Últimas notícias

Fique informado

Entrevista com Leonardo Gonçalves, da CertiSign, sobre a participação no CERTFORUM 2023

10 de outubro de 2023

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Em entrevista ao Crypto ID, Leonardo Gonçalves, da CertiSign, fala sobre a participação da empresa no CERTFORUM 2023 e do setor de certificação digital

Leonardo Gonçalves, Diretor de Relações Institucionais da Certisign

A CertiSign, empresa especialista em identificação e segurança digital, participou do CERTFORUM 2023, considerado um dos mais importantes encontros sobre certificação digital ICP-Brasil, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro de 2023.

Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da CertiSign, contou com exclusividade ao Crypto ID sobre a participação da empresa no CERTFORUM 2023, das impressões da 20ª edição do evento e do setor de certificação digital.

Crypto ID: Como você percebe a importância do CERTFORUM em contraponto com a tradição da Certisign em apoiar todas as 20 edições desse evento? 

Leonardo Gonçalves: Eu entendo que o CERTFORUM é um evento extremamente importante para fortalecer o ecossistema de certificação digital ICP-Brasil. O encontro traz discussões importantes sobre padrões de assinaturas, compartilhamento de números do setor, iniciativas para modernizar e simplificar os processos, entre outros temas de grande relevância para a expansão do uso da tecnologia. Há uma outra vertente relevante que é o ato de reunir toda a indústria, permitindo a troca de experiências e networking.  

Crypto ID: Quais foram suas expectativas para o evento deste ano em termos de networking, oportunidades de negócios e visibilidade da CertiSign? 

Leonardo Gonçalves: Minhas expectativas foram atendidas. Eu esperava encontrar um ambiente aberto para debates em torno de novas aplicações da certificação digital e para o relacionamento com outros players importantes e que movem o mercado e, também, um espaço descontraído e leve para a conexão com as nossas Autoridades de Registro, que são fundamentais para o sucesso do nosso negócio. Tudo isso aconteceu e foi muito bom e produtivo para nós. 

Crypto ID: Como a tradição da CertiSign em apoiar o evento CertForum ao longo das 19 edições anteriores contribuiu para o fortalecimento da tecnologia da Certificação Digital? 

Leonardo Gonçalves: O evento tem uma tradição de impulsionar o setor, mostrando os benefícios da tecnologia para a sociedade. Os atores principais deste importante evento são a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que atuam diariamente para mostrar o potencial da identificação digital a partir do uso da certificação. 

Crypto ID: Quais são as perspectivas e tendências atuais do mercado de certificação digital que você acredita ser importante para o fortalecimento da tecnologia? 

Leonardo Gonçalves: A grande tendência do mercado de certificação digital é a massificação da tecnologia, na medida que mais pessoas e empresas conhecerem seus benefícios. E, neste contexto, eventos como o Certforum e o trabalho das associações, como o da Associação Nacional da Certificação Digital (ANCD) são fundamentais. 

Em relação ao certificado em si, eu aposto na ampliação do uso da certificação digital na nuvem, por seus incontáveis benefícios, como mobilidade e gerenciamento do uso. 

Por fim, considero que todos nós do setor temos que atuar para aumentar a adesão à tecnologia mostrando a sua segurança superior em relação aos outros métodos de identificação digital.  

Crypto ID: Como a CertiSign se posicionou no evento uma vez que é uma das mais consolidadas referências no setor de certificação digital no Brasil? 

Leonardo Gonçalves: Nosso objetivo no evento foi justamente mostrar o nosso pioneirismo no mercado. Nós levamos os principais fatos que consolidaram a CertiSign como referência e a número 1 do setor e aproveitamos todos os dias para nos relacionar e compartilhar conhecimento. 

Crypto ID: Quais são suas considerações finais sobre o conteúdo, organização e público do evento? 

Leonardo Gonçalves: O evento foi ótimo e é extremamente importante para o setor. Nós já estamos aguardando a próxima edição.  

Entrevista com Marco Américo, CEO da CertiSign sobre nova política do Google para certificados TLS

Bruno Ribeiro gerente de inovação da CertiSign, em entrevista exclusiva, fala sobre o mercado de identidade digital

CertiSign anuncia Diego Martins como CRO  

Sobre a CertiSign

CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.