Últimas notícias

Fique informado

Dia da Internet Segura: especialista da CertiSign traz 5 dicas para identificar um site seguro e se prevenir contra golpes

2 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Especialista da CertiSign dá dicas para compras seguras de Natal

Márcio D’Avila da CertiSign, dá dicas para evitar dor de cabeça na hora do comprar o presente on-line. Por uma internet segura e confiável.

15 de dezembro de 2022

CertiSign expande atuação no exterior com operação na Suíça 

A IDTech já atua também nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, França, Israel, Inglaterra, Portugal, Itália e Espanha. 

6 de dezembro de 2022

Certisign anuncia startup interna izihub

A CertiSign, amplia sua atuação no mercado de identificação digital com novas tecnologias, por meio do lançamento de sua startup interna

7 de novembro de 2022

 O que é Biometria? Por CertiSign

A Certisign possui solução de identificação biométrica antifraude que assegura seus dados e sua identidade no mundo digital.

30 de agosto de 2022

Comemorado há mais de 15 anos, o Dia da Internet Segura é um momento para empresas e consumidores aprenderem mais

Comemorada em mais de 100 países, a data é um momento de conscientização e atividades que tornem o ambiente virtual mais seguro e ético.

Comemorado há mais de 15 anos, o Dia da Internet Segura é um momento para empresas e consumidores aprenderem mais sobre navegação consciente nas redes, segurança de dados, privacidade e cidadania digital.

De acordo com a pesquisa State of Digital Trust, realizada em 2022 pela DigiCert, 100% das empresas e quase 70% dos consumidores afirmam que a segurança digital é importante para a jornada online. 

Internet
Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign

Por este motivo, o Márcio D’Avila, especialista e consultor de segurança da CertiSign, traz dicas de como identificar um site seguro e, também, detectar uma possível fraude digital. Veja a seguir:

Phishing

Os ataques de phishing acontecem por meio de promoções enviadas por e-mail e de mensagens falsas se passando por empresas ou instituições. Ao clicar no link disponibilizado, seus dados podem ser roubados.

Neste caso, o especialista explica que é importante verificar se, no remetente, há erros de digitação e que é essencial evitar clicar em links de promoções enviadas por e-mail, SMS e aplicativos de mensagens, principalmente, aqueles que são encurtados, impossibilitando verificar o endereço de direcionamento.

Vai de Pix?

Nesta modalidade, o pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea. “É importante ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação. Também é imprescindível observar se, o site para qual você foi direcionado, está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”, afirma D’Avila.

A maioria dos golpes pode ser identificada observando as informações da transação. Ele esclarece que é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra “S” no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações.

A mão fantasma 

Neste golpe, a vítima recebe uma mensagem solicitando uma atualização, por meio de um link, em seu dispositivo.

Ao clicar, o fraudador instala em seu celular um aplicativo que permite o acesso de dados remotamente. A vítima pode observar a movimentação sendo realizada na tela, como se fosse um “fantasma”. 

Esses links são enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail. O golpe está sempre atrelado, também, a um trabalho de engenharia social, no qual o remetente se passa por alguém conhecido ou funcionário de empresas e instituições confiáveis. 

“Para não cair nessa, é importante não clicar em links suspeitos, não anotar senhas no próprio celular e manter os aplicativos atualizados em fontes oficiais para que estejam protegidos contra gaps de segurança”, enfatiza. 

Golpe do presente 

Essa modalidade também está crescendo pelo país. O fraudador vai até a vítima e se apresenta como entregador de um presente.

Para confirmar o recebimento, o golpista tira fotos do documento e da própria vítima para, posteriormente, efetuar a contratação on-line de produtos ou serviços bancários em seu nome. 

Boleto Falso

Os fraudadores podem enviar boletos falsos pelos Correios ou por e-mail informando sobre uma nova via de pagamento ou, ainda, de um erro na transação.

Nestes casos, a fatura costuma ser bem parecida com a original, mas possui os dados da conta bancária de quem está aplicando o golpe.

“A dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados”.

No Brasil, risco de crime na internet é tão alto quanto na rua, revela estudo do MIT

Golpe do IPVA: cuidado com os boletos falsos e phishing

Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing

Assinatura digital: transferência de carros pode ser feita pela internet

Sobre a CertiSign

CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

O MAIOR CONTEÚDO SOBRE TLS/SSL NO BRASIL VOCÊ ENCONTRA NO CRYPTO ID. DESDE 2014!

Acesse aqui e saiba tudo sobre SSL ou TLS, esse protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.

CATEGORIAS

Destaques segurança