Últimas notícias

Fique informado

Crypto ID Indica: Her

21/11/2020

Spotlight

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

Essa semana temos como indicação para vocês um filme que chegou a ganhar um Oscar. Vale conferir Her!

A história nos introduz ao escritor Theodore Twombly um escritor introvertidos que lidava com traumas de um passado próximo. E para ajudar na hora de escrever seus livros ele acaba adquirindo uma assistente virtual, algo similar com a Alexa atualmente.

A tecnologia começou a acompanhá-lo diariamente, se tornando uma assistente pessoal, mas também engajando em conversas mais profundas.

Com isso o escritor se sente confortável a compartilhar mais e mais de sua vida, até o momento que cria um tipo de amor pela inteligência artificial. Porém, esse relacionamento cria inúmeros tipos de questionamento tanto na cabeça de Theodore, quando em todos que estão a sua volta.

Sinopse

Em Ela, Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Diferente de muitos filmes que tratam diretamente da relação com o homem e a tecnologia, Her apresenta uma história de romance. E juntamente com essa história se tem os questionamentos sobre a relação do ser humano com a inteligência artificial e até mesmo as outras tecnologias. 

Em solo brasileiro ainda não se tem a possibilidade de ter uma tecnologia tão disruptiva a ponto de se criar laços diretamente, mas cada vez mais se vem caminhando a isto, e esse filme pode ser um bom momento de reflexão dessa transformação. 

Os avanços da inteligência artificial em 2020

Algar Telecom entra no mercado de veículos inteligentes

How TinyML Makes Artificial Intelligence Ubiquitous