Últimas notícias

Fique informado

Clipes que inovaram com o uso de tecnologia em suas produções, até mesmo a biométrica

11 de abril de 2023

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Tecnologias presentes no Lollapalooza 2023

O festival de música acontece neste final de semana em São Paulo e promete utilizar a tecnologia para facilitar a experiência do público

23 de março de 2023

Como funcionam as pulseiras no show do Coldplay

A banda britânica Coldplay está em turnê aqui pelo Brasil e têm mobilizado milhares de fãs que esgotaram todos os shows

18 de março de 2023

O que The Last of Us pode nos ensinar sobre Ataques DDoS?

Os ataques DDoS, negação de serviço distribuído, tem sua investida semelhante ao organismo parasitário do seriado The Last of Us

16 de março de 2023

4 mulheres influentes no mundo da tecnologia atualmente 

Conheça quatro mulheres que são exemplos de influencia e liderança

15 de março de 2023

Conheça três tecnologias utilizadas na produção de clipes musicais para levar ao público a melhor experiência audiovisual possível

Por Gabriela Romar – Equipe de redação

Gabriela Romar, equipe de redação

Diversas pessoas gostam de ouvir música por meio dos clipes, já que é um modo de assistir uma história e visualizar o que o artista quis passar com a composição.

Essas produções não deixam nada a desejar quando se diz respeito ao visual cinematográfico. Os artistas e produtores de clipes estão sempre inovando e investindo nas melhores tecnologias audiovisuais para levar ao público a melhor experiência possível.

Conheça três tecnologias utilizadas por artistas para gerar os clipes de suas músicas:

Reconhecimento facial em “Chains”, do Usher

Em 2015, o cantor norte-americano Usher lançou sua música chamada “Chains”, que fala sobre o combate ao racismo nos Estados Unidos.

Produzido em São Paulo por um escritório de uma agência global de criação, o clipe usa o reconhecimento facial para interagir com os espectadores e passar uma mensagem ainda mais impactante sobre a música.

O vídeo foi lançado em um streaming voltado apenas para música e funciona do seguinte modo: ao longo da canção, fotos e textos sobre casos reais de racismo são exibidos na tela e, se o espectador para de olhar, o som automaticamente para e uma mensagem escrito “Não desvie o olhar” aparece na tela. Para esse efeito, foi utilizada uma solução que integra o site com a câmera do dispositivo do usuário.

Após o lançamento desse clipe, diversos outros artistas se inspiraram em Usher e utilizaram o reconhecimento facial para produzir vídeos interativos para suas músicas.

Video 360º de “Waiting for Love”, do Avicii

O cantor sueco Avicii lançou em 2015 o sucesso “Waiting for Love”, junto de um clipe inovador na época, gravado em 360º.

O vídeo pode ser controlado por meio de botões direcionais, de uma forma em que o espectador pode selecionar o ângulo em que deseja assisti-lo. Esse tipo de formato tem total relação com a realidade virtual, visto que tecnologias similares são utilizadas para a produção dos dois.

A gravação 360º é realizada com duas câmeras especiais, que produzem um efeito de três dimensões, com profundidade entre o primeiro e o segundo plano. Após a gravação, as imagens são editadas em um software para finalizar a produção e juntar as imagens.

Essa tecnologia passa a sensação de “estar lá” para quem assiste o vídeo, permitindo com que a pessoa explore cada canto do ambiente gravado.

Projeção mapeada em “This is What You Came For”, do Calvin Harris

Sempre inovando nas tecnologias em seus clipes, o DJ Calvin Harris lançou, em 2016, a música “This is What You Came For”, em parceria com a cantora Rihanna, e produziu um clipe cheio de video mapping.

O vídeo conta com um show visual de projeções mapeadas, mesclando o 3D com a interatividade. A tecnologia funciona criando ilusões de ótica e aumentando a noção de movimento, o que transforma o espaço e torna tudo o que está sendo projetado mais real.

O video mapping depende de softwares especializados para preencher o espaço com as imagens formadas virtualmente e transformar a área projetada em uma extensão do vídeo projetado.

Essa tecnologia, além de utilizada na produção de clipes, também está muito presente em eventos e é a principal parte das exposições imersivas, que estão famosas atualmente.

É extremamente importante perceber que a presença de tecnologias avançadas está mais no nosso cotidiano do que imaginamos. Acompanhe os artigos que postamos aqui no portal e fique ligado nas próximas novidades.

O que é realidade virtual?

O que é Inteligência Artificial?

Tecnologias de reconhecimento no Show do Imagine Dragons

Tecnologias presentes no Lollapalooza 2023

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!

CATEGORIAS

Destaques ID Flash