Últimas notícias

Fique informado

Como se proteger na Black Friday – Ouça

29/11/2019

É dia de Black Friday e nesse momento de tantas promoções é preciso saber como manter seus dados seguros na hora de realizar alguma compra

Por Lucas Vieira

Lucas Vieira – Gerente de Produtos da Soluti

A Black Friday é uma data de renovação de estoque celebrada em diversas partes do mundo. E para se prevenir de possíveis problemas nas compras, aí vão algumas dicas para você enquanto consumidor. Elas também servem como as melhores práticas que um e-commerce pode adotar para recepcionar bem seus visitantes e clientes.

A primeira de todas é a mais famosa por sinal. Desconfie de ofertas com valores muito abaixo dos demais sites que também possam estar em oferta. Pesquise em mais de um local antes de finalizar sua compra de Black Friday. Sempre que clicar em algum produto e for navegando pelo site, observe se o domínio em que você está é o mesmo de quando entrou, e se ele faz referência ao nome da empresa detentora do e-commerce.

Sites falsos podem até ter as mesmas informações e até o mesmo logotipo, mas não podem ter o mesmo domínio. Por fim e mais importante, veja se o site possui um Certificado Digital SSL. Ele é a identidade do site e certifica que o ambiente está criptografado. Clique no cadeado e abra o Certificado para ver o nome da empresa detentora do domínio, isso é uma boa prática adotada pelos melhores e-commerces.

Dê preferência para sites que você já conhece e que já comprou alguma vez no passado, mesmo não sendo Black Friday. Seu cadastro já estará realizado e as chances de você ter problema são mínimas. Se isto não for possível, veja se o site possui integração com empresas de pagamento online, que centralizam as operações dos seus dados de compra, e não exigem que você digite seu cartão de crédito em toda operação.

Utilize uma rede doméstica para realizar as compras – rede pública jamais. Quando estiver na rede, certifique-se de que a senha de acesso seja forte, impossibilitando que outras pessoas se conectem a ela no momento da sua aquisição, e vejam algum dado que você esteja inserindo.

Se você prefere pagamento em boleto bancário, para não inserir os dados do cartão de crédito, fique muito atento ao nome da empresa recebedora. Não viu o nome correto? Melhor não pagar. Dificilmente você irá reaver este valor.

Instale e deixe habilitado, um bom antivírus que dê proteção na navegação pela internet. Cada vez mais os antivírus estão evoluindo para este tipo de proteção, que é a origem da maioria das infecções. Eles varrem os sites e alertam sobre possíveis problemas de segurança encontrados. Isso pode ajudar a decidir onde comprar com maior segurança.

Por último, mas não menos importante vem os e-mails, notificações, SMS, links em mensageiros etc. Nunca clique, antes, passe o mouse e veja se o domínio do site é realmente daquela empresa que deseja se relacionar. No smartphone, você pode segurar até que apareçam as opções de copiar e assim você pode colar o link no seu navegador e verificar se o link é realmente seguro.  Isso evita golpes chamados de Phishing, que querem literalmente pescar você com uma isca barata.

Para evitar ainda mais o Phishing, seguem mais algumas recomendações: Pesquise diretamente no site do ofertante se existe de fato uma promoção para o produto. As melhores empresas de e-commerce já estão adotando práticas de não enviar links por e-mails e mensageiros.

Mais importante que apenas o valor que você pode acabar perdendo naquele momento, são seus dados pessoais, de pagamento, senhas de acesso etc. Estes podem gerar problemas maiores para sua reputação com os sistemas de pagamento, e-commerces em compras da Black Friday e futuras compras pela internet.

Soluti dá dicas para se proteger de ataques criminosos durante a Black Friday – Ouça

Black Friday: aumente as vendas na sua loja virtual investindo em segurança

Blackout Soluti: Empresa oferece certificado digital em nuvem por 30 dias gratuitos