A Invillia é uma multinacional brasileira que estava presente na Febraban Tech 2023 para falar sobre tecnologia no setor bancário e mostrar o lançamento da empresa que mostra inovação dentro do setor financeiro.
Em entrevista exclusiva ao Crypto ID, Emerson Coelho, Chief Sales Officer da Invillia, dá mais detalhes sobre sigilo, identificação, criptografia e autenticação no setor bancário.
Crypto ID: Com a chegada das novas tecnologias, como o setor bancário pode se preparar para garantir o sigilo e identificação dos dados dos clientes?
Emerson Coelho: Segurança é um assunto que tratamos desde o momento zero e é uma preocupação constante durante todo o desenvolvimento. Recomendamos sempre:
– Capacitar pessoas criando uma cultura de segurança em qualquer processo;
-Fortalecer as áreas de segurança de dados;
-Estabelecer regras rígidas de compliance, garantindo que os padrões de utilização dos dados sejam seguidos, como exemplo a LGPD;
-Investir em serviços de criptografia e anonimização de dados em processos de trânsito de informações sensíveis;
-Implementar arquiteturas de infraestrutura e de aplicações que privilegiem o isolamento de camadas de dados, não permitindo acessos diretos aos repositórios;
-Aplicar métodos e práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações, garantindo que nenhum código seja publicado sem passar pelas etapas de checagem de segurança. Isso pode passar por atividades manuais e durante o processo de codificação, mas perseguir a automação destas validações;
-Considerar soluções de identificação e autorização baseadas em biometria, duplo fator de autenticação, entre outros;
-Pensar em soluções antifraude que garantam ao usuário que a sua identidade ou mesmo dados financeiros, não sejam utilizados de maneira indevida ou que transações não sejam feitas em seu nome.
Crypto ID: Em relação a criptografia e autenticação, como a Invillia ajuda clientes do setor financeiro nestas questões?
Emerson Coelho: É premissa na Invillia criar soluções de software que sigam rígidos padrões de segurança no desenvolvimento do código. Isso passa por:
-Implementar arquiteturas baseadas em padrões de mercado, como por exemplo o uso de serviços de nuvem (ex. AWS, Google Cloud, Microsoft Azure) que já trazem camadas de segurança com certificações (Ex. iso e pci), altamente testadas e que sejam escaláveis;
-Aportar conhecimento e melhores práticas de desenvolvimento seguro, através de frameworks como OWASP;
-Desenvolver pipelines de integração e deploy que se integre a ferramentas que fazem validações de vulnerabilidades de código;
-Ajudar os clientes a pensar na melhor forma de utilizar os dados das aplicações, garantindo que nenhuma informação sensível seja exposta fora de contexto ou permitindo o acesso indevido;
-Monitorar o uso das aplicações e buscar identificar possíveis tentativas de acesso indevido;
-Criar soluções baseadas em dados e algoritmos de Machine Learning para que possamos identificar potenciais ameaças e fraudes.
Crypto ID: Quais são as principais tendências que a empresa visualiza em termos de sigilo bancário, identificação dos usuários e criptografia de informações?
Emerson Coelho: Tanto nós quanto as outras empresas, que fazem parte do grupo Compass UOL, fazemos pesquisas constantes com os nossos clientes para identificar caminhos e tendências e com aplicações imediatas.
Nos assuntos levantados por vocês, destacamos nesse momento a adoção de tokenização (para substituição de dados sensíveis por tokens/hashs não significativos). A identificação de usuários para login por biometria e duplo fator de autenticação.
O uso de serviços de gestão de API que garantam controle de acesso e criptografia dos dados. E o uso de tecnologias como Blockchain para garantir a inviolabilidade de dados e transações.
Crypto ID: A Invillia consegue personalizar produtos e soluções digitais de acordo com a necessidade de cada cliente. Diante disso, quais produtos digitais os clientes mais têm buscado para endereçar questões como as citadas acima?
Emerson Coelho: Essa é uma pergunta bastante interessante. Nos últimos 6 meses temos recebido uma alta demanda de clientes dos setores de varejo, agro, saúde e logística procurando soluções customizadas de serviços e aplicações financeiras.
São perfis de empresas que já têm um negócio consolidado, mas que querem ampliar o portifólio, proporcionando aos clientes uma experiência completa e segura.
A maior procura é por soluções que utilizem A.I. (inteligência artificial) e dados para jornadas anti-fraude e para serviços autônomos, por exemplo: chatbots para atendimento a cliente, renegociações, vendas, entre outros.
Em segundo lugar, estão os pedidos de criação de serviços financeiros que aumentem o portfólio de ofertas, sejam com produtos próprios ou integrando parceiros (embedded finannce).
Também vale o destaque para:
-Digitalização de produtos existentes, ampliando canais e buscando novos mercados, por exemplo: produtos de Crédito, Programas de Fidelidade, Marketplaces, entre outros;
-Modernização de aplicações legadas, migrando para arquiteturas baseadas em Micro-serviços/APIs e serviços de cloud;
-E por fim, criação de produtos financeiros baseados na tecnologia blockchain, como, por exemplo, a tokenização de ativos.
Crypto ID: Vocês estão com um lançamento aqui no evento Febraban Tech que prevê facilitar o caminho para quem não é do setor financeiro, mas quer criar um braço de negócio neste segmento. Qual que é o principal diferencial de mercado que vocês têm a oferecer e como isso beneficia os clientes?
Emerson Coelho: É um lançamento e, também, uma evolução natural do nosso modelo de inovar dentro de um mercado que atuamos há mais de 20 anos, com os principais players de banking e game changers de fintech.
Um segmento complexo e que a maioria absoluta das empresas precisará entrar nos próximos anos para ser mais competitiva e oferecer mais opções de serviços e conveniência aos seus clientes.
Um setor que requer conhecimento profundo do seu ecossistema, integrações, regulamentações e possibilidades. O nosso GGF™ for banking vem para transformar essa profundidade necessária em simplicidade.
Queremos ser um facilitador desse processo de agregar serviços financeiros ao negócio.
E um acelerador que se adapta a cada desafio. Sem uma solução pronta. E, sim, um leque de caminhos que encaixamos na estratégia de cada um.
Indo para a prática, o nosso Global Growth Framework™ (GGF™) é um conjunto de metodologias, boas práticas e ferramentas que otimizam a criação de produtos e serviços digitais financeiros.
Do ponto de vista de tecnologia, como já fizemos inúmeros aplicativos bancários, plataformas de investimento, soluções de antifraude e risco, entre outros, acumulamos uma expertise única de arquitetura e usabilidade, soluções de desenvolvimento, processos de segurança, que podem ser aplicadas a diferentes cenários.
Sobre Invillia
A Invillia é uma multinacional brasileira que cria e desenvolve produtos e serviços digitais nas tecnologias mais emergentes do mundo para game-changers como PagSeguro, Gympass, Sofisa, QuintoAndar, Tembici, Dafiti, VIA, AME, OLX, PicPay, Yamaha, Fiagril, entre outros.
Seu exclusivo Global Growth Framework™ – plataforma de criação de soluções de tech – foi estruturado para ampliar a capacidade de inovação de cada cliente ao somar data, people e action. Com mais de 1.000 colaboradores atuando de forma distribuída e conectada em 9 países e 260 cidades, a Invillia mantém hubs estratégicos na América Latina, Portugal, Reino Unido, México e Holanda.
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