Últimas notícias

Fique informado

Dia da Internet Segura: Certificado Digital contribui com a proteção de dados – Ouça

13/02/2020

Spotlight

A Estônia já está aqui. Por Marcelo Buz

Artigo do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e uma comparação entre Brasil e Estônia.

18/02/2020

A evolução do processo judicial eletrônico. Por Ophir Cavalcante Junior

O processo judicial eletrônico (PJE) veio para atender esse novo momento e a exigência de uma prestação jurisdicional mais célere.

17/02/2020

Comitê Gestor normatiza emissão de certificado digital pelos Conselhos Profissionais Federais

A digitalização de documentos e processos em diferentes setores profissionais

13/02/2020

Lei de Informatização do Processo na pauta do Supremo Tribunal Federal – Por Marcos da Costa e Augusto Marcacini

A assinatura digital, tal como a assinatura manuscrita, permite conferir a autoria de uma manifestação escrita e, evidentemente, isto impede que esta seja substituída por outra, falsa, que não foi a intenção emanada pelo sujeito que praticou o ato.

11/02/2020

Identidade Digital na Europa. Prof. Jean Martina

O sistema de identificação digital na Itália funciona de forma similar ao Brasileiro.

09/02/2020

Certificado ICP-Brasil fortalece as ações de governança cibernética nacional

A ampliação do uso do certificado digital no padrão da

06/02/2020

Como resgatar créditos da Nota fiscal Paulista com Certificado Digital – Ouça

Quem mora no estado de São Paulo ou já fez compras por lá, provavelmente já ouviu falar sobre a Nota Fiscal Paulista, entenda mais sobre.

10/02/2020

7 dicas para se proteger dos golpes financeiros pela internet

A Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) elaborou sete dicas para você se proteger dos golpes financeiros que acontecem na internet.

16/01/2020

Certificado Digital, identidade eletrônica de pessoas físicas e jurídicas, é a tecnologia que permite a autenticação e assinatura de documentos e processos no meio virtual com validade jurídica, agilidade e segurança

Por Certisign

A internet integrou-se ao nosso cotidiano de tal maneira que, pensar na existência sem ela, tornou-se muito complicado para as gerações mais novas. Afinal, para os jovens parece um filme de terror imaginar uma época sem redes sociais, fotos instantâneas e, principalmente, acesso à informação com tanta facilidade. E para um Contador é bem difícil imaginar um mundo sem um Certificado Digital para agilizar a entrega de obrigações acessórias.

Dia Mundial da Segurança da Internet

Em razão da vertiginosa evolução tecnológica, a Rede Insafe na Europa, instituiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Mundial da Segurança da Internet. A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre o uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias. Devido à importância do tema para toda a sociedade, ações comemorativas à data acontecem entre os meses de janeiro e fevereiro de cada ano, podendo ser on e off-line, em diversas situações.

Contador, os dados dos seus clientes estão seguros?

Esta é uma grande questão. No contexto empresarial, pelas transformações tecnológicas dos últimos anos, hoje raramente os dados de clientes são guardados em pastas dentro de enormes armários. Pelo contrário, os arquivos físicos deram lugar aos computadores, onde são encontrados todos os documentos da forma mais ágil e simples.

Certificado Digital contribui com a proteção dos dados

O Certificado Digital, identidade eletrônica de pessoas físicas e jurídicas, é a tecnologia que permite a autenticação e assinatura de documentos e processos no meio virtual com validade jurídica, agilidade e segurança. Além de ser protegido por uma senha pessoal e intransferível, o Certificado conta com a tecnologia da criptografia para garantir que os dados nele contidos sejam protegidos.

Veja algumas das atividades que podem ser garantidas ou facilitadas com o uso do Certificado Digital:

• Assinatura de documentos de qualquer espécie pela internet com celeridade e validade jurídica;
• Relacionamento com o fisco e com a Receita Federal;
• Participação em leilões das RFB;
• Assinatura de Notas Fiscais Eletrônicas, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário.

Quem pode ter um Certificado Digital?

O Certificado Digital é recomendado para todas as pessoas que desejam assinar documentos e/ou realizar processos on-line com praticidade e validade jurídica. Porém, para algumas empresas ele não é uma opção, mas sim uma exigência. Empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica, assim como para todas as inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a utilizar o Certificado Digital.

Vale ressaltar que as empresas cadastradas no Simples Nacional com mais de 3 funcionários passaram a usar a Certificação Digital (e-CNPJ) como nova aliada para informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

Quais são os tipos de Certificado?

Os principais são:

1. e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e sé utilizado na emissão de Nota Fiscal Eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

2. e-CPF: Assim como a anterior, é a versão o documento virtual de pessoa física e é utilizado para assinar documentos de qualquer espécie com validade jurídica, acessar o e-CAC, participar de leilões da Receita Federal, etc.

3. NF-e: Destinado à assinatura de notas fiscais eletrônicas , o NF-e pode ser emitido atrelado a um CNPJ da empresa, mas em nome do funcionário responsável pela emissão das notas.

Fonte: Certisign Explica

Benefícios do uso de certificado digital para órgãos públicos – Ouça

Lei Geral de Proteção de Dados: empresas se adiantam para proteger clientes

Prescrição Médica é assinada com Certificado Digital – Ouça

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!