Últimas notícias

Fique informado

CNH digital começa a valer na América do Sul

11 de novembro de 2020

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Assim como a CNH, documento de carro também terá versão digital

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que até o final deste ano passará a ter versão digital em todos os Detrans.

29 de agosto de 2018

Agora, os motoristas brasileiros terão mais facilidade para transitar por países da América do Sul usando a CNH digital. Isso graças ao Vio, o novo aplicativo brasileiro que acaba de ser liberado no exterior

aplicativo Vio, que verifica autenticidade de documentos, está disponível para as autoridades de fiscalização de nove países da América do Sul, são eles: Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Paraguai; Peru; Uruguai e Venezuela.

O app foi desenvolvido pelo Serviço Federal De Processamento de Dados (Serpro), ele é capaz de ler o QR Code da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), em suas versões impressas ou digitais.

+ CNH digital

O Vio não só verifica a CNH e CRLV, como também checa a validade das Placas de Identificação Veicular (PIV) ou placas Mercosul. Por meio do software, autoridades estrangeiras poderão checar informações de motoristas e veículos do Brasil. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão executivo responsável por fixar os programas de trabalho e de negociar acordos em nome do Mercosul.

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio na App Store ou na Google Play de seu país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais.

Esse app substitui os documentos em papel e também tem a função de avisar ao motorista quando seus documentos irão vencer. Essa opção é importante para que não se perca o prazo de atualização dos mesmos.

App verifica autenticidade de documento de veículo na América do Sul

O aplicativo Vio desenvolvido para verificar a validação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) já está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google (App Store e no Google Play) dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias, de acordo com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Com o aplicativo, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que reúne a CNH e o CRLV digitais.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão responsável por negociar acordos em nome do Mercado Comum do Sul (Mercosul, grupo que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Segundo o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes, o principal benefício é que os órgãos de fiscalização de todos esses países passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros.

“A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil”, explicou em nota.

O aplicativo verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV. O aplicativo também pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).

“Com a disponibilização do Vio, ficam superados os obstáculos técnicos para a validação, em nove países, da CNH, do CRLV e da PIV. Agora, a aceitação dos documentos depende do engajamento dos órgãos de fiscalização de cada um deles”, informa o chefe de Divisão de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro.

Fonte: Carro.Blog.Br

e-CPF facilita o acesso à CNH digital. Ouça

CDT traz aviso de prorrogação do prazo de vencimento da CNH

CNH Digital atinge um milhão de usuários

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest | Instagram | Twitter | Facebook | LinkedIn