Documentos digitais: o papel está caindo no esquecimento
Vídeo que conta com a participação de Marcos Zanini, CEO da Dinamo Network, explica e contextualiza a questão da documentação digital no Brasil
Saiu ontem, 20 de novembro, no Portal Olhar Digital o vídeo “Documentos digitais: o papel está caindo no esquecimento”. A produção de seis minutos tem como objetivo explicar sobre como funciona a documentação digital e como o Brasil vem se adaptando a tal inovação.
É possível entender a lógica da documentação até chegarmos nos dias de hoje em que tentamos maximizar os usos dos dados. A documentação digital tem todo um processo por trás para que consiga funcionar de maneira afetiva. Isto vai desde passar os documentos de pessoas e empresas para o ambiente digital, até garantir a identificação e segurança dessas informações tão pessoais.
Mas um dos maiores desafios nesse processo é a questão da identificação digital. Duas formas muito conhecidas foram citadas, sendo a primeira a biometria. Algo que é comum e está presente em muitos smartphones atuais, mas que pode ter suas falhas, já algumas pessoas têm suas digitais muito tênues ou nem chegam a te-las. A segunda forma é a biometria facial, mas está vem sendo desenvolvida e ainda não pode ser dada como segura suficiente para identificação.
“Nós somos o primeiro país no mundo a fazer transferência online, de dinheiro entre contas do banco de modo eletrônico.” Afirma Marcos Zanini, CEO da empresa de Segurança da Informação Dinamo Networks, que está no mercado há mais de 15 anos. Dando assim, um exemplo do pioneirismo tanto comentado durante a produção. É afirmado que o Brasil é um dos países que mais vem investindo em cima da documentação digital, e que tudo seja feito de maneira segura.
Foram citadas também a questão da assinatura e certificado digital e como eles são importantes nesse processo. Além do uso de Blockchain para diminuir a burocracia e aumentar o número de pessoas e empresas adeptas. Tudo isso para que a burocracia de fato seja diminuída e o país caminhe para maiores inovações digitais.
O Crypto ID tem colunas completas explicando em detalhes todos esses tópicos – Blockchain, Certificado Digital e Assinatura Digital – com as novidades mais recentes, não deixe de acompanhar mais para se aprofundar.
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
Blockchain e a prevenção de riscos
Certificado digital A1 e A3: como funcionam? Qual a diferença entre eles? Por Marco Zanini – Ouça
Assista o vídeo completo abaixo!