A Check Point Research alerta para o potencial aumento do número de pessoas ligadas a atividades ilegais divulgadas tipicamente em fóruns de hacking e na Darknet
O impacto da pandemia da COVID-19 na economia global foi dramático. A maioria das grandes economias perdeu pelo menos, senão mais, 2% de seu PIB. Os mercados de ações globais sofreram quedas drásticas devido ao surto, e o índice Dow Jones relatou sua maior queda em um único dia de quase 3 mil pontos em 16 de março de 2020.
Enquanto as economias continuam sofrendo, as taxas de desemprego também aumentaram. Nos Estados Unidos, o desemprego atingiu níveis sem precedentes em abril de 2020 de 14,8%, antes de cair para 6,7% em dezembro.
Na Europa, o desemprego aumentou de 6,5% para 7,5% ao longo do ano. No Brasil, a taxa média de desocupação para o ano de 2020 foi de 13,5%, o que corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em fevereiro deste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Nesse contexto, a Check Point Research (CPR), braço de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, percebeu uma tendência crescente, a qual começou no final de 2020 e prossegue neste ano, das pessoas se voltarem para a Darknet e vários fóruns de hacking para oferecer seus serviços e disponibilidade para qualquer tipo de trabalho disponível, incluindo funções ilegítimas.
Essas pessoas desempregadas oferecem-se para prestar serviços a atividades cibercriminosas em troca de dinheiro.
Normalmente, dentro do mercado Darknet e de fóruns de hacking, são os fornecedores que estão oferecendo vagas para aqueles que estão interessados em se inscrever. Entretanto, o que a Check Point tem observado é a dinâmica oposta: as pessoas oferecendo-se para ajudar no cibercrime em troca de dinheiro.
Desde o início de 2021, os pesquisadores da Check Point têm se deparado com uma quantidade de dez a 16 novos anúncios de procura de emprego por mês numa seleção de fóruns de hacking, um número excepcionalmente alto, tendo em conta que as publicações desta natureza são, por norma, nulas.
Os pesquisadores acreditam que a inversão da tendência deriva do impacto notoriamente negativo da situação da pandemia que em muito tem contribuído para o aumento dos números de desemprego.
“É muito raro vermos pessoas à procura de trabalhos ilegais na Darknet. O crescimento desse tipo de ofertas nos alarmou. Quando pessoas se oferecem para prestar serviços a atividades cibercriminosas, estamos todos numa situação de maior perigo.”
“Assim, decidimos selecionar um conjunto de fóruns de hacking para acompanhar ao longo dos meses. Descobrimos que o número de posts deste gênero aumentou consistentemente e suspeitamos que o mesmo aconteça em outros sites da Darknet”, explica Oded Vanunu, chefe de pesquisa de vulnerabilidades de produtos na Check Point.
A Darknet corresponde a uma parte da Internet invisível para os mecanismos de busca, na qual se trocam recursos ilícitos, como números de cartões de crédito roubados, drogas, ciberarmas e até softwares maliciosos que permitam acessar computadores e dispositivos móveis. A Check Point compartilha quatro exemplos extraídos do conjunto de fóruns de hacking que os pesquisadores acompanharam nos últimos meses.
Figura 1. Usuário diz estar “disposto a qualquer trabalho possível”, “em casa 24/7 devido à pandemia”
Figura 2. Usuário que está disposto a “fazer dinheiro na Internet por qualquer meio”
Figura 3. Este usuário diz estar numa situação financeira difícil e oferece-se para trabalhar na esfera do “roubo de fundos, ataques DDoS e segurança”, prometendo não fazer “perguntas estúpidas”
Figura 4. Neste post, um homem de 27 anos de Moscou, em circunstâncias desfavoráveis, procura por um trabalho único que pague pelo menos US﹩ 200 mil. Diz estar aberto a negociações.
“Tudo isto cria uma cultura muito perigosa na Darknet, o último lugar onde se deve procurar trabalho. Em tempos de pandemia e crise econômica, as pessoas tomam medidas desesperadas. Acreditamos que esta tendência evidencia as dificuldades financeiras nas quais muitas pessoas se encontram dada a COVID-19. Este ‘grito’ das pessoas deve preocupar toda a gente que pretende minimizar as atividades criminosas”, afirma Vanunu.
A Darknet funciona principalmente como o mercado clandestino e ilegal da Internet, e normalmente “promove” transações que envolvem drogas, armas cibernéticas, falsificação e muito mais. Em situações de desespero, alguns “candidatos” a emprego estão dispostos a participar desse tipo de trabalho ilegal se isso significar ter uma renda.
Pela pesquisa da Check Point, observou-se que pessoas de diferentes partes do mundo estão oferecendo suas habilidades, conhecimentos e disponibilidade nessas plataformas.
À medida que os países enfrentam as realidades de uma economia global em dificuldades, é importante que também voltem sua atenção para o mercado de trabalho clandestino que está crescendo.
Seis dicas de especialistas em tecnologia sobre como se proteger de ataques cibernéticos em 2021
Sobre a Check Point Research
A Check Point Research fornece inteligência líder em ciberameaças para os clientes da Check Point Software e para a maior comunidade de inteligência em ameaças.
A equipe de pesquisas coleta e analisa dados globais de ciberataques armazenados no ThreatCloud para manter os hackers afastados, garantindo que todos os produtos da Check Point sejam atualizados com as mais recentes proteções. A equipe de pesquisas consiste em mais de 100 analistas e pesquisadores que colaboram com outros fornecedores de segurança, policiais e vários CERTs.
Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.
A Check Point Software Technologies Ltd. (https://www.checkpoint.com/pt/) é um fornecedor líder em soluções de cibersegurança para governos e empresas privadas globalmente. As suas soluções protegem os clientes contra ciberataques de 5ª geração (Gen V) com um índice de captura líder de mercado de malware, ransomware e outros tipos de ataques.
A Check Point oferece arquitetura de segurança multinível “Infinity” Total Protection com prevenção de ameaças avançadas Gen V, que protege as informações de nuvem, rede e dispositivos móveis corporativos. A Check Point fornece o mais abrangente e intuitivo ponto de controle de sistema de gerenciamento de segurança. A Check Point protege mais de 100.000 organizações de todos os portes.
©2021 Check Point Software Technologies Ltd. Todos os direitos reservados.
Vacinas contra Covid-19 não verificadas são vendidas por até US$ 1.200 na Darknet, informa Kaspersky
Darknet, dark web, deep web e surface web – qual é a diferença?
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!