De criação de imagens a produção de campanhas e catálogos, saiba como a inteligência artificial está inserida na indústria da moda
Por Gabriela Romar – Equipe de redação
Há um tempo, tudo que é postado na internet está disponível para sistemas de inteligência artificial leres e, a partir disso, elas se tornam capazes de analisar e produzir respostas em forma de texto, imagens e até áudios.
As novas tecnologias que surgiram a partir da IA estão impactando a forma de funcionamento de empresas, marcas e até o nosso dia a dia. Muita gente já incorporou plataformas como o famoso Chat GPT em seu cotidiano. E na indústria da moda isso não seria diferente.
Inteligência Artificial na moda
Uma área da moda que está cada vez mais imersa no uso da IA é a criação de imagens. Além de facilitar e agilizar o processo de criação, as pessoas se inspiram na imagem gerada pela inteligência artificial e as personalizam do seu jeito, mas de uma forma muito mais rápida do que começar o processo do zero.
Imagens de modelos virtuais geradas pela IA estão sendo vistas pela internet e até utilizadas por grandes revistas do assunto. Elas ajudam na produção de catálogos e campanhas publicitárias, usando como base as roupas criadas pelo respectivo estilista.
A possibilidade de personalização também é um grande benefício da inteligência artificial na área de criação da moda. Baseado em diferentes dados dos consumidores, ela pode gerar peças, textos e até modelos com as características similares com o estilo de cada pessoa.
Entretanto, existem alguns desafios da IA nesse universo, como a falta de autenticidade. Apesar da possibilidade que a tecnologia da de personalização e facilidade no momento da criação, as produções não refletem completamente a individualidade e personalidade de cada designer, o que pode deixar as campanhas com sensação de artificialidade e, dessa forma, similaridade com outras já existentes.
As pessoas envolvidas na parte criativa de campanhas e catálogos – como fotógrafos, modelos, maquiadores, designers – são prejudicadas com o uso da inteligência artificial. A partir do momento que a tecnologia é utilizada, a necessidade de ter essa equipe toda é reduzida, o que causa um grande impacto no mercado.
O uso da IA na moda apresenta diversos benefícios, mas também alguns desafios e problemas, por isso ela deve ser analisada e usada com cautela, sempre analisando a recepção do público e os impactos no mercado. Porém, é importante que essa indústria esteja inserida dentro do universo tecnológico e acompanhando as últimas tendências dele.
É extremamente importante perceber que a presença de tecnologias avançadas está mais no nosso cotidiano do que imaginamos e revolucionando grandes mercados. Acompanhe os artigos que postamos aqui no portal e fique ligado nas próximas novidades.
Moda digital: como funciona o mercado “cripto fashion”?
Cibersegurança nas produtoras cinematográficas
4 mulheres influentes no mundo da tecnologia atualmente
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!