Evento contou com apresentação de casos de sucesso de clientes VTEX, discussões sobre tendências, tecnologia e negócios
Em seu retorno presencial com plena capacidade, o VTEX DAY 2023, um dos maiores eventos de digital commerce do mundo, reuniu mais de 20 mil pessoas por dia, entre 5 e 6 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Em 54 mil metros quadrados ocupados, os participantes puderam assistir a mais de 100 palestras e debates sobre tendências tecnológicas para o varejo.
Ao todo, os visitantes conferiram 60 horas de apresentações e demonstrações das possibilidades de transformação digital do setor. O público também teve a oportunidade de visitar e conhecer produtos e serviços de 249 expositores – sendo 195 deles patrocinadores, um número 25% maior do que na edição de 2022. A
magnitude do evento colocou definitivamente o VTEX DAY no calendário global das mais relevantes convenções de digital commerce no mundo.
No ano passado, ainda na modalidade híbrida, o VTEX DAY registrou um público de cerca de 15.000 pessoas. “Os números deste ano demonstram o crescimento do evento e como ele caminha para se tornar o mais relevante encontro de digital commerce do mundo”, celebrou Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX.
“Pessoas de quase dez países vieram ao Brasil para o VTEX DAY, o que demonstra a relevância do evento não apenas para o setor de varejo, mas inclusive para o turismo de negócios em São Paulo”, analisou.
No primeiro dia, Mariano recebeu Gisele Bündchen no palco principal do evento. Durante mais de uma hora, a supermodelo dividiu com a audiência um pouco de sua história de vida e os desafios que venceu do dia que saiu da pequena Horizontina, no interior do Rio Grande do Sul, até se tornar um ícone das passarelas em todo o mundo.
Gisele se emocionou ao falar para o público sobre o papel da sua família ao apoiá-la durante sua jornada profissional que a colocou no hall de pessoas mais influentes da história.
“Gisele, assim como o Ayrton Senna, o Pelé e a VTEX mostram que nós brasileiros podemos sim ser grandes referências internacionais. Pessoas ordinárias com foco e determinação podem realizar coisas extraordinárias e assim virarem inspiração para muitas outras”, afirmou o co-CEO da VTEX.
Jessica Watson, a mais jovem velejadora a dar a volta ao mundo sozinha; Karol Meyer, mergulhadora brasileira oito vezes recordista mundial de apneia, e o maestro João Carlos Martins também inspiraram a plateia com histórias de suas trajetórias até se tornarem referência internacional em suas áreas.
“São pessoas comuns, com feitos extraordinários. Elas têm o poder de realmente inspirar a sociedade“, disse o fundador.
Casos de sucesso
A forma como grandes marcas globais têm evoluído suas arquiteturas de ecommerce, a implementação da cultura de inovação na AWS e a adoção de práticas de sustentabilidade e impacto social no varejo foram alguns dos temas discutidos durante o segundo dia do VTEX DAY.
Executivos de grandes marcas do varejo no mundo contaram como suas organizações têm utilizado a plataforma VTEX – e a arquitetura composable – para transformar seus negócios de comércio digital.
A inovação baseada em microsserviços e em pragmatic composability já é realidade em gigantes como Carrefour e Motorola.
Durante o segundo dia do evento, Lou Canjar, diretor global de TI da Motorola, e Olivier Gibert, Global Chief Technology Officer do Carrefour, dividiram com a plateia do VTEX DAY as trajetórias de suas empresas na adoção dessas arquiteturas.
Na Motorola, contou Canjar, o desafio foi contar com sites capazes de transmitir aos consumidores a história da marca e as qualidades dos produtos.
Segundo ele, a arquitetura de microsserviços permitiu à empresa estruturar sites nos quais toda essa jornada está coberta. “Fizemos um excelente trabalho em otimizar a jornada do cliente e alcançamos resultados recordes nos EUA”, completou.
A abordagem pragmática para o composable também ajudou o Carrefour a acelerar a sua jornada de transformação do comércio digital. Em bate-papo com Alexandre Soncini, co-fundador da VTEX, Gibert contou como a gigante supermercadista vem alcançando agilidade de mercado e alinhamento estratégico entre negócios e TI.
“Tínhamos o desafio de transformar o Carrefour em uma companhia digital que utilizasse tecnologia e dados para alcançar maior desempenho e se preparar para o futuro”, revelou.
O Carrefour substituiu sistemas de negócios e comércio digital desintegrados por plataformas globais baseadas em microsserviços. A empresa utiliza a plataforma VTEX como base para a sua estratégia de transformação.
Gilbert afirma que a rede não adotou composable por razões tecnológicas, mas para alcançar uma meta de melhor atendimento ao cliente.
“Precisávamos de uma plataforma confiável, estável e que nos permitisse acelerar o time-to-market e garantir melhor experiência aos clientes”, afirma.
Presenças internacionais
Além da agenda do palco principal com representantes de multinacionais e institutos internacionais, o VTEX DAY também recebeu a comitiva do VTEX Experience.
Uma delegação de executivos C-level de grandes empresas globais, convidados pela VTEX, participou de uma experiência imersiva na qual se reuniram com especialistas do varejo para trocar experiências sobre transformação digital e tendências de ecommerce.
Ao todo, a equipe foi formada por 142 participantes, entre clientes, especialistas e executivos do varejo – do Brasil, Estados Unidos, América Latina, Ásia e Pacífico e Europa, África e Oriente Médio.
Responsabilidade ambiental e social
Este ano, o VTEX DAY recebeu o selo de evento neutro pela Eccaplan – o que significa que toda emissão de carbono durante a montagem e convenção em si foram precificados e compensados com investimento em iniciativas de combate aos efeitos da mudança climática no Brasil.
Além disso, durante os dois dias do VTEX DAY, uma programação especial foi oferecida a jovens de 4 ONGs parceiras e projetos sociais voltados à tecnologia e transformação social – e para alunos selecionados do programa Digit.all, que provê bolsas de formação gratuita para acelerar a carreira de grupos sub-representados (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAP+) no mercado de comércio digital.
As delegações das instituições escolhidas seguiram uma agenda com visitas guiadas por palestras de interesse, promoção de conversas com profissionais da área e reuniões mediadas pela VTEX com patrocinadores e apoiadores de grandes empresas presentes.
O evento ainda recebeu duas turmas de adolescentes em vulnerabilidade social em busca de formação profissional em TI e produção de eventos.
Uma delas do Instituto Jatobás, ONG de formação e conscientização pessoal e técnica, que recebeu uma aula da equipe de organização do VTEX DAY. A segunda foi organizada pela VTEX em parceria com a Fundação Casa, que abriga jovens em medidas socioeducativas.
Os atendidos pela instituição fazem parte de um programa de ensino de Tecnologia da Informação e foram recebidos pela organização do evento em uma agenda especial de participação e conteúdo – se impressionando com a grandeza e integração da convenção.
Expansão do evento
Em 2023, o VTEX DAY expandiu suas atrações. Este ano, o evento foi palco para um desfile de moda das marcas Aramis, Bagaggio, Constance e Fila. As lojas mostraram ao público novidades de sua coleção disponíveis na plataforma de LiveShopping da VTEX.
Os participantes puderam acompanhar o mesmo conteúdo das telas do evento em seus celulares e computadores – e também comprar as peças sem parar de acompanhar o desfile.
O VTEX DAY contou com uma área de Business patrocinada pelo LinkedIn, onde empresas se encontraram individualmente ou em grupos para concluir negócios, e com a gravação de episódios de um podcast focado em inovação e tecnologia, coordenado por Alfredo Soares, influencer digital e co-fundador da escola de negócios G4 Educação.
Além de muito conteúdo e networking, o VTEX DAY também ficou marcado pela competição no Hackathon.
O desafio dos participantes era construir soluções de split para pagamentos na plataforma de ecommerce da VTEX de ponta a ponta – do cadastro de um afiliado até o final do fluxo, com a loja tendo o entendimento desse processo.
Este ano, a premiação foi anunciada no palco principal do evento. Dentre as 10 equipes participantes, o time da Avanti ficou em primeiro lugar, o da Codeby, a Keyrus Company, ficou em segundo e o da B8one ficou em terceiro. As três equipes foram premiadas com gadgets da Amazon, uma vez que a disputa foi patrocinada pela AWS.
Para completar, o espaço da Retail Area, presente no ano passado, retornou e reuniu lojas conceito da marcas Amigos do Bem, Bagaggio, Iron, Motorola, Pague Menos, Philip London, Polishop e Universal.
Os espaços foram especialmente construídos para demonstrar as novidades em termos de operações de vendas durante o evento – e de forma a explorar a omnicanalidade e unified commerce de seus serviços. Além de novidades, também ofereceram descontos exclusivos para os participantes do VTEX DAY.
Música boa
Para celebrar o sucesso do evento, o público assistiu a um show do grupo Casuarina, com participação especial da sambista Roberta Sá e do rapper Rael.
O repertório de samba produzido pelo músico Zé Ricardo, responsável pela curadoria artística do Rock in Rio, foi intercalado com a história do ritmo no País.
E não foi escolhido por acaso: criado no Brasil no início do século XX para ganhar o mundo, ele é hoje um dos grandes símbolos culturais brasileiros no exterior.
Assim como muitos dos organizadores, participantes, palestrantes e expositores do evento, o samba enfrentou preconceitos, superou desafios e venceu obstáculos para chegar à posição de destaque mundial que tem hoje.
VTEX DAY 2024
A próxima edição do VTEX DAY está prevista para abril de 2024. Em breve mais informações em www.vtexday.com.br
Soluções de IA são destaque no VTEX Day
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