Mais um sábado de dica sobre o que assistir nesse final de semana! Uhu! E, hoje temos o filme que já se tornou um clássico no campo da história da computação e até mesmo criptografia, ‘O Jogo da Imitação’.
Computadores, Tablets e Smartphones são partes essenciais de nossas vidas, mas esse filme volta aos tempos da segunda guerra e nos contextualiza sobre a criação do que seria o primeiro computador do mundo.
Sinopse
Governo do Reino Unido arregimenta, durante a Segunda Guerra Mundial, uma turma de cientistas para decifrar o código Enigma, usado pelos oficiais alemães para enviar mensagens aos submarinos. Entre os cientistas está o matemático Alan Turing, que não consegue se relacionar com os colegas, porém em pouco tempo está liderando a turma na construção de uma uma máquina que analise todas as variações do Enigma a tempo de os britânicos se anteciparem
Observamos todo o processo de criação da grande máquina responsável pelo fim da guerra, assim como entendemos um pouco de quem foi seu criador. Alan Turing, que também foi um dos pioneiros da criação da inteligência artificial, é o protagonista do filme e podemos entender sua personalidade única e como as inovações que mudaram a vida de todos.
Além disso, o filme acaba demonstrando o início do que seria a criptografia moderna, que por muitos anos se desenvolveu até se tornar o sistema complexo, e ainda assim essencial, que faz parte da vida digital de todos.