Últimas notícias

Fique informado

Como diminuir o alto custo com impressão no hospital com o Prontuário Eletrônico do Paciente(PEP)? – Ouça

14/02/2020

Spotlight

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Prescrição Médica é assinada com Certificado Digital – Ouça

Neste artigo vamos te mostrar os benefícios da Prescrição Médica com Certificado Digital e como ela impacta no meio ambiente dos hospitais.

06/02/2020

Prontuário Médico: guarda e manuseio de documentos – Ouça

O Prontuário Médico é um documento de propriedade do paciente, mas o médico ou a instituição de saúde têm a obrigação de guardá-lo.

28/01/2020

Com o uso de um PEP que tenha Selo CFM-SBIS ligado a um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, os prontuários de papel podem ser descartados após serem digitalizados 

Por Certisign

Impressoras, papeis, tintas, pastas, espaço para armazenamento, pessoas para cuidar dos documentos… Olhando de fora, pode parecer que os custos com impressão nos hospitais são poucos, mas, somando tudo isso, podemos ver que pode ser sim um problema na hora de fechar as contas.

Porém, existe também uma solução que, além de diminuir drasticamente os custos com impressão no hospital, também tem vários outros pontos positivos. Sabe do que estamos falando? Do Prontuário Eletrônico do Paciente, que também é chamado de PEP.

O que é Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

Resumidamente, o Prontuário Eletrônico do Paciente é uma versão digital do Prontuário Médico, que por sua vez, é um conjunto de documentos que registram as informações referentes aos cuidados médicos e paramédicos prestados a um paciente.

Como o PEP pode ajudar os hospitais?

Com o uso de um PEP que tenha Selo CFM-SBIS ligado a um Certificado Digital padrão ICP-Brasil, os prontuários de papel podem ser descartados após serem digitalizados. E, como é necessário o uso de Assinatura Digital no PEP, os prontuários feitos digitalmente têm valor legal, portanto não é necessário imprimi-los e assiná-los, gerando uma economia de papel significativa. Além disso, o PEP contribui com a melhoria no atendimento de pacientes e com uma melhor segurança para os documentos.

Vantagens do PEP

Além de diminuir custos com os papeis, impressoras, tintas e etc, o hospital ganha em outras questões também, como:

1. Remanejamento de recursos

Todo o dinheiro que antes era usado para fazer impressões e armazenar documentos físicos pode ser usado para outros fins, inclusive para cobrir o investimento da implementação do Prontuário Eletrônico no hospital. Até mesmo as salas que eram usadas para fazer o armazenamento dos documentos podem ser reutilizadas como novos consultórios, novas salas de exame ou o que mais o hospital precisar.

2. Sustentabilidade

Outro ponto positivo da diminuição com custos de impressão em hospitais com o uso do PEP é a sustentabilidade. Por exemplo, assinando digitalmente 100 documentos por mês:

● 2 árvores deixam de ser cortadas;
● 240 kWh de energia deixam de ser consumidos;
● 1.350 litros de água são economizados;
● 2.433,77 kg de Co2e*/ano deixam de ser emitidos.

Fonte: Certisign Explica

Para hospitais: Certisign apresenta Certificação na nuvem para PEP e assinatura eletrônica

Prontuário Médico: guarda e manuseio de documentos – Ouça

Como resgatar créditos da Nota fiscal Paulista com Certificado Digital – Ouça

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! PEP

  Explore outros artigos!