Últimas notícias

Fique informado

Da detecção ao reconhecimento facial: contribuições da inteligência artificial em tempos de pandemia

30 de setembro de 2020

Spotlight

PL 317/21: Plenário aprova criação do Governo Digital

O PL 317/2021, conhecido como o do Governo Digital segue agora para sanção presidencial.

26 de fevereiro de 2021

Qual é o valor legal de uma assinatura eletrônica?

No passado, muitas pessoas relutavam em usar documentos ou assinatura eletrônica, questionando sua validade legal e a capacidade de usá-los como evidência ​​em processos judiciais ou demais contextos jurídicos

25 de fevereiro de 2021

Diretor da Digicert fala sobre os megavazamentos no Brasil e as novas relações de confiança na internet

Segundo Dean Coclin , “Os consumidores devem agora olhar além da fechadura para verificar se o site é autêntico”.

24 de fevereiro de 2021

Assinatura Eletrônica nos contratos e em outros atos jurídicos

“A assinatura eletrônica decorrente de certificados emitidos no âmbito do ICP-Brasil é eficaz para qualquer ato jurídico por força do art. 10 da MP 2.200-2/2001”

23 de fevereiro de 2021

Mergulhando e Navegando no Submundo da Deep Web

Deep Web (dark web, deepnet, invisible net, undernet, ou hidden web) refere-se a qualquer rede fechada que compreende um grupo privado de pessoas, que querem se comunicar.

25 de julho de 2016

Ataques cibernéticos: como funciona e como se proteger?

Os ataques de hackers vêm crescendo muito nos últimos anos e, sobretudo depois da pandemia, estão se tornando cada vez mais comuns.

25 de agosto de 2020

Zero Trust e micro segmentação nas redes

No início do emprego das redes de computadores com o uso de TCP/IP, estas possuíam características de conexão externa e uma rede interna para serviços básicos.

25 de agosto de 2020

Câmeras térmicas desenvolvidas pela Pumatronix auxiliam na prevenção de doenças transmissíveis, como o coronavírus. Conheça mais detalhes sobre o reconhecimento

Você já deve ter notado em shoppings, mercados e outros estabelecimentos, a existência de protocolos de segurança por conta da covid-19. Agora, as câmeras inteligentes podem fazer o trabalho realizado pelas pessoas que ficam com “pistolas” medindo a temperatura. E você consegue imaginar a tecnologia que há por trás dessas câmeras?

Sabia que os processos de detecção facial e reconhecimento facial atuam de formas diferentes, mesmo que ambos estejam apoiados pela inteligência artificial? O reconhecimento traz informações pessoais, por exemplo, a pessoa identificada é João da Silva, de 36 anos, enquanto a detecção facial baseia-se em características comuns do rosto humano.

Muitas vezes, esses dois termos são confundidos, até mesmo em funcionalidades da Internet das Coisas (IoT), conforme comenta o diretor de inovação da Pumatronix, Ricardo Anselmo Andriani.

Ricardo Anselmo Andriani – Diretor de inovação
da Pumatronix

“Com o avanço das redes sociais e a capacidade de desenvolvimento de algoritmos que treinam e ensinam redes de inteligência artificial, tais tecnologias se fazem imprescindíveis e são consumidas quase que diariamente em diferentes situações”, explica.

O executivo complementa que a detecção precede o reconhecimento facial. “A detecção é capaz de dizer que o rosto pertence a um ser humano e se ele está usando máscara,  já o reconhecimento é capaz de trazer os dados detalhados, como o nome do indivíduo – isso desde que conste essa informação no banco de consulta”, esclarece.

Em tempos de covid-19, as câmeras térmicas embarcadas na inteligência artificial desenvolvidas pela Pumatronix processam e tratam imagens a fim de detectar se alguém está ou não de máscara. Outra funcionalidade é revelar se trata-se ou não de um funcionário.

A solução pode ser usada em supermercados, shoppings, aeroportos, hospitais, escolas, empresas e outros ambientes. “Entendemos que essa necessidade vem ao encontro do novo normal. Mesmo após a pandemia, a busca pelo resguardo deve se manter. Temos a expectativa de que a tecnologia seja obrigatória, por meio de normativa, resolução ou legislação”, acredita Andriani.

Precisão e funcionamento do reconhecimento e mais

Além do reconhecimento facial e da capacidade de mostrar se uma pessoa usa ou não máscaras, as câmeras térmicas desenvolvidas pela empresa curitibana realizam a leitura da temperatura corporal por meio de sensores.

“Elas terceirizam essas informações para a máquina e fazem a triagem de pessoas, a partir de um profissional de segurança que dará o encaminhamento adequado, caso alguém apresente alteração na temperatura, o que evita a contaminação em massa. Elas ainda monitoram filas em ambientes com fluxo intenso de pessoas, com o objetivo de auxiliar a gestão do local”, acrescenta.

As câmeras térmicas configuram, ainda, o valor limite de temperatura, a fim de autorizar ou não o acesso de pessoas nos ambientes. “A faixa de medição tem variações entre 30° e 45° C, e precisão em média de 0,1°C, no caso da câmera termográfica que permite medição contínua”, afirma o diretor de inovação.

Quanto à distância de medição, quando utilizado o sensor de pulso, a aferição pode acontecer entre 1 e 2,5 centímetros e quando utilizada a câmera termográfica pode chegar a vários metros, permitindo a medição com grande agilidade.

A tecnologia traz ainda a opção de gerar alarmes sonoros ou luminosos em caso de temperatura anormal ou falta do uso de máscara, possibilitando que a supervisão local possa agir imediatamente.

“O momento nos trouxe uma reflexão e a tecnologia contribui diretamente para a segurança de todos. Equipamentos que possibilitam alarmes quando detectada a falta de máscara e alta temperatura, por exemplo, auxiliam na redução do índice de contágio interno, sejam em empresas, comércio e demais ambientes, prezando pela saúde das pessoas em tempos de covid-19”, conclui o diretor de inovação da Pumatronix.

Reconhecimento facial é novo normal na segurança digital

Singapura acrescenta a biometria facial em seu sistema nacional de identidade digital

Sobre a Pumatronix

A Pumatronix é uma indústria brasileira, líder em desenvolvimento de soluções para ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) de alta tecnologia na captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). Os constantes investimentos em P&D resultam em soluções inovadoras para mobilidade urbana e rodoviária, contribuindo assim para a modernização de Cidades Inteligentes. Saiba mais em: https://pumatronix.com/

O impacto da Covid-19 no cenário de segurança digital- e o que fazer a respeito

Content Syndication

Content syndication – distribuição de conteúdo é um método de republicar conteúdo desenvolvido por sua empresa em outros sites para atingir um público mais amplo e levar novos visitantes a seu site. Fale conosco sobre Content Syndication, contato@cryptoid.com.br | +55 11 3881 0019.

Surpreenda-se com a qualificação da nossa audiência! Mídia Kit.