Nem todo desenho animado é coisa de criança, e com certeza Wall-E é muito mais do que um simples desenho infantil. E, com certeza é um excelente ponto de reflexão sobre o futuro da tecnologia.
A produção da Pixar de 2008 apresenta um universo distópico e tem como protagonista um pequeno e antigo robô chamado Wall-E. Ele habita um planeta terra completamente poluído e inabitável e seu papel era juntar pilhas de lixos e compactá-los, e assim fez a inteligência artificial por 700 anos.
SINOPSE
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
Um dos primeiros pontos que entra em questão está no fato de que Wall-E acaba criando uma personalidade própria com sentimentos e gostos. Em um mundo onde cada dia mais as inteligências artificiais vem alcançando níveis de conhecimento e independência, podemos de fato ter um robozinho bem afetivo como Wall-E.
O filme também levanta outros tópicos como a necessidade de preservação do meio ambiente e a diminuição da produção de lixo, além disso, também destaca o uso da tecnologia quando se trata de comunicação e acessibilidade. Afinal, os humanos passam a viver em uma espécie de nave e se recostam a tecnologia para realizar as mais simples das atividades.
Esse uso da tecnologia vem se desenvolvendo pelo mundo, com aparelhos e aplicações que ajudam na vida diária e na realização de atividades desde a compra online, até fechar as janelas – com os assistentes virtuais.
Não deixe de conferir essa e outras recomendações da nossa equipe e compartilhe com seus colegas e amigos!
O que podemos aprender sobre segurança da informação com os filmes da saga Star Wars
Crypto ID Indica: Mundo Mistério