Últimas notícias

Fique informado

Cresce onda de malware oportunista explorando o Coronavírus como isca

05/02/2020

Spotlight

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

PLV 32/2020 passa pelo Senado!

Senado Federal aprovou nesta 3ª feira 1º de setembro o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 32/2020, oriundo da Medida Provisória (MP) 983/2020

01/09/2020

Phishing: Watch out for this new version of trojan malware that spreads through malicious Word documents

Now researchers at cybersecurity firm Fortinet have identified a new version of Ursnif in the wild that is spreading via phishing emails containing weaponised Word documents.

09/08/2019

Campanha de phishing atinge mais de 100 mil vítimas no Brasil

A equipe da Tempest identificou uma campanha massiva de phishing cujo objetivo era disseminar um malware que mirava o roubo de credenciais de clientes de instituições financeiras e de corretoras de criptomoedas.

14/03/2019

Bitdefender emite alerta global apontando ataques com o uso de “Malware as a Service” para a propagação de ameaças

A fabricante de antivírus Bitdefender, representada no Brasil pela Securisoft, emitiu um alerta global de segurança sobre a intensificação de ataques de malware através de mensagens maliciosas usando como atração a oferta de falsos conteúdos (notícias, dicas de saúde e vídeos catastróficos) envolvendo a epidemia de Coronavírus.

De acordo com a Securisoft, diversos tipos de códigos maliciosos estão contaminando computadores de usuários corporativos e domésticos, usando como ferramenta de propagação o malware trojan Emotet, também conhecido como Geodo ou Mealybug.

O Emotet, inicialmente especializado em roubo de dados bancários, foi detectado pela primeira vez em 2014 e, desde então, vem sendo intensamente utilizado pelo cibercrime.

Eduardo D´Antona – Diretor da Securisoft

De acordo com Eduardo D´Antona, diretor da Securisoft e country partner da Bitdefender, a principal característica do Emotet, que o torna atraente aos criminosos, é sua capacidade de inoculação em computadores de terceiros, a partir de falhas de segurança muito comuns em aplicações de texto, planilhas e demais ferramentas de escritórios como as contidas no pacote Microsoft Office.

A partir de 2016, o código principal do Emotet foi reconfigurado para funcionar principalmente como um carregador de ameaças como ransomwares e spywares em regime de terceirização. Ou seja, como uma ferramenta de aluguel comercializada no submundo hacker no modelo MaaS (Malware como Serviço) para uma grande variedade de atividades criminosas. A forma de contaminação é, quase sempre, através da oferta de um anexo sensacionalista ou contendo falsas informações “indispensáveis” à vítima.

Ainda segundo D´Antona, a Bitdefender e diversas outras empresas de segurança já detectaram várias ondas de malware relacionadas ao Coronavírus em vários idiomas, mas ainda não com apelo em Português. “É bem provável que as mensagens de phishing em Português comecem a aparecer à medida que apareçam mais casos de suspeitas do Coronavírus no Brasil ou com o iminente resgate pelo governo de viajantes brasileiros hoje confinados na China”, conclui o executivo.

Trend Micro alerta: nova versão do malware Mirai ameaça dispositivos IoT

Avast detecta e protege usuários contra malware multifuncional que atinge administradores de sites WordPress e proprietários de criptomoedas

Ataques de phishing são o maior risco para a segurança de dados de 96% das organizações

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar!  malware

  Explore outros artigos!