A Vice-presidente da Ilegra comenta sobre o uso da tecnologia da nuvem e como essa tecnologia mudou e vem se alterando no curso da quarentena
Por Caroline Capitani
O modelo de trabalho está em constante evolução e prevê que empresas implementem uma série de mudanças para se adaptarem ao novo cenário.
A jornada digital do colaborador se modificou no início do ano, quando a pandemia mundial de Covid-19 exigiu que as empresas mantivessem times remotos para seguirem em operação, e continuará evoluindo.
De acordo com o Information Services Group (ISG), a pandemia e os lockdowns aceleraram os esforços em inovação como resposta à crise, levando as empresas a realizarem em dois meses o que seriam projetos desenvolvidos em anos.
Foram exigidas mais automação e colaboração virtual. Para a consultoria, soluções e serviços de negócios digitais são essenciais para a maioria das empresas que buscam implementar novas tecnologias e formas de trabalho.
Em meio à necessidade de acompanhar os novos jeitos de trabalhar e de impulsionar as empresas no cenário digital, ferramentas de digital workplace – utilizadas para produzir de forma colaborativa, criar conteúdo, analisar dados e consumir informações – estão passando por uma transformação significativa.
Todas essas mudanças fornecem às organizações uma oportunidade única de melhorar substancialmente seus resultados de negócio, pois incentiva que a força de trabalho se torne mais hábil digitalmente. Segundo a Gartner Consultoria, digital dexterity (ou destreza digital, em tradução livre) é a intenção e a capacidade de usar a tecnologia para obter retornos mais efetivos..
Em geral, as organizações costumam tratar a transição para cloud office como uma atividade centrada em TI. No entanto, o sucesso do projeto de implantação das ferramentas de escritório em nuvem depende diretamente do engajamento dos funcionários.
Em um escritório virtual, unir tecnologia a esforços para um trabalho colaborativo é imprescindível, visando a produtividade, redução do turnover, otimização dos processos, fortalecimento do employer branding e customer experience.
Não se pode falar em mudança, sem falar sobre a participação efetiva dos colaboradores neste processo de transformação.
Soluções que exigem mudança de cultura da tecnologia
Pesquisas da Gartner Consultoria com CEOs indicam que a transformação que os gestores esperam nos talentos de suas empresas passa por torná-los mais proativos, centrados na tecnologia, colaborativos, inovadores e empoderados. Todas essas características são potencializadas com a destreza digital.
Líderes responsáveis por tecnologia devem colaborar efetivamente com os objetivos de transformação digital das empresas. Para isso, precisam também evoluir a cultura dos colaboradores, facilitar novos modelos de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos profissionais, conforme as expectativas do mercado de trabalho.
Idealizar uma cultura digital first requer uma prática avançada em gestão da mudança organizacional, incluindo a integração de colaboradores em diferentes regiões, bem como saber lidar com a coexistência geracional, considerando que nem toda a força de trabalho é nativa digital.
Neste processo, são bem-vindos a aplicação dos princípios de design thinking e o envolvimento dos usuários na criação de forma conjunta, desenvolvendo um ecossistema que colabora com diferentes tecnologias para ampliar a produtividade dos colaboradores.
As soluções digitais de colaboração ganharam força. Toda a rede de colaboração dentro de um ecossistema digital possibilita o trabalho remoto, o ambiente tecnológico aliado aos esforços do recursos humanos, em prol da produtividade e competitividade.
Empresas que investem em cultura digital first estarão mais bem posicionadas para atender às demandas em constante evolução de seus clientes, oferecendo para todos os públicos uma experiência aprimorada.
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