A partir de hoje, 25 de outubro, a credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD) passa a ser digital e válida em todo o Brasil! Essa novidade, lançada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), traz mais praticidade e agilidade para milhões de brasileiros.
Como emitir e vincular a credencial?
Para emitir e vincular a Credencial no aplicativo CDT, abra o app, vá em “Condutor”, selecione “Credencial de Estacionamento” e depois “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”, conforme o caso. Em seguida, toque em “Emitir Credencial”, aceite os termos, e a credencial aparecerá na tela. A validação dos dados será feita via Renach (para os idosos) e via integração com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e INSS (para os PCDs).
Para vincular a credencial, selecione “Vínculo da credencial a veículo”. Escolha entre veículo próprio ou de terceiro. Se for próprio, selecione o veículo e confirme. Se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido, toque em “Solicitar Vinculação” e confirme. O proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT, acessando “Veículos”, entrando em “Credencial de estacionamento digital” e aceitando o vínculo “Pendente de aceite”.
O Portal de Serviços da Senatran oferece um tutorial sobre a credencial de estacionamento. Acesse e confira todos os detalhes!
Benefícios da credencial digital
- Emissão fácil e rápida: Basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e seguir as instruções.
- Validade em todo o país: Acaba a necessidade de emitir diferentes credenciais para cada estado ou município.
- Vitalícia para idosos: A credencial digital para idosos não precisa mais ser renovada a cada 5 anos.
- Vinculação a múltiplos veículos: Você pode vincular sua credencial a diferentes veículos, próprios ou de terceiros, conforme sua necessidade.
- Facilidade para fiscalização: Agentes de trânsito e policiais podem verificar a validade da credencial digitalmente, evitando o uso indevido das vagas.
Como emitir a sua credencial digital
- Abra o aplicativo CDT e acesse a seção “Condutor”.
- Selecione “Credencial de Estacionamento” e escolha entre “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”.
- Toque em “Emitir Credencial” e aceite os termos.
- Pronto! Sua credencial digital será exibida na tela.
Vinculando a credencial ao veículo
- Na seção “Credencial de Estacionamento”, selecione “Vínculo da credencial a veículo”.
- Escolha entre veículo próprio ou de terceiro.
- Se for próprio, selecione o veículo e confirme.
- Se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido.
- Toque em “Solicitar Vinculação” e confirme. O proprietário do veículo deverá aceitar a solicitação no aplicativo CDT.
Mudança de cultura
Com a credencial digital, a ausência do documento físico no painel do veículo não significa irregularidade. Para evitar o uso indevido das vagas, agentes de trânsito e policiais contam com um aplicativo de fiscalização que permite verificar a validade da credencial por meio da placa ou QR Code.
Importante
- A credencial digital só pode estar vinculada a um veículo por vez.
- Qualquer cidadão pode consultar a validade da credencial de um veículo estacionado em vaga especial por meio da aba “Educação” do app CDT.
- Estacionar indevidamente em vaga reservada para idosos ou PCDs é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira e remoção do veículo.
Para mais informações:
Acesse o tutorial completo no Portal de Serviços da Senatran.
Essa mudança representa um avanço importante na modernização dos serviços de trânsito e na inclusão de idosos e pessoas com deficiência. Aproveite essa facilidade e emita já a sua credencial digital!
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!