Menu

Últimas notícias

Fique informado

Como os certificados digitais aumentam a produtividade no RH? Ouça

09/10/2020

Spotlight

Crypto ID, ATID e AARB conversam com Deputado João Campos sobre a Lei 14.063/20

Entrevistamos o Deputado João Campos, um dos principais protagonistas da

08/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Presidentes da ATID e AARB são entrevistados sobre a Lei 14.063/2020

A entrevista trata dos três tipos de assinaturas eletrônicas criada pela Lei 14063/2020, também aborda a questão da videoconferência e muito mais. Confira!

01/10/2020

A Lei 14.063/2020 reconhece o valor das assinaturas digitais e faz a distinção entre assinaturas avançadas e qualificadas

A aplicação da Lei 14.063/2020 está direcionada à comunicação com entes públicos, mas é um passo importante para a consolidação da identificação digital no mercado brasileiro para o relacionamento de empresas privadas e suas comunidades.

30/09/2020

Os profissionais dedicados à gestão de pessoas estão sempre em busca de boas práticas para aumentar a produtividade no RH

O que alguns já sabem é que investir em tecnologias e soluções seguras como os certificados digitais ajuda nessa tarefa.

certificado digital é a identificação de uma pessoa, empresa ou equipamento no mundo digital. Com ele, é possível assinar digitalmente documentos eletrônicos com validade e segurança.

Você consegue imaginar de que forma isso favorece a realização de atividades no RH?

Se você deseja aprimorar a produtividade no RH de sua empresa com o certificado digital, continue lendo este artigo!

O que é RH digital?

Sem dúvidas, a tecnologia está revolucionando o setor de Recursos Humanos e modificando processos operacionais. Dessa forma, muitos dos obstáculos enfrentados pela área ganham soluções práticas e ágeis.

O processo de automatização e descentralização dos Recursos Humanos é nomeado de RH digital. Advindo da transformação digital, ele utiliza o melhor da tecnologia, a fim de minimizar os desafios da área.

Um deles diz respeito à segurança e à autenticidade da informação. Afinal, os profissionais de gestão de pessoas precisam recepcionar, processar, analisar, armazenar e transmitir dados.

Nesse sentido, o certificado digital cumpre um excelente papel. Ele permite que tarefas práticas do dia a dia se tornem simples de serem realizadas, como o acesso ao e-Social e assinatura de contratos e documentos.

Imagine os funcionários assinando o espelho de ponto, o aviso de férias, solicitações de benefícios e outros itens, tudo on-line e com validade garantida pela assinatura com certificado digital? Só neste exemplo, já dá para ver a diminuição do uso de papéis e de processos no RH e na empresa como um todo.

Para entender de que forma essas e outras facilidades tendem a melhorar a produtividade do RH de sua organização, é fundamental conhecer os benefícios que a tecnologia traz para o setor.

Quais as vantagens de investir em tecnologia no setor de RH?

Confira a seguir algumas vantagens de apostar em inovações nas empresas. Por meio delas, fica mais simples entender como reduzir custos, otimizar tempo e processos e apostar em segurança da informação. Saiba de que maneira o RH digital tende a mudar a realidade de toda a corporação!

Analisar metas

É preciso que o RH analise constantemente as metas da organização, de forma a alinhá-las com os colaboradores e garantir vantagem competitiva respeitando limites. Por meio da tecnologia, isso torna-se algo simplificado. Afinal, a modernidade traz uma série de ferramentas para os profissionais, que passam a atuar de forma estratégica. Dentre elas, é possível citar:

  • softwares voltados para descentralização;
  • programas on-line e práticos;
  • eliminação de documentos físicos em prol dos eletrônicos e assinados digitalmente;
  • soluções corporativas para assinatura digital de documentos.

Melhorar a contratação

Contratar com menos trâmites, mais praticidade e agilidade permite que os funcionários do RH tenham mais tempo para focar em estratégias que aprimoram os resultados da corporação.

Um recrutamento remoto, realizado por videoconferência por exemplo, é uma forma de usar a tecnologia a favor da produtividade. E ainda neste cenário, assinar o contrato de trabalho com certificado digital.

Otimizar tempo

Uma das melhores formas de aumentar a produtividade do RH digital é por meio de uma boa gestão de tempo. Organizar, priorizar e executar são pontos essenciais para que tudo seja direcionado corretamente e as atividades sejam cumpridas no prazo.

Novamente, a tecnologia é uma grande aliada. Ela categoriza compromissos por importância, ativa alarmes e auxilia na delegação de funções e tarefas.

Como o certificado digital ajuda na produtividade no RH digital?

Entendemos os motivos pelos quais a tecnologia aumenta a produtividade no RH digital, mas de que forma o certificado digital, propriamente dito, atua nesse sentido?

Bem, é por meio desse serviço que grande parte das tarefas incluídas nas rotinas do setor é facilitada. Pense em atividades que exigem segurança de dados e financeira.

Transações on-line

Transações on-line, em especial as financeiras, movimentam uma grande quantidade de dados. É fundamental que haja segurança em sua realização.

Como o RH tende a lidar com um grande número de notas fiscais eletrônicas e demais documentos desse tipo, como NFS-e, NFC-e ou MDF-e, o certificado é de grande utilidade para dar validade e segurança ao processo.

Emitir e assinar digitalmente esses documentos com certificado digital, torna o processo mais ágil, eliminando todas as etapas que o uso de papel exigiria, aumentando assim, a produtividade no RH digital.

Documentação

Categorizar, armazenar e promover fácil acesso à documentação de membros da corporação tende a ser uma tarefa desafiadora. Quanto maior a empresa, maior o volume de dados. Nesse sentido, é preciso ter atenção, cuidado e capricho ao manuseá-los.

O e-Social torna mais simples o ato de lidar com as informações pessoais da equipe de forma segura e autêntica. Ele organiza, em uma só plataforma, várias funções que passam pelo RH, como alteração, exclusão e inclusão de registros de funcionários. Para usá-lo, é necessário o certificado digital, que garante a segurança e validade ao acesso e envio dos dados.

Timestamp

Muitos documentos que hoje estão em papel podem se tornar digitais. O timestamp, ou carimbo do tempo, ajuda a garantir a temporalidade. Ele aponta a data e a hora em que um arquivo foi gerado ou alterado pela última vez. Por meio dele, garante-se a proteção contra alterações e a veracidade dos dados contidos a partir de uma data específica e que precise de detalhamento.

Nesses casos, documentos que exijam um alto grau de segurança e controle em processos do RH por exemplo.

Apresentamos algumas possibilidades de uso e aplicação do certificado digital para aumentar a produtividade no RH. São alguns exemplos de processos que exigem agilidade, segurança e eficiência.

Valid Certificadora é uma empresa que trabalha com emissão e renovação de Certificados ICP-Brasil, como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, TLS/SSL e outros. Sua autoridade na área é garantida pelo credenciamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e de sua vasta experiência positiva com o mercado.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto e quer garantir melhorias para sua empresa, entre em contato conosco e fale com nosso time de profissionais especializados em certificação digital.

Fonte: Pode Contar pela Valid

PIX: A BluPay, empresa do grupo Valid, explica detalhes da tecnologia que vai revolucionar o mercado. Ouça

Segurança em nuvem: o uso do HSM para certificados digitais. Ouça

Sobre a Valid

Vivemos na economia da confiança. Nessa economia, a moeda é a identidade, e identificação é o que dá valor a ela. Para a Valid (B³: VLID3 – ON), identificação é reconhecer algo ou alguém como verdadeiro.

Estamos no seu RG, nos seus cartões de banco, nas transações que faz pelo celular e em todos esses lugares, usamos tecnologia de ponta. Somos 6,000 colaboradores em 16 países levando em consideração as particularidades culturais e regionais, para entregar soluções personalizadas e integradas. No Brasil somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. Identificação é nossa razão de ser. Para saber mais, acesse www.valid.com .

Entenda o uso do certificado digital para acesso ao Siscomex. Ouça

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin

Pular para a barra de ferramentas