Últimas notícias

Fique informado
Cinco coisas que você precisa saber sobre o Canal Conectividade Social

Cinco coisas que você precisa saber sobre o Canal Conectividade Social

17/12/2014

Criado em 2005 para facilitar o relacionamento eletrônico entre empresas e a Caixa Econômica Federal a respeito de assuntos relacionados ao Fundo de Garantia por Serviço, FGTS, e outros serviços. O Canal Conectividade Social ainda causa algumas dúvidas a seus usuários, e para auxiliá-los nisso, a equipe do CryptoID separou as principais informações que você necessita conhecer. Confira:

O que é?

A Conectividade Social é um canal de relacionamento criado pela Caixa Econômica Federal para a troca de informações entre a instituição financeira e as empresas referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, além de informações sobre a Previdência Social.

É através desse sistema que os empregadores cumprem suas obrigações referentes ao FGTS, como a transmissão de arquivos gerados pelo Sistema Empresa de Recolhimento e informações à Previdência Social e pelo Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS.

Como funciona

Para acessar a Conectividade Social é preciso obter um Certificado Digital ICP Brasil que acompanha as regras de segurança eletrônica determinadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, emitidos pelas autoridades certificadoras.

Com o acesso, toda e qualquer trocam de informações ou prestação de contas referentes ao FGTS e assuntos relacionados podem ser feita através do portal. Automatizando ações que levariam a maiores burocracias e tempo e custos.

Funcionalidades

Através do canal a empresa pode informar a Caixa Economica Federal sobre alterações em seu banco de funcionários, afastamentos, desligamentos e outros. Além de possibilitar que a análise de número de funcionários veiculados a empresas, dados dos trabalhadores e fazer transações de benefícios.

Necessidades

Essa ferramenta foi incorporada com a intenção de suprir as necessidades das empresas e trazer maior facilidade aos colaboradores. De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal o programa também facilitação para os trabalhadores que têm sua homologação feita de forma digital, já que as Delegacias Regionais de Trabalho e os Sindicatos podem fazer seus processos pela internet.

Vantagens
Entre as vantagens do uso desse Canal de comunicação estão: Redução de inconsistências e regularizações futuras na documentação, comodidade, diminuição de custos, sigilo e segurança nas transações, facilidade no cumprimento das obrigações com o FGTS.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<