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E-commerce cresce em tempos de crise: como se prevenir contra fraudes?

12/05/2020

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A MP 983 e a classificação das assinaturas eletrônicas: comparação com a MP 2.200-2 | Por Fabiano Menke

Em 16 de junho de 2020 foi editada a Medida Provisória nº 983 (MP 983), que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e em questões de saúde, e trata sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos.

29/06/2020

Hugo Costa, diretor da CyberSource fala como os novos empreendedores online devem se lindar contra fraudes

Nesse momento de quarentena em que vivemos, muitos estabelecimentos comerciais estão migrando seus negócios físico para o digital, mas alguns pontes devem ser observados antes dessa mudança.

07/05/2020

De acordo com a Statista, o surto do novo coronavírus tem provocado mudanças nas vendas online. Nos primeiros 15 dias de março de 2020, as vendas de comércio eletrônico no Brasil aumentaram 40% em comparação com os primeiros 15 dias de março de 2019

Por Luciana Lello, General Manager South America da Emailage

Luciana Lello – General Manager South America da Emailage

O crescimento está relacionado ao surto da COVID-19. O número de novos consumidores online também aumentou durante esse mês. As vendas na internet de produtos relacionados à saúde aumentaram mais de 120% no País.

Com o crescimento das transações online, é preciso considerar os riscos com transações fraudulentas. No Brasil, vemos abusos em decorrência de programas promocionais para aumentar a conversão de clientes.

Quando a área de marketing de uma empresa cria uma promoção para melhorar a conversão, ou seja, a entrada de novos clientes, em algum momento o próprio consumidor ou grupos especializados começam a tentar tirar proveito desta promoção.

Quando as operadoras de cartões de crédito realizam campanhas para que o usuário ganhe pontos, existem fóruns na web que explicam até quantos cartões uma pessoa deve abrir de uma mesma operadora, para ser mais beneficiado com a relação à pontuação.

Há inclusive modos de gerenciar esse processo e fazê-lo em grande escala, transformando-se em ferramentas de abuso disponíveis aos fraudadores.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que seria uma “identidade sintética”, que acontece quando uma pessoa mal intencionada invade uma conta e cria uma identidade falsa ao combinar os dados roubados com informações de terceiros. Essa combinação de dados faz com que a “identidade sintética” seja difícil de identificar, porque não há uma vítima ou, no caso, um reclamante.

No Brasil, por exemplo, é comum ver um fraudador usar o número do CPF de uma criança para registrar uma conta de celular. Isso feito, o fraudador usa essa identidade para criar um cartão de crédito, uma vez que possui um histórico. Atualmente, nos EUA, estima-se que um terço das instituições financeiras já identificaram identidades sintéticas.

A previsão é de que este número chegue até 40% nos próximos dois anos, devendo gerar danos de cerca de 8 bilhões de dólares provenientes de identidades sintéticas.

Situações de abuso também são vistas no setor de alimentos. Há empresas que lançam promoções para atrair novos consumidores, porém o resultado acaba mostrando que foram criados perfis não desejados e abusivos pelos próprios clientes, que deixam de usar seu dinheiro para fazer uso do incentivo promocional da marca.

Na internet, há até um passo a passo de como as pessoas mal intencionadas podem agir, para burlar a promoção e obter vantagens para si mesmas.

Para prevenir fraudes nas transações online, algumas soluções podem ser:

•Compartilhar a informação com toda a organização. O trabalho de prevenção à fraude deve ser feito pela equipe responsável por esse tema na empresa, porém junto com os demais departamentos da organização.

•Escolher provedores certos. Um ponto importante é selecionar provedores para a promoção, que realmente agreguem valor ao processo. Mais do que isso, é essencial trabalhar o tema com esses provedores também.

•Falar sobre os riscos desde o início. Ao fazer uma promoção de um novo produto ou serviço é importante educar o departamento responsável pela promoção na empresa, alertando quanto aos riscos de fraudes desde o início do processo. Isto para que o departamento não tenha que criar novas regras ao final da promoção.

•Ter visibilidade. Tenha uma visão holística de todo o processo.

•Usar a tecnologia a seu favor. No mundo digital, é difícil reagir sem ter um modelo de machine learning. Com machine learning é possível extrair os melhores resultados no menor tempo de análise.

•Manter o foco. Quais os objetivos? Crescer as vendas? Melhorar a expectativa do cliente? Evitar o maior número de fraudes? Talvez seja importante pensar em um contexto, com objetivos como foco.

Portanto, é essencial que as empresas tenham controles internos, seja em tempos de crise ou não, porém quando se faz uso de soluções antifraudes a assertividade pode ser muito maior.

E-commerce apresenta crescimento e deve estar atento às determinações da LGPD

Adotar medidas de segurança nas cobranças online evita fraudes nas compras

Sobre a Emailage

Fundada nos Estados Unidos em 2012 por dois brasileiros, Reinaldo Carvalho e Amador Testa, a Emailage possui escritórios por todo o mundo e processa transações em 150 países, ou seja, 76% dos países globalmente. A companhia é a única empresa do mundo com soluções preditivas de fraudes online, usando o e-mail e mais 150 parâmetros diferentes para análises em tempo real, em rede compartilhada com todos os seus clientes, de possíveis riscos de fraudes.

Por meio de parcerias estratégicas, dados proprietários e tecnologia de machine learning, a Emailage constrói um perfil multidimensional associado com vários dados do cliente, gerando pontuação preditiva de risco. A Emailage economizou 2,8 bilhões de dólares em prevenção de fraudes para os seus clientes, 40 milhões de e-mails de fraudadores foram compartilhados na rede da companhia e 164 bilhões de transações processadas.

Dentre os seus clientes, estão cinco das principais empresas de transferência de dinheiro do mundo, três principais fabricantes de PCs, cinco dos seis principais bancos globais e quatro das cinco maiores companhias de emissão de bilhetes, entre outras. Em 2014 a Emailage expandiu suas operações para os mercados europeu e sul-americano.

Conta com escritórios nos EUA (Phoenix, Atlanta e São Francisco), México, Brasil, Colômbia, Reino Unido, Cingapura e Austrália. Para mais informações nos siga no LinkedIn, Emailage Brasil.

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julho, 2020

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