Últimas notícias

Fique informado

Empresas de tecnologia, saúde e aviação se unem e criam um projeto de passaporte digital de vacinação

15 de fevereiro de 2021

Spotlight

Empresas priorizam a proteção de dados do cliente, mas continuam deixando-os expostos, revela o estudo global de tendências de criptografia de 2021 da Entrust

Realizado pelo Ponemon Institute, o 16º estudo anual destaca que metade das organizações finalmente alcançaram uma estratégia de criptografia consistente e outras tendências importantes em criptografia e cibersegurança.

14 de abril de 2021

Philip R. Zimmermann, one of the most important cryptografer, present a new webserie. Do not miss the 1st episode!

AET Security Topics | EP1: Post-Quantum Algorithms. Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta a nova webserie da AET Europe.

9 de abril de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

Kryptus fala sobre o Blockchain na estrutura de Carimbo do Tempo da ICP-Brasil

A ICP-Brasil abrigará o novo protocolo de carimbo do tempo com a adoção da tecnologia Blockchain e a Kryptus explica como.

31 de março de 2021

Organizações sem fins lucrativos e grandes empresas de tecnologia e saúde se uniram para desenvolver um ‘passaporte digital’ com registro de vacinação, que possa ser a aceito globalmente.

No mundo todo, em 2020, diversos setores tiveram o seu processo de transformação digital acelerado, com a substituição de documentos impressos por versões virtuais, o que intensificou o uso de Certificados Digitais, que possam ratificar a identidade das pessoas de forma segura.

Um exemplo disso é um aplicativo que está sendo desenvolvido na Europa, por empresas e governos, que pode ser chamado de “passaporte digital de vacinação”.

Conforme as campanhas de vacinação avançam em diversos países, ter acesso por meio eletrônico aos comprovantes de testes ou até mesmo registros médicos, se tornará fundamental para a retomada do transporte de passageiros entre os países.

Com o objetivo de tornar essa inovação possível, um grupo formado por empresas de saúde e tecnologia se comprometeu a desenvolver um sistema único de verificação digital para ajudar a identificar as pessoas que já foram vacinadas contra a COVID-19.

Denominado Vaccination Credential Initiative (VCI), o projeto propõe um certificado de vacinação digital único, inicialmente entre os países da União Europeia, que pode ser armazenado em dispositivos móveis. Dessa forma será mais fácil para as pessoas comprovarem a sua imunização por meio de um app ou código QR impresso em papel, quando necessário.

As autoridades sanitárias de cada país determinam quais vacinas serão obrigatórias para os viajantes que chegaram às suas fronteiras. A iniciativa também tem como objetivo impedir declarações falsas.

A organização sem fins lucrativos The Commons Project é responsável pelo Certificado Digital de resultado negativo de exames de Covid-19, já utilizado globalmente.

A International Air Transport Association (IATA), nesse momento, incentiva todos os setores da União Europeia a chegarem a um acordo sobre um certificado europeu de vacinação digital, que permitiria aos imunizados viajar livremente pela Europa sem o teste COVID-19.

A IATA está promovendo uma solução conhecida como IATA Travel Pass, enquanto outras organizações estão desenvolvendo suas próprias soluções.

A entidade fez uma parceria com a companhia aérea Emirates, com sede em Dubai. Os passageiros que viajarem com a Emirates serão os primeiros a testar o aplicativo IATA Travel Pass, assim que a empresa lançar um teste para a tecnologia em abril de 2021.

Eles poderão compartilhar os resultados dos testes de coronavírus diretamente com a companhia aérea, antes mesmo de chegarem ao aeroporto e ter seus dados preenchidos automaticamente no sistema de check-in.

O “Passaporte de Imunização” proposto pela IATA segue padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), baseados nos padrões de criptografia do World Wide Web Consortium (W3C), a principal organização de padronização da Internet.

Trata-se de um consórcio internacional formado por empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, com a finalidade de estabelecer padrões para a Web.

É reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).  Dessa forma, no futuro, não seria difícil a adoção dessa tecnologia no país, com toda a segurança e validade legal garantidos pelos Certificados Digitais nacionais.

A Serasa Experian Certificação Digital é uma das principais Autoridades Certificadoras credenciada pelo ICP-Brasil e presta uma ampla gama de serviços à empresas, oferecendo todo o suporte para ajudar tanto Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ) com a utilização da assinatura eletrônica.

Para obter mais informações, acesse o site da Serasa Experian Certificado Digital.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Veja o que diz a Serasa sobre as mudanças na declaração IRPJ 2021

Emirates testará o Passaporte de Imunização proposto pela IATA que segue padrões da ICAO e terá identidade digital embarcada

Em sua análise de 2020, Cleber Genero,Vice-presidente da Serasa Experian destaca a identidade digital. Ouça

Serasa apresenta o Certificado ICP-Brasil como estratégia de Governo para serviços digitais. Ouça

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.

Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Acesse o site da Serasa Experian Certificado Digital e acompanhe o conteúdo publicado pelo CRYPTO ID aqui!

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!