em todas as apresentações sobre sustentabilidade, o Brasil apareceu como o país que está, de forma pioneira, assumindo a adoção dessas informações”, compartilhou.
As novas normas, alinhadas aos padrões internacionais IFRS S1 e S2, visam orientar as empresas na divulgação de informações sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, auxiliando os usuários de relatórios financeiros na tomada de decisões.
“O principal objetivo é que as empresas possam, a partir de um levantamento daqueles itens de materialidade significativa, dentro do volume de informações contábeis que gerenciam, ter condições de identificar os itens com materialidade e reportar ao mercado de que forma as essas questões climática e de sustentabilidade impactam o negócio e a tomada de decisão dos investidores”, explicou Rodrigues.
A NBC TDS 01 estabelece determinações gerais sobre divulgações de informações relacionadas à sustentabilidade, enquanto a NBC TDS 02 foca especificamente na divulgação de informações sobre riscos e oportunidades relacionados ao clima, incluindo riscos físicos, riscos de transição e oportunidades disponíveis para a organização.
O processo de elaboração das normas contou com a participação da sociedade por meio de audiência pública, que recebeu 33 contribuições de 28 remetentes. “Nesse documento da audiência pública, foram tantas contribuições, de tantos assuntos diferentes, que foi feita uma organização por assuntos”, pontuou Rodrigues.
O ex-presidente do CFC e representante da entidade no CBPS, Zulmir Breda, destacou a importância da aprovação dos documentos: “De fato, acho que nós temos muito a nos orgulhar deste momento. O Conselho Federal de Contabilidade deu um passo importante na adoção dessas normas de divulgação de sustentabilidade.”
O presidente do CFC, Aécio Dantas, celebrou a conquista e ressaltou as próximas etapas: “Esse é só um passo extremamente importante que demos, um passo histórico, mas muitas ações ainda virão. Temos um trabalho incansável para disseminar essas normas de sustentabilidade e para internalizar na classe este sentimento de que [a sustentabilidade] é um assunto que nos pertence”, reforçou.
Fonte: CFC
Contábil e Fiscal tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!

MEI Precisa de Certificado Digital para Emitir Nota Fiscal?

Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!