O Centro de Operações de Segurança SOC Cloud fica na nuvem e, por isso, se torna mais flexível e eficiente
Por Romeu Cavalcante
O desenvolvimento da tecnologia é uma curva exponencial. Essa máxima vale tanto para inventos que revolucionaram a sociedade da forma que a conhecemos, como foi com a internet, por exemplo, mas também para outras criações não tão benéficas assim para um bem maior.
Esse crescimento é como uma faca de dois gumes, e por isso somos obrigados a nos adaptar de forma cada vez mais rápida, acompanhando o ritmo acelerado dos dias de hoje.
Falando mais especificamente de cibersegurança, essa conversa se torna ainda mais crucial. Precisamos nos manter atentos a todo tipo de ataque cibernético hoje em dia e buscar proteger os nossos dados da melhor forma possível.
Quando temos os nossos dados vazados, ou roubados, as consequências podem ser desastrosas e nos causam um grande pânico.
No caso de uma empresa, com dados de tantas pessoas, empresas e clientes compilados em “um lugar só”, a situação se torna ainda mais grave, visto que você agora não está cuidando apenas de si mesmo, mas também das informações de clientes, parceiros, organizações e colaboradores.
Um SOC (Centro de Operações de Segurança) é algo que certamente ajuda a melhorar a proteção da empresa, mas muitos podem se preocupar com o custo do equipamento, da equipe técnica e até mesmo o quanto de espaço será necessário disponibilizar para os servidores. É aqui que entra o SOC Cloud da NetSecurity.
O SOC Cloud, como o nome sugere, fica na nuvem, a qual é uma tecnologia já utilizada para diversas outras atividades no dia a dia das pessoas.
Ficar na nuvem traz uma série de vantagens em relação ao SOC tradicional, uma destas sendo o tempo de integração. Preparar um SOC tradicional requer mão de obra e tempo investidos em infraestrura local, enquanto o SOC Cloud não necessita de infraestrutura local, o ambiente fica em nuvem, sendo mais rápido o provisionamento.
Nesse sentido, a ferramenta se torna mais flexível, em termos de escalabilidade, não sendo necessário aumentar recursos físicos.
Quando ativado, todos os dados analisados pelo sistema são enviados automaticamente para a nuvem. A partir desse ponto, uma série de alertas e notificações são criados com base nas ameaças de cibersegurança que o SOC notou no âmbito digital da empresa.
Tendo coletado esses dados, há um enriquecimento dos alertas e automação na tratativa com o auxílio de ferramentas de IA e SOAR.
Há também um time de especialistas que analisam as informações presentes na tela e podem aconselhar o resto da empresa em relação ao que deve ser feito com base no que foi visto, com a finalidade de fechar quaisquer lacunas de segurança o mais rápido possível.
E quando falamos do SOC Cloud da NetSecurity, também vale ressaltar a nossa parceria com o Chronicle, da Google Cloud Security, que auxilia o serviço de SOC se tornar mais eficaz em todas as suas funcionalidades.
Independentemente do porte da sua empresa, o SOC Cloud sempre se mostrará como um excelente aliado no fortalecimento da sua cibersegurança.
Sobre a NetSecurity
Há mais de 20 anos no mercado, a NetSecurity é uma empresa com cibersegurança em seu DNA. Nós somos especialistas em segurança da informação e trabalhamos todos os dias para que nossos clientes estejam preparados para enfrentar as novas ameaças digitais que surgem diariamente. Com as melhores soluções de tecnologia, possuímos a experiência necessária para auxiliar a sua empresa a elevar os níveis de segurança digital.
Permissões de acessos nos ambientes de Cloud são os maiores riscos de segurança para as empresas
Segurança na nuvem: desafios e mitigação de riscos”. Por Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia
Proteção e segurança de informações para entidades e empresas: 5 medidas essenciais
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.