Nossa equipe retorna nesse sábado com mais uma recomendação pela redação do Crypto ID, toda semana trazemos uma produção diferente para você ficar por dentro, e hoje escolhemos o documentário Privacidade Hackead.
A produção, da empresa de stream Netflix, faz um paralelo com as eleições americanas de 2016 com o uso de tecnologia e dados. O documentário apresenta a história de pessoas envolvidas com empresas que fazem coleta de dados e como tais dados poderia ter sido usados para alterar o resultado da eleição americana.
Sinopse
O escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook é recontado através da história de um professor americano. Ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016, ele embarca em uma jornada para levar o caso à corte, já que a lei americana não protege suas informações digitais mas a lei britânica sim.
A questão aqui é sobre o uso e coleta de dados, demonstrando a importância da consciência com relação a forma como as informações pessoais de milhares de usuário da Internet vem sendo distribuídas e usadas.
O documentário na época de estréia, 24 de julho de 2019, chamou a atenção desse detalhes e da necessidade da privacidade de dados, assunto cada vez mais recorrente aqui em solo brasileiro com a vigência da LGPD a qualquer momento.
Não deixe de conferir na Netflix e saber mais sobre!
Privacidade de dados versus segurança de dados na nova era
FaceApp volta com a brincadeira que expõe a privacidade dos participantes
Visa fecha parceria com Facebook para lançamento do WhatsApp Payments no Brasil