Certificação FIPS, internacionalização da Cia, PIX e segurança nas operações de criptomoedas, Low Code aplicado aos criptoativos e a importância da criptografia para o mundo em que vivemos. Esses são alguns dos assuntos tratados por Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks, durante a entrevista conduzida por Regina Tupinambá e Susana Taboas, sócias fundadoras do Crypto ID.
Zanini nos falou sobre como o cenário atual favorece a internacionalização da Dinamo Networks que é uma empresa altamente especializada em soluções de sigilo voltada para meios de pagamento.
Na ocasião Zanini falou sobre como a atualização da Certificação Federal Information Processing Standard (FIPS), concluída pela DINAMO Networks em 2022, intensificou as oportunidades de negócios em outros países.
Ainda sobre a certificação FIPS – Federal Information Processing Standard que é o Padrão Federal Americano de Processamento de Informações, ele explicou porque essa certificação é tão importante para que fornecedores possam atuar globalmente. Na ocasião, Zanini ressaltou o excelente trabalho técnico realizado pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em relação as certificações de padrões e lamentou que o instituto brasileiro não conte com a mesma e merecida reputação mundial consolidada pelo NIST – National Institute of Standards and Technology.
Da mesma forma como participou do projeto SPB – Sistema de Pagamento Brasileiro em abril de 2002, a Dinamo Networks também trabalhou fortemente no projeto PIX do Bacen desde o início e, por isso, Zanini é constantemente procurado pela imprensa como porta voz sobre o PIX quando o assunto é a segurança digital. Sobre esse tema, Zanini falou sobre a interoperabilidade do pagamento instantâneo à nível internacional e a disponibilização dos programas desenvolvidos pelo Bacen para outros países.
Mais uma vez, a Dinamo se antecipa a outros fabricantes e lança soluções exclusivas com o uso de HSM – Hardware Security Module, para atender o mercado nacional e latino-americano de criptoativos
Marco Zanini acredita que as empresas vão desbravar o universo de segurança digital e se voltarão – como nunca – para as soluções de verificação de identidade digital. “Essa será a década em que as empresas vão se concentrar na implementação de identidades digitais. E, segundo ele, o mercado ainda levará um tempo para entender e implementar credenciais fortes e protegidas.
Assista a entrevista!
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/