Tecnologia de embarque desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Infraestrutura colocará aeroportos brasileiros entre os mais avançados do mundo
Tornar mais eficiente o processo de embarque e mais seguras as viagens aéreas é o objetivo da solução Embarque Seguro, que começou a ser testada no dia 8 de outubro no Aeroporto Internacional de Florianópolis.
O projeto foi desenvolvido pelo Serpro, empresa de TI do governo federal, em parceria com o Ministério da Infraestrutura e conta com o uso de reconhecimento facial e validação biométrica do passageiro junto às bases oficiais de governo.
Para o superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio, o Embarque Seguro é mais um projeto disruptivo de transformação digital do país. “A solução tecnológica dispensa a apresentação de documentos de identificação do viajante no processo de embarque e proporciona ganhos substanciais ao ecossistema nas questões relacionadas à segurança, inteligência aeroportuária, eficiência operacional e logística.”
“A integração existente entre essa solução e o Sistema Brasileiro de Informações Antecipadas de Passageiros (Sisbraip) proporcionará aos órgãos de fiscalização, como Polícia Federal, Anvisa e Vigiagro, realizarem análise de risco dos viajantes com regras aderentes às suas necessidades”.
Para realizar esses testes iniciais, o Serpro desenvolveu um aplicativo que permite o cadastramento da foto do passageiro, que fica vinculada ao seu CPF.
A verificação da identificação biométrica é feita por checagem junto ao banco de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que possui cerca de 56 milhões de registros ativos. Em breve, outros bancos governamentais serão utilizados para ampliar o universo de dados.
Nova experiência de voar
De acordo com o subsecretário do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Fernando Coelho, “o Embarque Seguro vai oferecer uma nova experiência de voar no Brasil, graças à tecnologia do Serpro associada à visão inovadora do Ministério da Infraestrutura.”
“A redução do tempo em filas para conferências de documentos irá agilizar os procedimentos de embarque e reduzir falhas nesse processo. Isso trará benefícios de comodidade e segurança ao passageiro e de maior eficiência da operação para o setor aéreo, com impacto positivo na competitividade do país”.
“O desenvolvimento e o uso do Embarque Seguro alinham-se ao processo de digitalização do governo federal. A transformação do Estado brasileiro também passa pela transformação digital dos serviços que impactam a vida do cidadão. A solução tem por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos passageiros contra uso indevido ou não autorizado”, ressalta o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Desafio
Revolucionar a vida dos brasileiros por meio de uma experiência digital inovadora com foco na simplicidade, segurança e privacidade foi o desafio que inspirou e movimentou todos os times de digitalização do Serpro envolvidos no projeto.
“Redesenhamos toda a jornada de embarque e identificação do passageiro, implementando o que existe de mais atual nos padrões internacionais, por meio da utilização da tecnologia Serpro de reconhecimento facial, integrado, em tempo real, com o sistema unificado de checagem e validação de governo.”
“Em um futuro próximo, pretendemos ofertar um app inteligente que personalize a experiência do viajante, entregando comodidades, como o alerta sobre informações do seu voo e, ainda, guiando o mesmo até o seu portão de embarque de forma descomplicada”, revela o superintendente de Digitalização de Governo do Serpro, Rafael Soto.
Fonte: Serpro
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