Mesmo com a alta demanda durante o período de Black Friday, empresas devem estar atentas às diretrizes trabalhistas
Os últimos anos trouxeram ao centro do debate a saúde mental e a importância do respeito à jornada do trabalhador dentro das empresas.
Algumas companhias no mundo e no Brasil, inclusive, têm aderido ao modelo de quatro dias na semana, com o objetivo de fornecer maior conforto aos colaboradores, assim como uma melhor qualidade de vida.
Uma das datas mais importantes para o varejo nacional, a Black Friday, segundo o estudo realizado pelo Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito) deve movimentar R$15,5 bilhões no Brasil neste ano.
Diante do cenário acelerado que muitas empresas passam a atuar por conta da data, é importante ter atenção à jornada de trabalho dos colaboradores.
“O sistema de ponto e controle de jornada da Nexti baseia-se em alertas que sinalizam discrepâncias de escalas destinadas aos colaboradores. Com isso, os indicativos de desvios de hábitos servem como orientadores para que ações sazonais, como a Black Friday, possam ficar sobre o radar da empresa, sem afetar quaisquer relações trabalhistas”, explica Marcelo Gomes, CEO da Nexti, empresa de soluções tecnológicas para RH.
Hoje, a Nexti conta com inúmeras ferramentas para o registro de ponto do colaborador e controle de jornada nas empresas.
Desde um sistema de registro biométrico coletivo, em um local de trabalho, chegando a registros individuais e remotos dos pontos por sistemas eletrônicos como aplicativos e o portal Nexti Web.
“A presença do RH se faz extremamente importante nesses períodos, onde se não houver uma atuação forte, podem ocorrer episódios de burnout, fadiga e similares. A cultura organizacional deve ser criada em conjunto com o setor de Recursos Humanos, garantindo que as diretrizes corretas da CLT sejam cumpridas”, comenta o CEO.
Diretrizes trabalhistas na Black Friday
Com o alto volume de trabalho, antes e na data em si, os colaboradores, principalmente do varejo físico, acabam recebendo mais demandas urgentes, mas que devem ser priorizadas dentro dos limites legais da jornada de trabalho.
“Em determinadas épocas do ano, a demanda de trabalho nos estabelecimentos comerciais tende a aumentar muito, como é o caso da Black Friday. Nesse período, é importante que o empregador não só oriente os trabalhadores como também fiscalize a obediência dos limites legais e contratuais de sua jornada”, explica Izabela Borges Silva, advogada do escritório Aparecido Inácio e Pereira.
Apesar de o intervalo para descanso e alimentação não ser computado na jornada de trabalho, ele é obrigatório e deve ser cumprido.
Se o empregador não fiscalizar a obediência das normas de saúde e segurança, que inclui o respeito à jornada e intervalos, ele poderá ser punido com multa pela autoridade competente em eventual fiscalização.
“A não obediência das normas pelos trabalhadores deve ser fiscalizada e a desobediência, punida. O empregado também poderá exigir o respeito aos seus direitos ou mesmo uma indenização reparatória pelo desrespeito às normas de saúde e segurança por meio de uma ação judicial”, finaliza a advogada.
Sobre a Nexti
A Nexti é uma solução Human Capital Management (HCM) que otimiza a gestão operacional dentro das empresas, atuando como um parceiro de negócios principalmente para digitalização do RH.
Com mais de 250 clientes e 310 mil usuários, a empresa detém certificações internacionais por meio da ISO 27001 e 27701, e desenvolveu ferramentas para tornar as relações trabalhistas mais simples, eficientes e justas.
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