Últimas notícias

Fique informado
Entenda sobre a documentação digital e o papel do Brasil nesse processo – Ouça

Entenda sobre a documentação digital e o papel do Brasil nesse processo – Ouça

21/11/2019

Documentos digitais: o papel está caindo no esquecimento

Vídeo que conta com a participação de Marcos Zanini, CEO da Dinamo Network, explica e contextualiza a questão da documentação digital no Brasil 

Saiu ontem, 20 de novembro, no Portal Olhar Digital o vídeo “Documentos digitais: o papel está caindo no esquecimento”. A produção de seis minutos tem como objetivo explicar sobre como funciona a documentação digital e como o Brasil vem se adaptando a tal inovação.

É possível entender a lógica da documentação até chegarmos nos dias de hoje em que tentamos maximizar os usos dos dados. A documentação digital tem todo um processo por trás para que consiga funcionar de maneira afetiva. Isto vai desde passar os documentos de pessoas e empresas para o ambiente digital, até garantir a identificação e segurança dessas informações tão pessoais.

Mas um dos maiores desafios nesse processo é a questão da identificação digital. Duas formas muito conhecidas foram citadas, sendo a primeira a biometria. Algo que é comum e está presente em muitos smartphones atuais, mas que pode ter suas falhas, já algumas pessoas têm suas digitais muito tênues ou nem chegam a te-las. A segunda forma é a biometria facial, mas está vem sendo desenvolvida e ainda não pode ser dada como segura suficiente para identificação.

Marcos Zanini, CEO da empresa de Segurança da Informação Dinamo Networks

“Nós somos o primeiro país no mundo a fazer transferência online, de dinheiro entre contas do banco de modo eletrônico.” Afirma Marcos Zanini, CEO da empresa de Segurança da Informação Dinamo Networks, que está no mercado há mais de 15 anos. Dando assim, um exemplo do pioneirismo tanto comentado durante a produção. É afirmado que o Brasil é um dos países que mais vem investindo em cima da documentação digital, e que tudo seja feito de maneira segura.

Foram citadas também a questão da assinatura e certificado digital e como eles são importantes nesse processo. Além do uso de Blockchain para diminuir a burocracia e aumentar o número de pessoas e empresas adeptas. Tudo isso para que a burocracia de fato seja diminuída e o pais caminhe para maiores inovações digitais.

O Crypto ID tem colunas completas explicando em detalhes todos esses tópicos – Blockchain, Certificado Digital e Assinatura Digital –  com as novidades mais recentes, não deixe de acompanhar mais para se aprofundar.

Blockchain e a prevenção de riscos

Certificado digital A1 e A3: como funcionam? Qual a diferença entre eles? Por Marco Zanini – Ouça

Justiça brasileira mais uma vez reconhece a diferença entre Assinatura Digitalizada e Assinatura Digital

Assista o vídeo completo abaixo!