Últimas notícias

Fique informado

Como utilizar o certificado digital por token ou cartão no computador

10 de maio de 2021

Spotlight

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

Primeiros cidadãos do país têm acesso ao RG digital no Acre

Documento de identificação dos brasileiros já está disponível digitalmente no aplicativo GOV.BR

3 de agosto de 2022

IDENTITY WEEK 2022 – O mais importante evento de Identidade e Autenticação nos USA

Identity Week: Como autenticar ou identificar cidadãos, consumidores e funcionários, em domínios físico, digital e móvel?

28 de julho de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Diversidade, metaverso, blockchain e formato de trabalho presencial são as principais tendências do Vale do Silício

Empresas e negócios devem absorver essas tendências que hoje estão no centro das discussões sobre inovações no mundo

14 de julho de 2022

NIST anuncia os primeiros quatro algoritmos criptográficos resistentes ao computador quântico

Os 4 algoritmos de criptografia selecionados farão parte do padrão criptográfico pós-quântico do NIST.

6 de julho de 2022

O certificado digital pode ser emitido por token, instrumento para USB, ou smartcard, lido por meio de um hardware específico.

As transformações digitais impactam cada dia mais o mundo dos negócios, oferecendo agilidade, praticidade e segurança nos processos. Nesse contexto, uma das ferramentas tecnológicas usadas no ambiente corporativo e que tem ganhado novos adeptos frequentemente – inclusive pessoas físicas – é o certificado digital. 

Esses dispositivos são os responsáveis por garantir proteção nas transações virtuais e por desburocratizar os processos de uma empresa. Além disso, esses documentos eletrônicos aparecem em diferentes variedades, de forma a atender necessidades distintas. 

Dentre os diversos modelos, um dos mais procurados são os certificados digitais por token ou cartão, classificados como tipo A3. Esse certificado possui a geração da chave de criptografia feita de maneira diferente dos outros modelos, o que garante mais segurança. 

Certificados digitais em token ou cartão: o que é e principais características

O certificado digital do tipo A3 é caracterizado por ser emitido e armazenado em uma mídia criptográfica. Essa mídia ou objeto físico pode ser um token – instrumento para USB que se assemelha a um pen drive – ou smartcard – cartão com um chip, lido por meio de um hardware específico. Ou seja, o armazenamento das chaves criptográficas é feito de forma externa com esses dois dispositivos. 

A diferença entre eles é que, para usar o certificado em formato de cartão, o usuário precisa de uma leitora própria para o dispositivo que deve estar conectada ao computador.

Caso contrário, não terá como assinar documentos ou realizar qualquer tipo de transação eletrônica com ele. Já o token é necessário apenas conectá-lo na entrada USB do desktop para usá-lo. 

Além disso, tanto o token quanto o cartão devem ser usados individualmente em cada computador, o que significa que não é possível usar o mesmo certificado em vários dispositivos ao mesmo tempo.

Outra característica do certificado digital A3 é que o modelo precisa de uma senha para acesso e possui duração de 1 a 3 anos. 

Passo a passo para instalar o certificado digital por token ou cartão no computador

Após a emissão do A3, é necessário que seja instalado um gerenciador de mídia em um desktop, para que o usuário possa usar o certificado digital. O processo de instalação não exige conhecimento técnico aprofundado, só é preciso se atentar a alguns detalhes para que o procedimento ocorra da maneira adequada. 

Para te ajudar, preparamos um tutorial simples e didático de instalação do certificado em token ou cartão em um desktop. 

  1. Com o certificado digital A3 emitido, acesse o site da sua certificadora – neste caso, a Certificaminas – vá até a opção “suporte” e selecione “instaladores e drivers.”
  2. De acordo com a sua mídia adquirida (cartão ou token), selecione o sistema operacional do seu computador e clique para baixar.
  3. Com o download concluído, inicie a instalação do drive. Dê clique duplo sobre o arquivo baixado, selecione o idioma e clique em “OK”.
  4. Feito isso, abrirá uma nova aba para continuar o processo. Clique em “Avançar” e aceite os termos de uso.
  5. Depois, clique em “Avançar” até aparecer a opção de “Concluir”.
  6. Pronto, ogerenciador de mídia foi instalado.
  7. Para conferir se o processo de instalação foi efetuado com sucesso, conecte o token na entrada USB ou insira o cartão na leitora e espere até que ele seja reconhecido.
  8. Por fim, entre no site do e-CAC, da Receita Federal para fazer o teste e verificar se o certificado está funcionando efetivamente.  

Pronto! Seu certificado digital A3 está pronto para uso. 

Como usar o cartão ou token

Uma vez que o gerenciador de mídia foi instalado no computador, fica fácil o acesso ao dispositivo sempre que o usuário precisar. 

Como mencionado anteriormente, para assinar documentos e realizar outras transações com o cartão, é necessário, primeiro, inserir o dispositivo em um aparelho leitor que deve estar conectado ao desktop.

A senha elaborada pelo usuário também deve ser digitada sempre que o cartão for usado, isso manterá a segurança dos dados. 

O token, por sua vez, não precisa do leitor para ser utilizado. Isso porque o modelo permite conexão direta a uma entrada USB de um computador. Assim, quando o usuário quiser acessar o certificado digital armazenado no token, basta inseri-lo no desktop e digitar a senha PIN.

Caso a sequência seja escrita de forma incorreta por 3 vezes consecutivas, o dispositivo é bloqueado. Se isso acontecer, é necessário solicitar a emissão de um novo certificado e comprar um novo token.

Vantagens do certificado digital A3

O certificado digital A3 armazenado em token ou cartão está entre os modelos mais usados por pessoas físicas e jurídicas. Pode-se dizer que a razão pela alta procura é devido às vantagens que a ferramenta oferece aos usuários. Saiba quais são. 

  • É extremamente seguro, pois não pode ser transferido ou copiado para outros equipamentos, além da mídia original;
  • Um certificado digital A3 com duração de 1 a 3 anos, apesar de ser um pouco mais caro, é mais vantajoso economicamente do que um A1 que dura apenas 1 ano;
  • Tem a possibilidade de prazo de validade maior, o que dispensa a renovação anualmente;
  • Graças à mobilidade, é possível levar o token e o cartão para ser utilizado em qualquer computador, com gerenciador de mídia instalado.

Quais as diferenças entre o tipo A1 e A3

Dúvidas sobre os certificados digitais do tipo A1 e A3 surgem frequentemente. Muitos ainda têm dúvidas sobre as características que diferem um do outro. 

A principal diferença está relacionada à maneira como acontece a emissão das chaves criptográficas. No certificado A1, as chaves são geradas no próprio computador em que ele foi instalado. Já no modelo A3, a geração é feita em um hardware separado – cartão ou token, o que garante mais segurança.

Além disso, diferente do A1, o A3 não pode ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks. O modelo funciona apenas em desktops. 

A validade também muda de um dispositivo para outro. A duração do certificado digital A1 é de um ano, enquanto que do A3 varia entre 1 e 3 anos a partir da data de emissão. 

Como emitir o certificado digital A3 em token ou cartão 

Assim como a instalação, o certificado digital A3 em token ou cartão pode ser obtido de forma rápida e descomplicada. 

Para isso, é necessário solicitar a emissão da ferramenta em uma Autoridade de Registro (AR) que seja confiável e disponibilize os certificados no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

A solicitação pode ser feita presencialmente, em uma unidade mais próxima, de forma on-line ou por videoconferência. 
A Certificaminas oferece as três opções para a emissão do certificado digital. Solicite a emissão do seu certificado A3 para garantir a segurança nas transações eletrônicas e praticidade em diferentes operações do seu negócio.

Fonte: AC Certificaminas

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios

Entrevista com Heitor Pires da AC CERTIFICAMINAS

Crescimento de crimes cibernéticos na pandemia: como não ser uma vítima

Sobre Certificaminas

A Certificaminas está localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, a Certificaminas oferece segurança em certificação digital às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais.

Aliando tecnologia ao conhecimento, oferecemos um portfólio de soluções abrangentes e adequadas ao seu modelo de negócio, com produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais.

Valorizamos os processos digitais e acreditamos na universalização do uso da certificação digital. Esperamos que, em um futuro bem próximo, essa ferramenta seja cada vez mais utilizada em todos os processos digitais e transações comerciais.

Estamos no mercado para atendê-los e para trazer uma maior satisfação em todos os processos que envolvem a certificação digital

Acesse a coluna da Certificaminas para ler outros artigos aqui!