Últimas notícias

Fique informado

Como incluir autenticação biométrica no onboarding de clientes

2 de junho de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A autenticação biométrica é um sistema de identificação. Esse é o recurso de segurança e validação mais seguro que a tecnologia atual oferece

Por Gabriela De Rolt

Gabriela de Rolt, Chief Marketing Officer na BRy Tecnologia

Isso se torna uma barreira contra fraudes, já que cada pessoa é única. Quando se trata de instituições financeiras, o fator segurança é uma questão ainda mais importante e delicada. Para evitar golpes e aumentar a sua credibilidade, o ideal é incluir a autenticação biométrica ainda no onboarding. Veja como fazer isso e por onde começar. 

O que é autenticação biométrica? 

A autenticação biométrica é a verificação da identidade de uma pessoa a partir de suas características físicas, comportamentais ou biológicas. 

Para isso, podem ser avaliados diferentes tipos de atributos, como partes do corpo, genética, tom de voz e até mesmo o jeito de escrever. 

Para o seu processo de onboarding, os tipos de autenticação biométrica indicados são:

Onboarding de clientes em instituições financeiras 

O onboarding digital é a etapa de integrar o seu cliente a um sistema ou ambiente. No caso de instituições financeiras, esse processo contempla a abertura de contas, contratação de produtos ou adesão a serviços. 

Essa é uma forma rápida, prática e um grande diferencial competitivo que as fintechs encontraram. Afinal, o conceito desses negócios e de contas digitais é a praticidade e acessibilidade. 

Nesse sentido, o onboarding digital vem sendo a preferência de consumidores que buscam agilidade na sua rotina. E, para atender esse público, desde o cadastro do cliente no sistema da sua instituição até a verificação, é preciso contar com tecnologias de segurança. 

Afinal, é nessa etapa que o seu cliente enviará documentos, dados pessoais e bancários, ou seja, informações sensíveis.

Qual o papel da biometria facial nesse processo? 

O papel da biometria facial no processo de onboarding digital é o de proteger a sua instituição financeira e o seu cliente. 

Para isso, os sistemas de autenticação biométrica atuam na identificação das identidades, como barreira para fraudes. Dessa forma, evitam-se crimes, golpes e riscos financeiros para você e para o seu cliente. 

As vantagens da autenticação biométrica no onboarding de instituições financeiras 

As camadas de segurança, quando aplicadas corretamente, não se tornam um empecilho para o cliente. 

Muitos gestores ainda acreditam que processos demais podem ser cansativos. No entanto, isso é um equívoco. 

A autenticação biométrica em processos de onboarding é prática, funcional, rápida e de fácil aplicabilidade. Por isso, destacamos as principais vantagens para você:

  • Não há necessidade do cliente se deslocar
  • Redução de custos para a sua instituição
  • Bloqueio de hackers e criminosos 
  • Processo simples de implementação
  • Credibilidade para a marca da sua instituição
  • Segurança
  • Melhor experiência para o seu cliente

Como incluir a autenticação biométrica no onboarding de clientes? 

A implementação da autenticação biométrica no onboarding digital é feita por meio de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações). 

Trata-se de uma tecnologia que permite fazer a integração e comunicação entre softwares, para desenvolver plataformas e disponibilizar outros recursos para os seus clientes. 

Por exemplo, no caso da autenticação biométrica, você utiliza uma API da BRy para que possa implementar a identificação biométrica no seu onboarding. 

Na verdade, as APIs são a única maneira de incluir a autenticação biométrica para o seus sistemas. Fora isso, você precisaria desenvolver uma aplicação própria. Portanto, utilizar uma API terceirizada é uma forma de reduzir custos com desenvolvimento, garantir mais segurança de aplicações que já foram testadas, atualizadas e já estão em uso. 

Pronto para subir o seu nível de conhecimento em biometria? Acesse o material Biometria: tudo o que você precisa saber para implementar e dê os primeiros passos para uma melhor experiência para o seu cliente e a camadas de segurança na sua instituição financeira.

Publicado originalmente por BRy

Offboarding: como preparar o desligamento de colaboradores

Como incluir autenticação biométrica no onboarding de clientes

Admissão digital: como funciona o processo + 4 dicas

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer!

Sobre a BRy Tecnologia

Fundada em 2001 por professores universitários apaixonados por tecnologia, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos.

O propósito da empresa é ajudar a desburocratizar processos por meio da transformação paperless, facilitando a vida das pessoas e das organizações.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento está presente desde a concepção da BRy, com parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira. Esse foco permitiu que a empresa tivesse a maior gama de soluções em segurança digital do país, desde Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo e Certificação Digital até assinatura com publicação em rede Blockchain.

Seus produtos e serviços otimizam tempo e recursos e facilitam os processos, garantindo segurança e integridade das informações. Com soluções para mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.  

Leia outros artigos da BRy Tecnologia que publicamos!