Essa semana temos como indicação para vocês um filme que chegou a ganhar um Oscar. Vale conferir Her!
A história nos introduz ao escritor Theodore Twombly um escritor introvertidos que lidava com traumas de um passado próximo. E para ajudar na hora de escrever seus livros ele acaba adquirindo uma assistente virtual, algo similar com a Alexa atualmente.
A tecnologia começou a acompanhá-lo diariamente, se tornando uma assistente pessoal, mas também engajando em conversas mais profundas.
Com isso o escritor se sente confortável a compartilhar mais e mais de sua vida, até o momento que cria um tipo de amor pela inteligência artificial. Porém, esse relacionamento cria inúmeros tipos de questionamento tanto na cabeça de Theodore, quando em todos que estão a sua volta.
Sinopse
Em Ela, Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
Diferente de muitos filmes que tratam diretamente da relação com o homem e a tecnologia, Her apresenta uma história de romance. E juntamente com essa história se tem os questionamentos sobre a relação do ser humano com a inteligência artificial e até mesmo as outras tecnologias.
Em solo brasileiro ainda não se tem a possibilidade de ter uma tecnologia tão disruptiva a ponto de se criar laços diretamente, mas cada vez mais se vem caminhando a isto, e esse filme pode ser um bom momento de reflexão dessa transformação.
Os avanços da inteligência artificial em 2020
Algar Telecom entra no mercado de veículos inteligentes
How TinyML Makes Artificial Intelligence Ubiquitous